Nova Lei de Proteção de Dados Pessoais é Sancionada
Sala de Conteúdo NA PRÁTICA: a ação da Tray que movimentou o Fórum E-commerce 2018

Você sabe como vender no Via Varejo? Aprenda com este passo a passo

Publicado em: • Última Atualização:

O Via Varejo é responsável por administrar grandes marketplaces como PontoFrio, Casas Bahia e Extra, posicionando-se como uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo. Mesmo diante de um cenário de crise econômica no país, a empresa conseguiu trabalhar com foco e disciplina para continuar a implementar seu planejamento estratégico.

Conseguir vender por meio dessa empresa tende a impulsionar o desempenho nos negócios online e, assim, conseguir um posicionamento melhor frente aos concorrentes. Continue a leitura deste post e saiba como vender no Via Varejo!

Como vender no Via Varejo

Colecionando conquistas e prêmios e por meio dos seus marketplaces famosos, o Via Varejo conseguiu destaque de reconhecimento:

  • a Casas Bahia ficou em 1º lugar e o PontoFrio em 3º na categoria de eletrodomésticos e móveis pelo Especial Marcas Mais Estadão;
  • a Casas Bahia foi a marca mais lembrada da área de Loja de Eletrodomésticos, pelo Top of Mind BH;
  • o Via Varejo ficou em 2º lugar pela Especial M&M 20 maiores anunciantes, além de outros prêmios.

Se você pretende alavancar o seu negócio, confira o passo a passo de vender no Via Varejo:

  • mande um e-mail para prospeccao.marketplace@cnova.com, colocando CNPJ, dados como nome e e-mail, e ainda o endereço do site, se tiver um;
  • espere a resposta do Via Varejo a respeito da aprovação;
  • depois disso, você já pode começar a sua loja e integrar seus produtos;
  • ajuste o preço e o valor do frete — o pedido do cliente é feito dentro do site da loja (PontoFrio, Casas Bahia ou Extra);
  • depois que o pedido é feito e pago pelo cliente, você recebe a notificação para dar baixa e providenciar os detalhes da venda;
  • depois de vender o produto, receba seu dinheiro à vista e em até 10 dias após o cliente receber o produto;
  • você terá como responsabilidade apenas a logística, a emissão de nota fiscal e o atendimento ao cliente.

O interessante é que mesmo que você se cadastre pelo PontoFrio Marketplace, por exemplo, os produtos integrados serão também vendidos em todas as plataformas administradas pelo Via Varejo, como o Extra e Casas Bahia — assim você atinge os clientes de todos esses e-commerces. O Via Varejo não cobra custo de setup, apenas uma comissão em cima do valor do produto vendido.

Além disso, por trabalhar de forma integrada com a Tray, o usuário pode gerenciar as vendas de forma mais eficiente. De um só lugar, ele controla os produtos da loja e dos marketplaces ao mesmo tempo. Esse monitoramento permite a sincronização dos preços, auxilia a elaborar descrições personalizadas de cada mercadoria e evita falhas, como as de quebra de estoque.

O reconhecimento dos marketplaces em questão

Casas Bahia, PontoFrio e Extra, todas são bem reconhecidas no mercado, como destacamos a seguir.

Casas Bahia

Essa rede tem mais de 60 anos de atuação. Sua primeira loja foi aberta em 1957, em São Caetano do Sul, pelo polonês Samuel Klein. Avaliada em 1,2 bilhão de reais, tem o reconhecimento de ser a empresa de varejo mais valiosa no Brasil.

PontoFrio

A rede física existe desde 1946. Foi fundada no Rio de Janeiro pelo romeno Alfredo João Monteverde. Hoje está entre os principais e-commerces e faz parte de uma das maiores redes varejistas do país.

Extra

Aberta em 1989, em Campo Grande, hoje é uma das bandeiras do Grupo Pão de Açúcar, que teve um aumento no faturamento do ano de 2017 em 8,2%, para R$ 44,6 bilhões.

Ao vender por essas marketplaces, você tem a possibilidade de ter suas mercadorias disponibilizadas e acessadas por milhares de consumidores, pois você aproveita suas conquistas no mercado, a boa reputação, o tráfego qualificado bem alto, o rápido ranqueamento, todas as boas avaliações mensais e tem mais visibilidade.

Dicas para ter bons anúncios

Não é qualquer tipo de anúncio que alavancará suas vendas, principalmente porque você precisa se diferenciar. Então:

Capriche nas fotos

A foto é o primeiro momento em que o cliente entra em contato com o seu produto. Caso ela não seja boa e não tenha qualidade, poderá fazer você perder algumas vendas.

Alguns pontos básicos são:

  • tenha muitas fotos, de vários ângulos diferentes;
  • tire fotos de alta resolução, pois isso ajuda a não distorcer a imagem na hora do zoom;
  • pense na luz e no fundo da foto. A imagem precisa mostrar as cores reais, para que não haja insatisfação do cliente ao produto chegar na casa dele.

Faça uma boa descrição

Uma das pouquíssimas desvantagens de comprar online é que, algumas vezes, o cliente se sente inseguro. Quando ele está fisicamente presente, ele pode analisar bem o produto, seus detalhes e suas características.

Se você conseguir descrever a mercadoria da forma mais completa possível, você aumenta a confiança das pessoas para que elas comprem dessa forma.

Ofereça benefícios

Muitas vezes, o que pode fazer com que o consumidor decida pelo seu produto e não pelo do concorrente é alguma vantagem que você oferece, ainda que pequena.

Sendo assim, trabalhar com promoções, descontos progressivos ao adicionar outro produto, frete grátis ou entrega expressa podem ser o gatilho que faltava para aumentar a determinação dele.

Seja prestativo sempre

A venda se dá pelo relacionamento que você constrói com o consumidor assim que ele entra em contato com o seu produto. Seja atencioso em caso de dúvidas, atenda-o com rapidez e boa vontade e ainda dê atenção no pós-venda.

Incentive a avaliação pelo cliente

A maioria dos consumidores prefere adquirir uma mercadoria que tenha boa avaliação nos marketplaces do que comprar uma que não tenha avaliação. As boas qualificações também deixam o produto nos primeiros lugares do ranking, dando um destaque ainda maior a eles.

Assim, além das dicas dadas acima, incentive seus compradores a avaliarem as mercadorias que eles adquiriram.

As vendas online têm aumentado e feito sucesso a cada dia. Todavia, ao mesmo tempo a concorrência tem aumentado entre os varejistas. Dar atenção a detalhes e saber os locais certos para anunciar seus produtos pode ser o diferencial para o êxito.

O Via Varejo, pelo seu grande reconhecimento e autoridade, tem histórico de auxiliar lojistas a aumentarem suas vendas, sem que seja preciso um investimento muito grande, como se teria em uma loja física. Só a Casas Bahia, por exemplo, tem mais de 20 milhões de visitantes por mês. Estar onde os seus consumidores estão é uma das táticas para fazer seu negócio dar certo!

Se você gostou dessas dicas de como vender no Via Varejo, conheça logo nossa integração com a Tray e faça parte da nossa história de vitórias!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Você sabe como vender no Via Varejo? Aprenda com este passo a passo
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *