10 dicas infalíveis para tirar boas fotos para uma loja virtual
Growth Hacking – As técnicas de crescimento do Vale do Silício.

Vídeo marketing: aprenda a vender produtos por meio de imagens

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabia que 22% das pequenas empresas dos Estados Unidos pretendem investir em vídeo marketing nos próximos 12 meses e que 87% dos e-commerces já apostam nessa estratégia para atrair, converter e fidelizar clientes? E essas estatísticas só comprovam o já notório sucesso do vídeo como ferramenta poderosa de marketing! As maiores empresas do mundo investem cada vez mais em canais no YouTube e Vimeo para encantar e engajar clientes. E a melhor notícia é que esse não é um recurso limitado só a quem tem muito dinheiro em caixa! Os pequenos comerciantes on-line também podem mergulhar de cabeça no vídeo marketing para vender mais, viu? Quer ver como? Então fique de olho!

O que afinal é o vídeo marketing?

Até algum tempo atrás, a melhor amostra de vídeo marketing que as empresas conheciam eram os vídeos institucionais, aqueles que mostravam a história do negócio, visando criar elos emocionais com funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos prioritários. Mas como tudo nessa vida evolui, os vídeos passaram a ficar na mira dos consumidores com o sucesso estrondoso do YouTube, transformando-se em ferramentas extremamente eficazes de comunicação e interação com outras pessoas e empresas. Foi aí que o vídeo marketing adentrou de vez o mundo do marketing digital.

Hoje em dia, é possível criar vídeos para praticamente tudo e colocá-los na internet, desde tutoriais e entrevistas, passando por depoimentos, contação de histórias e demonstrações de produtos e serviços até a promoção e a transmissão de um evento, por exemplo. Como você pode ver, é um recurso praticamente ilimitado, que não por acaso gerará, até 2020, 82% de todo o tráfego na web, segundo estudo da Cisco.

Por que essa invasão no e-commerce?

Uma das propostas que não podem faltar em um e-commerce de sucesso é uma experiência única para visitantes, leads e clientes. Em seus respectivos estágios da jornada de compra, cada um deve perceber o valor de se relacionar com sua loja virtual. E o vídeo marketing pode contribuir (e muito) para isso. Que tal confirmar com números?

  • Vídeos no e-mail marketing aumentam a taxa de cliques entre 200% e 300%;
  • Um vídeo em uma landing page aumenta em até 80% o número de conversões;
  • Após assistirem a um vídeo, 64% dos consumidores on-line ficam mais propensos a adquirir um produto ou serviço;
  • 90% dos consumidores assumem que vídeos são decisivos no processo de compra.

Mas o que queremos ressaltar com esses dados? Primeiramente, que o vídeo marketing é uma excelente ferramenta para criar conexões emocionais com a audiência do seu e-commerce, uma vez que é capaz de reunir imagem, som e texto para causar um impacto maior na sua comunicação. Isso sem contar que também é excelente para motivar as pessoas a comprarem, por ir além da publicidade tradicional. Já mostrou que, em vez de mostrar o produto, o vídeo marketing pode registrar seu uso dentro de um contexto que faça sentido para o público? Muito mais impactante, não acha?

E as vantagens não param por aí! O vídeo marketing permanece na memória dos consumidores, porque desperta sinapses no cérebro que ligam aquele vídeo a outras experiências. Se essas experiências são positivas, a percepção sobre sua marca também será. Por fim, vale lembrar que os vídeos são os conteúdos mais compartilhados da internet, uma vez que as pessoas querem compartilhar suas percepções e emoções. Basta observar a quantidade de usuários postando vídeos nas redes sociais, com seus vídeos sendo compartilhados pelo mundo inteiro!

Como fazer seu primeiro vídeo marketing?

Com a tecnologia que atualmente temos disponível, fazer um vídeo marketing se torna cada dia mais fácil. De toda forma, se você por acaso se sentir inseguro ou achar que não tem talento para tanto, pode contratar profissionais especializados em fazer vídeos para e-commerce e ter uma produção fantástica para seus produtos e serviços. Só confira nosso passo a passo antes para desmistificar essa produção:

Invista no equipamento

Tudo bem que tem gente que faz fotos e vídeos incríveis apenas com o celular, mas as restrições dessas tecnologias são bastante aparentes para quem deseja produzir um vídeo profissional. Sendo assim, já comece a pesquisar preços e funcionalidades de filmadoras de qualidade para ter em mãos o equipamento certo para começar a gravar seus primeiros vídeos.

Cuide do cenário

Já falamos por aqui que os vídeos transmitem experiências dentro de um contexto, lembra? Pois o cenário também faz parte desse contexto, sendo vital para que os espectadores se sintam confortáveis e conectados com a mensagem passada. Para isso, prepare o local da gravação com a iluminação correta e, caso você queira uma paisagem exuberante e não a tenha por perto, faça a gravação sobre um chroma key (aquele tecido verde de fundo) para editar depois, incluindo o que for mais adequado.

Aposte na objetividade

Na hora de criar o roteiro do seu vídeo marketing, procure ser objetivo. O segredo está em evitar fazer vídeos longos para não correr o risco de o usuário sequer chegar ao fim, bem como para não dar abertura demais para erros. Prefira vídeos curtos e informativos, que realmente despertem o interesse de quem está assistindo. Atualmente é possível até incluir um CTA no final do vídeo para que o espectador clique e seja direcionado para outra página.

Selecione bons atores

Você pode contratar atores profissionais para o vídeo ou escolher valorizar seus melhores clientes, chamando-os para uma participação especial, pedindo que falem sobre sua experiência de compra ou o produto em si. Só o fato de ver pessoas reais falando a respeito de seus produtos e serviços já serve de diferencial para que outras pessoas também comprem de você.

Espalhe na rede

O vídeo marketing pode fazer parte de várias estratégias de marketing digital do seu e-commerce. No site, no e-mail marketing, na landing page, no blog ou nas redes sociais, faça com que as pessoas entrem em contato com sua produção. Quanto mais internautas tiverem contato com seus vídeos, maior será o sucesso das suas campanhas!

Monitore o sucesso

Todo seu esforço de produção será recompensado com maior tráfego no seu site, mais engajamento por parte dos clientes e, é claro, mais vendas. Mas para saber o tamanho do seu sucesso, só monitorando os indicadores de desempenho de suas estratégias de marketing digital envolvendo vídeos. Fique atento às informações da sua ferramenta de web analytics e não se esqueça das interações nas redes sociais, que dizem o quão engajada sua audiência está!

Curtiu saber mais a respeito do vídeo marketing? Dicas como essas você não pode perder, não é mesmo? Então que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo a partir de agora?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Vídeo marketing: aprenda a vender produtos por meio de imagens
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.