Passo a passo: aprenda como montar um e-commerce do zero

Decidiu montar um e-commerce e agora está em busca de informações que o ajudem a fazer tudo certo, desde o princípio? Faz muito bem! Empreender é uma grande responsabilidade e, se você quer mesmo seguir adiante com essa ideia e fazer da sua loja virtual um verdadeiro sucesso, precisa pensar em todos os detalhes antes de se aventurar a vender.

E como gostamos de ver nossos leitores se dando bem em cada empreendimento, resolvemos mostrar o caminho das pedras. Quer saber o que você precisa providenciar e organizar para montar um e-commerce do zero? Então fique de olho!
kit

Nicho

Com uma rápida pesquisa na internet você já consegue ver que existe e-commerce vendendo de tudo, desde eletrodomésticos e eletrônicos a comida e serviços. Mas justamente porque a variedade de modelos de negócio é enorme é que você precisa se concentrar no que efetivamente vai vender.

Muitas vezes, optamos por imitar quem já está tendo sucesso, não é mesmo? Mas o ideal é pensar bem antes de assumir essa ideia para si. Pergunte a si mesmo: o que realmente gosta de fazer? Que tipo de atividade faria durante o dia todo e não ficaria cansado ou estressado? Essa atividade pode render dinheiro? Essas perguntas são essenciais para a escolha de um bom nicho de mercado, fazendo com que se sinta realizado.

Pesquisa

Em um segundo momento, você terá que realizar uma pesquisa de mercado para entender quem são seus potenciais clientes e o que eles esperam do seu e-commerce, assim como para saber quem são seus concorrentes e o que eles fazem para se manter no mercado.

Muitas vezes, novos empreendedores deixam de fazer a pesquisa de mercado e acabam entrando em segmentos saturados de concorrentes, tornando a inserção bem mais difícil. O intuito aqui é saber exatamente onde está pisando e com quem terá que competir por uma fatia do mercado.

Servidor

Partindo agora para a prática da montagem de um e-commerce, você precisa procurar saber onde hospedará sua loja virtual para que ela esteja sempre disponível para os consumidores.

Como existem vários provedores que oferecem esse tipo de serviço e é a escolha de um bom servidor que vai garantir que suas vendas nunca sejam prejudicadas por quedas, falhas ou qualquer tipo de problema de ordem tecnológica, vale ter cuidado redobrado aqui.

Plataforma

Servidor escolhido, é hora de pensar na plataforma, onde seu e-commerce será construído. A plataforma possui 2 grandes frentes: a loja virtual em si e a ferramenta de gestão por trás do e-commerce, que facilitará sua vida no momento de gerir as vendas e conhecer seu desempenho.

Com relação à loja virtual, certifique-se da possibilidade de customização de menus, botões, páginas, informações e tudo mais que você puder mudar para que o e-commerce seja o reflexo da sua marca. No que se refere à gestão do e-commerce, verifique quais são as funcionalidades que a plataforma oferece, como relatórios financeiros e controle de estoque.

Cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre e-commerce
Pagamento

Os pagamentos do e-commerce podem ser realizados de diversas formas. Você pode ter uma plataforma que já venha com uma ferramenta de pagamentos, pode integrar uma ferramenta de pagamentos de sua escolha ao e-commerce ou pode direcionar os clientes da sua loja para uma plataforma de pagamentos externa.

Contudo, a experiência do mercado diz que o melhor a fazer é evitar que o cliente saia do ambiente da sua loja virtual para realizar o pagamento, pois isso pode quebrar a confiança que depositou em você até ali. Outro problema é que você não tem como gerir os recursos de terceiros. Assim, se a solução de pagamentos estiver fora do ar, você não tem poder de ação.

Design

Solucionadas todas essas questões de backoffice, você deve começar a pensar na identidade do seu e-commerce. Que cores usar, logotipo, fonte, arquitetura da informação, distribuição de imagens nas páginas, onde estarão os menus, botões, links e assim por diante.

Como o design faz parte da comunicação com o consumidor e é o primeiro elemento que impacta o cérebro de quem chega até sua loja virtual, esse trabalho deve ser minucioso. É simples: quando o consumidor se depara com um ambiente agradável e informações ordenadas, tem mais vontade de ficar e navegar pelas páginas.

Conteúdo

O conteúdo que você insere ao montar um e-commerce também fala muito a respeito de quem você é e de que tipo de público quer atrair. Sendo assim, é imprescindível pensar muito bem na sua audiência antes de definir o conteúdo do seu site.

Use uma linguagem acessível, prime por fontes de fácil leitura e de tamanho adequado, selecione imagens de qualidade e disponibilize vídeos para facilitar a comunicação. Só tome cuidado com vídeos feitos com o celular, porque você quer demonstrar profissionalismo, certo? As descrições de produtos devem ser envolventes, evitando linguajar técnico.

Logística

Por mais que a logística costume ser esquecida por quem está prestes a montar um e-commerce, a verdade é que ela é de suma importância para a satisfação dos seus clientes. E, na prática, manter os prazos de entrega e oferecer valores de frete competitivos exige um bom planejamento prévio.

Pesquise as opções de envio tanto com os Correios quanto com transportadoras, procurando estabelecer parcerias de longo prazo. Esteja atento às embalagens dos produtos, para evitar danos no transporte e aproveite esse ponto de contato com o cliente para surpreendê-lo com embalagens recicladas ou reaproveitáveis.

Ofereça também a opção de logística reversa para que seus clientes se sintam valorizados. Afinal, compras pela internet muitas vezes acabam sendo frustradas pelo fato de que o consumidor tem uma expectativa e ela não é atendida pelo produto.

Empatia

Por fim, coloque-se sempre no lugar do cliente para saber como ele gostaria de ser atendido, tanto on quanto off-line. Use sua experiência como consumidor para se diferenciar dos grandes e-commerces e conquistar a admiração e o respeito da sua audiência.

Com esse pensamento, toda experiência frustrada que vivenciar como consumidor pode acabar servindo de lição para que você aprimore os processos do seu próprio e-commerce, pouco a pouco o direcionando rumo ao sucesso!

Quer agilizar o processo e montar um e-commerce logo? Então entre em contato conosco!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

Inscreva-se na nossa newsletter!

Receba notícias, dicas, ebooks e webinars diretamente em seu e-mail e torne-se um expert em e-commerce!

Obrigado por se inscrever!

A partir de agora você faz parte da nossa newsletter, vamos te enviar e-mails que irão te ajudar a se tornar um mestre do e-commerce.