Como Ter Uma Renda Complementar Fazendo Vendas na Internet?
Vídeo marketing: aprenda a vender produtos por meio de imagens

10 dicas infalíveis para tirar boas fotos para uma loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

Você provavelmente já ouviu por aí que a primeira impressão é a que fica, certo? Pois esse ditado é especialmente válido quando o assunto é e-commerce! Sabendo disso, fica fácil entender como a qualidade das fotos para uma loja virtual é item fundamental, não é mesmo?

A verdade é que uma página com design mal projetado pode afetar bastante o interesse do usuário pela marca, acabando por guiá-lo diretamente para a concorrência. Por essas e outras, é simplesmente essencial pensar na arquitetura, nas cores e fotos para uma loja virtual.

Mas não se preocupe. Como sabemos que nem todo mundo é um mestre atrás das câmeras, criamos aqui uma listinha com 10 dicas infalíveis para que você tire as melhores fotos para seu e-commerce, além de explicarmos a influência de tudo isso na experiência do cliente. Curioso para saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!

Como tirar ótimas fotos para uma loja virtual?

1. Aproveite a luz natural sempre que possível

Tem um espaço bacana do lado de fora de casa? Então que tal tirar suas fotos por ali? É isso mesmo! Ainda que você tenha os melhores equipamentos de iluminação do mundo, a verdade é que nada substitui a luz natural. Aproveite principalmente a chamada golden hour, aquela hora do dia em que o sol acentua algumas sombras e a luz ganha um tom alaranjado sensacional. Então anote aí: o começo das manhãs e os fins de tarde são ideais!

Também é possível criar um pequeno estúdio fotográfico para proporcionar um aspecto mais profissional para as fotos da sua loja virtual. E o melhor é que nem é preciso investir muito para isso, sabia?

2. Use fundo infinito para dar destaque

Quer realmente dar ênfase para seu produto na foto? Então use um fundo infinito para fazer os cliques! Não sabe o que é isso? Explicamos: o fundo infinito é aquele fundo de cor única usado em estúdios fotográficos profissionais para destacar o principal personagem ou objeto da cena. Você pode até providenciar um por conta própria!

3. Evite subestimar o poder do tripé e do timer

Para não tremer sua imagem, nada melhor que usar um tripé para tirar as fotos. Mas a verdade é que, mesmo com essa ajuda, ainda pode acontecer de uma ou outra tremidinha passar ilesa na hora de apertar o botão da câmera. Por isso, a melhor pedida é não apenas usar o tripé como também apostar no timer da máquina para que não seja necessário nem mesmo encostar no aparelho na hora de capturar a cena.

4. Esqueça que o flash existe

Se você vai tirar a foto de um produto, mas acha que o ambiente está escuro demais, nada de usar o flash da câmera. Além de criar uma luz direta e dura no objeto, o flash ainda pode produzir sombras, passando uma impressão de amadorismo para seus clientes. Por isso, se ao produzir suas fotos você achar que falta um pouco de luz, abra uma janela, posicione algumas lâmpadas perto do objeto ou fotografe em algum lugar aberto. Só não caia na tentação de usar o flash, combinado?

5. Preste bastante atenção às sombras

Quando bem trabalhadas, as sombras podem ajudar bastante a destacar um objeto em cena. Mas, de toda forma, é preciso ter cuidado. Isso porque, dependendo do tipo de luz, é bem possível que a sombra esconda algum detalhe importante do produto. Sendo assim, sempre posicione a câmera de maneira a fazer com que a sombra não atrapalhe o que precisa ser mostrado na foto.

6. Entenda como usar a luz a seu favor

Já reparou como várias das dicas que demos até agora têm a ver com o bom uso da luz? Realmente, saber como controlar a iluminação para obter a melhor foto é de suma importância. Tirar uma foto contra a luz, quando não está lidando com um produto do seu e-commerce, pode sim gerar ótimas imagens — como aquelas de silhuetas no fim da tarde. No entanto, é preciso que as pessoas vejam os detalhes do produto antes de comprá-lo. Por isso é que usar o efeito contra a luz nesse caso não é uma boa ideia.

Como luzes e sombras também podem passar a ideia de profundidade, se você está vendendo algum item bem grande (como um carro), talvez seja interessante entender o que precisa ficar em primeiro plano e o que pode ficar em segundo, brincando com a profundidade da foto.

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas sobre foto e design:

 

7. Limpe o produto antes até de um clique de teste

Se você vai tirar uma foto do seu produto e ele está guardado há um tempinho, nada de tentar capturar a melhor imagem sem ao menos passar um pano! Lembre-se de que o cuidado que você transmite por meio das fotos é o mesmo cuidado que o cliente imaginará que seu e-commerce tem com o atendimento em geral. E isso pode reduzir até mesmo sua taxa de rejeição!

8. Tenha muito cuidado com a escala

Alguns produtos podem precisar de algum objeto ao lado para passar a real ideia do seu tamanho — como costuma acontecer, por exemplo, com móveis. Mas é preciso tomar alguns cuidados por aqui. Se você não posicionar os objetos da maneira certa em cena, pode acabar passando a impressão errada. Por isso, evite colocar qualquer outro item na frente do seu produto ou, ao contrário, posicioná-lo muito à frente de outros objetos na hora de fazer o clique.

9. Venda com o máximo de naturalidade

Seu e-commerce vende roupas? Então nada de tirar fotos com modelos fazendo pose! O segredo está em agir com naturalidade. A ideia da foto é mostrar os detalhes de um produto ou apresentar como ele ficaria no comprador. E como nenhum cliente sai fazendo pose por aí no dia a dia, nada melhor que apresentar modelos usando as peças com naturalidade, não concorda?

10. Contrate um profissional

De nada adianta ter a câmera fotográfica mais cara do mercado se você não você não tem um bom olhar fotográfico. Nesse caso, provavelmente nada do que foi dito aqui resolverá. Por isso, que tal contar com a ajuda de um profissional na hora de fotografar os produtos da sua loja virtual? Assim você terá a garantia da qualidade do trabalho, não colocando suas vendas em risco!

Como as fotos impactam a experiência do cliente?

Como você viu, as fotos têm um papel fundamental no sucesso de qualquer e-commerce. Afinal de contas, no universo digital, a principal dificuldade dos consumidores é justamente ter contato com o produto antes da compra. Pensando em atender às demandas dos clientes, o vendedor deve investir em formas de divulgar adequadamente suas mercadorias. E isso inclui, claro, as fotos!

Depois de termos explicado como valorizar as fotos tiradas para o e-commerce, vamos compreender melhor qual o impacto que causam na experiência do cliente? Fique de olho!

Profissionalismo do e-commerce

Ao pesquisar produtos pela internet, sem poder tocá-los ou experimentá-los, o consumidor conta apenas com a divulgação do vendedor. Nesse cenário, quando se depara com uma imagem de baixa qualidade ou mesmo a ausência de fotos, logo tira suas conclusões, associando essa limitação a um amadorismo do e-commerce. E o contrário também é verdadeiro: quanto mais as fotos são produzidas e têm qualidade, mais o consumidor atribui essa característica à loja virtual.

Entenda desde já: ser valorizado pelo consumidor é o primeiro passo para incentivá-lo a efetuar qualquer compra. Afinal, quem é que vai comprar produtos de vendedores em quem não confia? Ao apresentar fotos de qualidade, em diferentes ângulos e com as dicas infalíveis de qualidade que citamos, você mostra que o cliente não precisa procurar mais especificações do produto em outras lojas, agilizando e facilitando o processo de compra!

Visualização do produto

Já que, no mercado e-commerce, o cliente não pode ter uma experiência física com o produto que deseja antes de tomar sua decisão, o lojista deve se esforçar para melhorar a visualização de suas mercadorias. Assim, o cliente tem a sensação de que realmente conhece o produto que está adquirindo. Para proporcionar essa experiência ao consumidor, é importante que o comerciante valorize:

  • o detalhamento dos produtos;
  • uma maior diversificação dos ângulos;
  • a iluminação adequada;
  • a oferta de opções em diferentes cores.

Pode acreditar: só esses itens já permitem que o cliente interaja melhor com o produto, descobrindo detalhes sem qualquer tipo de prejuízo da experiência de compra por ter optado pela plataforma digital.

Alinhamento entre expectativa e realidade

Quando o consumidor não tem acesso a uma foto adequada do produto que pretende comprar, um grande risco que o vendedor assume é o de desarticular as expectativas da aquisição com a realidade. Isso pode gerar diversos transtornos, como uma má avaliação da marca, uma propaganda negativa do atendimento e, consequentemente, a impossibilidade de fidelizar o cliente.

Nesse sentido, é absolutamente crucial ser honesto quanto às características dos produtos ofertados. Só a verdade impede que tais situações indesejadas ocorram, além de fazer com que o cliente crie uma relação de confiança com a loja virtual.

Credibilidade para o vendedor

Construir credibilidade online é fundamental para todo vendedor que deseja consolidar sua atuação no e-commerce, fidelizando o público e atraindo novos consumidores. Trabalhar com imagens de qualidade, que valorizam o produto oferecido, melhora a percepção do cliente em relação à marca, alinha expectativas e, como consequência, melhora a reputação da loja virtual.

Em sites como o Mercado Livre, por exemplo, os vendedores são avaliados depois da conclusão das transações. Dá para entender, portanto, como é importante para as vendas futuras que o lojista seja considerado confiável e tenha avaliações positivas dos consumidores, não é?

Personalização da experiência

Um erro bastante recorrente na divulgação de produtos em e-commerce é o uso de fotos genéricas. O problema é que essa prática não permite que o consumidor conheça as características da mercadoria, além de ainda transmitir uma sensação de amadorismo. Saiba: nas fotos de uma loja virtual, cada produto deve ter fotos próprias, mesmo que seja semelhante a outros. Isso permite chamar a atenção do consumidor, personalizar a oferta e otimizar a experiência do usuário durante a jornada de compra.

Valorização dos benefícios

Um produto que se diferencia por uma característica específica (como a finura do smartphone) deve ter esse benefício destacado não só na descrição, mas também nas fotos. Você pode, por exemplo, mostrar diferentes ângulos para que o cliente perceba esse diferencial. Então explore e valorize as vantagens da mercadoria!

Como complementar a apresentação das fotos?

Como você acabou de ver, as fotos são mesmo indispensáveis para enriquecer a experiência do cliente e agregar valor à compra. Mas sabia que existem outras opções de abordagem para complementar a satisfação gerada pelas fotos? Entre as diversas técnicas que podem ser usadas, vamos destacar aqui 6. Veja!

1. Descrição dos produtos

Evite textos genéricos nas descrições dos produtos. O ideal é investir em textos originais, claros e objetivos, e ainda lançar mão de boas práticas de SEO para melhorar o posicionamento das páginas nos mecanismos de busca.

2. Características técnicas

As características técnicas são aquelas informações importantes que permitem que os clientes identifiquem o material usado, as dimensões do produto, as cores disponíveis e tantos outros dados possíveis. Lembre-se: a descrição deve completar e confirmar o que é apresentado nas fotos.

3. Publicação de infográficos

Esse recurso gráfico agrega valor à experiência do cliente ao trazer informações relevantes para a compra de uma forma diferente. Os infográficos podem ser usados para indicar a potência de um produto em comparação com uma versão anterior, apresentar opções de aplicações e o que mais você achar que pode ser do interesse do público.

4. Produção de vídeos

Os vídeos são opções complementares às fotos, permitindo que o consumidor tenha uma interação mais rica com o produto. Esse recurso pode ser usado para apresentar funcionalidades da mercadoria, mostrar um teste, indicar as diferentes opções de tamanho ou de cores e assim por diante. Mas atenção: o vídeo deve ser visualmente bem produzido e capaz de agregar informações úteis à compra.

5. Inclua links externos

Os links externos (principalmente de reviews) são indicados para trazer uma opinião mais especializada sobre o tema. Imaginando que você vende jogos online, sabe que existem diversos sites que testam e mostram as características dos games. Essa é uma ótima forma de fazer com que o usuário compreenda melhor sua escolha antes de finalizar a compra.

6. Disponibilize os manuais

Disponibilizar os manuais de montagem ou de uso dos produtos é uma boa pedida para o cliente conhecer melhor o que está prestes a adquirir. Essa ação só enriquece as informações transmitidas por meio das fotos!

É importante lembrar que toda estratégia adotada deve ter uma justificativa: seja para agregar valor à experiência, melhorar o processo de compra, agilizar a tomada de decisão ou evitar a evasão do carrinho, por exemplo.

Como você pôde ver por aqui, são várias as dicas que podem ajudá-lo a tirar as melhores fotos para uma loja virtual. Pronto para colocar tudo em prática e produzir as melhores imagens para seu e-commerce? Por fim, se quer receber outras dicas sobre como vender mais na internet, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

10 dicas infalíveis para tirar boas fotos para uma loja virtual
Avalie esse artigo!

One thought on “10 dicas infalíveis para tirar boas fotos para uma loja virtual



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.