Black Friday 2016: como aumentar as conversões do seu e-commerce?
Boas práticas para o Checkout do seu E-commerce.

Saiba como usar o Pinterest para alavancar seu e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Nem tão famoso como o Facebook e um pouco mais velho que o Instagram, o Pinterest é uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários no mundo — mesmo não sendo nenhuma novidade na web. E não é por menos! Longe da onda de grandes nomes (como o agora famosíssimo Snapchat), esse projeto ganha pontos por apresentar funções diferentes, bem úteis para quem gosta de tirar, colecionar e procurar por fotos na internet.

Mas será que tem como usar o Pinterest no e-commerce? Claro que sim! E é para comprovar que resolvemos separar aqui algumas dicas de como fazer isso. Quer descobrir quais são elas? Então acompanhe já!

Entenda as diferenças

Uma rede social em que o usuário pode publicar suas fotos, repostar as publicações de terceiros e ainda curtir a dos amigos: em um primeiro momento, a definição do que é o Pinterest e do que é o Instagram parece ser idêntica. No entanto, é quando olhamos para tudo mais de perto que conseguimos ver as grandes diferenças.

E a primeira que podemos citar são os boards, quadros para os usuários colocarem seus grupos de fotos. Ao contrário do que acontece no Insta, onde só existe um único quadro de fotos para cada usuário (aquelas enviadas por ele mesmo para o perfil), no Pinterest é possível fazer vários quadros com temas diferentes.

Além disso, o perfil de quem acessa essa rede também é levemente diferente. No Pinterest, boa parte do público procura por imagens que ensinem a fazer alguma coisa, deem dicas e até mesmo mostrem detalhes a respeito de um produto. Isso sem falar dos números relacionados à quantidade de usuários e estilos.

Os números do Pinterest

De forma global, hoje o Pinterest conta com mais de 100 milhões de usuários ativos. Desses, pelo menos 1,3 milhão se encontra na América Latina, chegando a mais de 360 mil o número de brasileiros desse total. E um detalhe: a maioria do público do Pinterest é de mulheres. Achou esses números impressionantes? Pois saiba que foi tudo isso que fez com que o valor da rede batesse na casa dos 11 bilhões de dólares em 2015, segundo o New York Times.

Os tipos de uso

Trabalha com moda ou vende produtos de beleza no seu e-commerce? Então você tem muito a lucrar com o Pinterest já de cara. Isso porque, dos segmentos mais procurados na rede, o de moda mostrou maior engajamento, com nada menos que 6 milhões de postagens. Mas é claro que ele não está sozinho nessa! Fotos e receitas de comidas e bebidas, bem como boards relacionados à tecnologia são os mais populares na rede quando olhamos os números de uma forma mais ampla.

Crie muitos boards

Agora chega de dados sobre o Pinterest e vamos ao que realmente interessa: descobrir como usar essa rede para de fato alavancar os resultados da sua loja virtual. Começando por essa dica, que parece ser óbvia, mas não é tanto assim. Ainda que os boards sejam o carro-chefe do Pinterest, é preciso fazer mais que um ou 2 para gerar engajamento com a marca.

Então anote aí: crie vários quadros diferentes, sobre categorias e produtos diversos, aproveitando para usá-los como grupos de imagem daquilo que você vende on-line. E isso nem é difícil de fazer, viu? Basta acessar a página de desenvolvimento do Pinterest e dar uma olhada em como usar a API do sistemas deles em seu site.

Publique fotos de qualidade

Nós já demos por aqui 10 dicas infalíveis para tirar fotos para loja virtual, está lembrado? De toda forma, caso não se lembre, não custa nada dar uma olhada lá no post para aprender a fazer excelentes cliques de imagens dos seus produtos e serviços para subir para a internet. Isso vale principalmente para o Pinterest, uma vez que a qualidade das fotos por lá conta bastante na hora de compartilhar.

Mantenha a frequência

Publicar uma foto agora e outra só daqui a 20 dias? Sem essa! Quando o assunto é comunicação, seja ela on ou off-line, tudo em gira de alcance e frequência. E é impossível que um exista sem o outro. Por isso, publique com bastante frequência para aumentar o número de seguidores e, assim, aumentar também o alcance das suas postagens — consequentemente, da sua marca.

Aposte no cobranding

Vende TVs no seu e-commerce? Então que tal fazer uma parceria com uma empresa de móveis de madeira para que ele faça um board anunciando seus produtos e você, os dele? Vende roupas? Então faça a mesma coisa com alguns modelos! Trabalhar o cobranding no Pinterest é uma ótima maneira de aumentar seu público e ainda criar uma boa relação com parceiros comerciais.

Invista também no lifestyle

Já falamos sobre como vale a pena investir em branding e design para e-commerce. E uma maneira bem interessante de fazer isso é criando boards com dicas de lifestyle que envolvam seus produtos — sejam eles eletrônicos, roupas, alimentos saudáveis, equipamentos de academia, equipamentos para carros, produtos para cozinha ou móveis para sala e quarto. Dê dicas sobre como o possível cliente pode aproveitar seus produtos no dia a dia!

Capriche na curadoria

Com milhões de usuários ao redor do mundo, o que não falta no Pinterest é gente postando e repostando fotos e vídeos de alta qualidade. Por isso, seja bastante exigente na hora de publicar suas imagens, ainda que elas não sejam necessariamente suas. Capriche na curadoria, buscando apenas aquilo que for interessante e útil para sua audiência.

Para entender de uma vez por todas por que você não deve publicar qualquer coisa no seu perfil, lembre-se de que o que está em jogo aqui é sua imagem, a capacidade de a sua marca se tornar referência no mercado. Então pense 2 vezes antes de sair publicando tudo o que vê pela frente, ok?

Pronto! Agora você já sabe como usar o Pinterest no e-commerce para promover seus produtos, gerar engajamento com a audiência e até fazer uma média com os parceiros de negócio. Então separe suas melhores fotos e comece agora mesmo a criar seus boards de sucesso nessa rede tão querida por milhões de usuários!

E se curtiu as nossas dicas sobre o Pinterest, que tal compartilhar nosso post nas redes sociais? Vai que tem algum amigo seu que também está precisando ler sobre tudo isso.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba como usar o Pinterest para alavancar seu e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *