Padronize seu código Ruby com Rubocop
Saiba como conquistar clientes no Facebook e alavancar suas vendas

Qual a importância de construir uma loja virtual personalizada?

Publicado em: • Última Atualização:

Ter uma loja virtual já não é tabu para ninguém. Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para encontrar diversas plataformas oferecendo funcionalidades que permitem vender on-line. Mas a verdade é que nem todas viabilizam a personalização do e-commerce. Assim, ao mesmo tempo em que crescem as opções de plataformas, cresce também a massificação de modelos pré-formatados, com pouca ou nenhuma capacidade de customização.

Tudo bem quem há quem não se importe com isso, mas, na prática, ter uma loja virtual personalizada pode mudar completamente sua relação com os consumidores e atrair ainda mais oportunidades de vendas. Quer saber por quê? Então continue com a leitura!

Criar uma personalidade

Quando você conhece uma pessoa, provavelmente uma das primeiras coisas que chamam sua atenção é a personalidade, traduzida em como a pessoa se veste, se comunica e interage, certo? Pois no ambiente corporativo acontece o mesmo! Um dos primeiros elementos que chamam a atenção do consumidor é a personalidade da sua loja virtual.

Cores, design, distribuição dos elementos na página, linguagem usada e produtos vendidos: tudo isso forma um conjunto de atributos que são avaliados de imediato e quase que inconscientemente pelo visitante. Se for agradável e estiver de acordo com os gostos e as preferências do consumidor, ele se identifica com seu e-commerce e tem vontade de dar seguimento a esse contato.

Destacar-se da concorrência

É justamente a personalidade que permite que uma pessoa se destaque em meio a muitas outras. E isso também acontece com os e-commerces. Em um universo de mais de 450 mil lojas virtuais (só no Brasil), você precisa definir alguns elementos de diferenciação que façam com que os consumidores reconheçam sua marca em qualquer lugar. E uma loja virtual personalizada é o melhor caminho para conquistar esse destaque.

Mais uma vez, o conjunto de elementos que compõem o design é fundamental nesse processo de diferenciação: logotipo, cores, disposição de menus, imagens, vídeos e conteúdos, ferramentas de buscas, SEO e tantos outros são recursos que devem ser pensados de forma única, procurando sempre passar a imagem desejada a respeito do seu negócio.

Gerar identificação com o cliente

Empatia: é essa palavra que deve pairar na sua cabeça ao pensar em investir em uma loja virtual personalizada. Quando o visitante chega até seu site, deve sentir uma identificação positiva em relação à marca, à sua proposta de valor e aos produtos por ali vendidos. Tal identificação passa pelo próprio ambiente virtual, pelo conforto ao navegar pelas páginas do seu site, pela facilidade de visualização das mercadorias, pela leitura das descrições e pelo uso intuitivo das funcionalidades oferecidas.

Quanto mais fluida for a exploração de todas essas possibilidades, maior será o encantamento desse consumidor, aumentando assim as chances de que ele venha a se tornar um cliente recorrente do seu negócio.

Facilitar a acessibilidade

Templates prontos de lojas virtuais sempre vêm acompanhados de limitações, como número máximo de caracteres para as descrições dos produtos ou quantidade máxima de fotos, por exemplo. E, na prática, tais restrições podem sim impactar negativamente na percepção de valor dos visitantes, afetando a jornada do consumidor. Já se você tem uma loja virtual personalizada, pode mudar os elementos conforme sua necessidade, transformando sua plataforma em um canal de informação rico e interessante para a audiência.

Se você consegue, por exemplo, ir além das descrições técnicas e inserir um campo de comentários de outros usuários em cada página de produto, aumenta a força da sua marca, atrai mais pessoas interessadas e ainda conta com a prova social de outros consumidores, o que pesa bastante na tomada de decisão de novos clientes.

Aproveitar os benefícios da mobilidade

Hoje em dia, é quase impossível pensar em um e-commerce que não esteja preparado para ser acessado por meio de dispositivos mobile. Isso porque o número de buscas por meio desses aparelhos já superou o desktop, com as compras mobile prometendo crescer vertiginosamente nos próximos anos.

Modelos prontos de lojas virtuais muitas vezes são antigos e não permitem uma correta adequação aos dispositivos móveis, o que pode comprometer seriamente suas vendas. Por outro lado, se você investe em uma loja virtual personalizada, não tem erro: seus consumidores ficarão felizes em poder contar com seus produtos a qualquer hora e de qualquer lugar.

Melhorar seu posicionamento

Quando você usa modelos prontos de lojas virtuais, fica até difícil para o consumidor distinguir sua marca. Assim, ele pode abrir 3, 4 ou 5 lojas iguais e acabar optando por aquela que ofereça um preço um pouco menor ou um frete um pouco mais em conta, sem considerar o relacionamento ou a qualidade dos produtos. Afinal de contas, todas parecem iguais!

Como você pode imaginar, isso não acontece com uma loja virtual personalizada! Nesse caso, ao acessar seu site, o cliente sabe de imediato onde está e com quem está dialogando. Sua marca se destaca em cada elemento, em cada cor e em cada imagem, construindo a identidade da sua empresa na cabeça do consumidor. Isso sem contar que a personalização da plataforma também ajuda na otimização para os mecanismos de busca e na formação da sua proposta de valor para o público que pretende atingir, melhorando suas oportunidades de vendas.

Por incrível que pareça, ainda são muitos os empreendedores que não querem investir em ter uma loja virtual que se destaque na internet. Pois esses fatalmente acabarão estagnados com suas vendas, uma vez que existem pessoas como você, que querem ir além do básico.

Vale ressaltar que, para personalizar sua loja virtual, é importante contar com profissionais especializados, capazes de entender sua proposta de valor e a essência do seu empreendimento, transformando-os em elementos gráficos e tecnológicos que proporcionem uma experiência única para seus clientes.

Concentre seus esforços em conhecer sua audiência e traduzir seus anseios e suas necessidades em facilidades no seu site. Buscas rápidas, histórico de compras, listas de desejos, opções de pagamento e últimas buscas realizadas, por exemplo, são funcionalidades que podem melhorar (e muito) o relacionamento entre e-commerce e clientes, elevando o nível de engajamento e impactando nas vendas no curto, médio e longo prazos.

Sabia que, além de ter uma loja virtual personalizada, existem ainda outros elementos que podem gerar resultados positivos para seu e-commerce? Então assine a nossa newsletter e descubra!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Qual a importância de construir uma loja virtual personalizada?
5 (100%) 1 voto

One thought on “Qual a importância de construir uma loja virtual personalizada?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.