Growth Hacking – As técnicas de crescimento do Vale do Silício.
Omnichannel: por que ter uma loja física e outra virtual?

Branding e design para e-commerce: vale a pena investir?

Publicado em: • Última Atualização:

Do que você precisa para se tornar tão conhecido quanto Apple, Microsoft e Google? Se a primeira resposta que veio à sua mente foi dinheiro, chegou a hora de rever seus conceitos. O dinheiro na verdade é consequência de um excelente trabalho de branding e design, elementos indispensáveis para que um e-commerce tenha sucesso. Mas o que esses termos significam por que são tão importantes para qualquer e-commerce? É o que você vai aprender agora mesmo. Então fique de olho!

Branding: a percepção do público que faz a marca

Branding nada mais é que um conjunto de percepções que o público desenvolve em relação à empresa. Tais percepções são resultado de vários elementos, que vão desde o logotipo do site, passando pelas cores escolhidas, pelo slogan e pela qualidade dos produtos e serviços, até chegar à eficiência do atendimento ao cliente, à sua mensagem principal para o público e a seus valores. Cada um desses pontos de contato transmite uma mensagem, que pode ser boa ou ruim.

O branding pode ser traduzido, portanto, como o que seu e-commerce representa nas mentes e nos corações dos consumidores. E tudo isso é especialmente complexo porque cada pessoa tem uma maneira diferente de enxergar as coisas. Mas à medida que sua marca se fortalece no mercado, seu público-alvo vai desenvolvendo uma ideia única a seu respeito. Quando você pensa na Apple, por exemplo, mesmo nunca tendo usado nenhum equipamento da marca, o que vem à sua cabeça? Tecnologia de ponta, qualidade e preços altos. Mas nem sempre foi assim.

Design: o visual da marca que desperta sensações

Já pensou como o simples formato de um site pode atrair ou repelir um internauta? Experimente navegar pelos sites dos seus concorrentes e analisar o design, as cores, a distribuição das informações, as imagens, os botões e menus. Alguns certamente são mais atrativos que outros. Isso acontece porque o design é um dos primeiros elementos a influenciar a permanência de um visitante em qualquer site. A harmonia visual desperta sensações no cérebro que podem ser agradáveis ou não. E essas sensações também fazem parte do branding, contribuindo para que os consumidores formem uma opinião a respeito do e-commerce.

Design e branding: a dupla que faz maravilhas

Tanto o design quanto o branding são trabalhados por meio de estratégias de marketing para atrair, converter e fidelizar clientes. São maneiras de dizer ao público quem sua empresa realmente é, no que acredita, como se comporta e quais são os diferenciais que a fazem única. É simples: branding e design formam a personalidade do seu negócio, o que é mostrado a quem você quer atingir.

Identificação

Os consumidores atuais já não se contentam em apenas comprar. Eles querem que as marcas que usam reflitam seus próprios valores, seu estilo de vida, seus desejos e suas ambições. Como exemplo podemos citar aqui o melhor slogan da Coca-Cola nos últimos anos, que foi: abra a felicidade. E quem é que não quer ser feliz? Com isso, o refrigerante passa a ser lembrado em todas as ocasiões em que as pessoas estão felizes e comemorando, reforçando assim o valor da marca para os consumidores.

Essa identificação é essencial para que seu e-commerce seja lembrado mesmo quando o consumidor não esteja comprando — seja em uma conversa com os amigos, em um pedido de indicação nas redes sociais ou no momento de responder a uma pesquisa de consumo, por exemplo. Quando a identificação acontece, as pessoas passam a não só se lembrar de você, mas a recomendar sua marca com frequência, o que impacta na visibilidade, na reputação e, claro, nas vendas.

Reconhecimento

Imagine um teste em que os logotipos de várias empresas são apresentados a você. Seria fácil reconhecer a que marca a maçã se refere? E aquela janelinha levemente ondulada ou aquele traço meio curvadinho para baixo? Pensou em Apple, Microsoft e Nike? Eis o poder do branding e do design para uma marca forte! Quando você trabalha o marketing de forma a eternizar sua marca nas mentes e nos corações dos consumidores, não há quem não reconheça seu e-commerce, seja onde for. E o melhor é que diferencia sua loja das demais, tornando-a única. E isso contribui para aumentar sua audiência e sua visibilidade.

Autoridade

Ao trabalhar o branding e o design no seu e-commerce, você ajuda a construir sua autoridade no mercado. Foi assim que o Google fez! De uma ideia de universitários, a empresa se transformou na gigante da internet, provedora de respostas a todas as dúvidas da população conectada. Pense em qualquer pergunta e lance no Google. Você encontrará sempre um conteúdo relacionado. E se perguntar algo bem difícil a um colega, é bem possível que responda com um vou procurar no Google. Sabe por quê? Porque o Google se tornou referência em buscas e respostas, construindo sua autoridade mediante uma comunicação forte e próxima com os usuários.

Lealdade

Quem se identifica com uma marca bem posicionada no mercado dificilmente deixa de comprar dela. Existem certos detalhes que mantêm esse relacionamento por um longo tempo. Credibilidade, confiança e certeza de satisfação são alguns. Um consumidor da Dell, por exemplo, não procurará outra empresa a não ser que tenha essa relação de confiança quebrada. Da mesma forma, um usuário da Microsoft não deixará de usar seus softwares a não ser que, em algum momento, deixem de atender às expectativas. Depende, portanto, de proporcionar as condições para que os consumidores cheguem e fiquem.

Vendas

Acredite: sempre que você constrói uma relação de confiança com os consumidores, além de eles não abandonarem seu e-commerce por qualquer motivo, também passam a comprar mais. Se sua marca é sinônimo de qualidade, de pontualidade e de excelência no atendimento, experimentar outros produtos e serviços se torna algo natural, aumentando a lucratividade do empreendimento.

A essa altura ainda está pensando se vale a pena investir em branding e design? Pois que respondam Google, Apple, Microsoft e Amazon! Todas essas empresas nasceram pequenas, por meio de iniciativas de 2 ou 3 pessoas, e se transformaram em negócios altamente conhecidos, respeitados e lucrativos. É claro, porém, que nada foi fácil. Vários foram os obstáculos superados, desde concorrentes e dificuldade de inserção no mercado a orçamento apertado. Mas os precursores dessas marcas tinham algo em comum: acreditavam que podia dar certo.

Acredite você também no poder do branding e do design para construir um e-commerce de renome, que seja lembrado e apreciado por todos os seus consumidores! E aproveite para conhecer um outro grande aliado do branding para o sucesso do seu e-commerce!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Branding e design para e-commerce: vale a pena investir?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.