Vitrine online: O que é e como criar uma para atrair seus clientes e vender mais

Vitrine online ou virtual, é uma página que possui um grande apelo visual. Ela foi pensada para exibir os produtos de uma empresa de maneira personalizada. Assim como acontece nas lojas físicas, essas vitrines online têm o intuito de chamar a atenção do consumidor e vender mais.

Poucas estratégias digitais são tão eficazes na tarefa de mostrar ao cliente a qualidade dos produtos quanto a vitrine online.

Essa ferramenta pode ser o que falta para seu e-commerce criar uma presença digital forte e otimizar sua taxa de conversão.

Se você ainda não sabe como criar uma vitrine online, acompanhe nosso guia completo.

Vamos explicar tudo sobre a importância dessa ferramenta e como criar uma vitrine online do zero. Confira!

O que é vitrine online?

Vitrine online ou virtual é uma página na internet com grande apelo visual feita para exibir os produtos de uma empresa.

Assim como acontece no comércio físico, em que as vitrines possuem uma produção visual personalizada de acordo com a identidade da marca, não é diferente com as vitrines virtuais.

Elas devem ser bem produzidas e acessíveis ao público.

Sem manequins, placas ou todos os itens decorativos de uma loja física, é preciso usar muita criatividade para produzir imagens e elementos que ofereçam aos visitantes uma boa experiência visual em uma página na internet.

É comum que as empresas criem vitrines online dentro das suas próprias plataformas de e-commerce.

Essa é, sem dúvidas, uma boa estratégia para atrair mais destaque para os produtos da loja virtual.

Mas saiba que é possível criar uma vitrine online em qualquer lugar que você quiser, inclusive nas redes sociais.

Como a vitrine online pode aumentar as vendas?

Sabe aquele encantamento que você sente ao passar por uma vitrine e encontrar um produto que deseja compra? É o que os visitantes devem sentir ao visitar sua vitrine virtual.

E pelo ser fato de ser virtual, já existem vantagens que contribuem para as vendas. Descubra quais são a seguir.

Ajuda a aumentar a taxa de conversão

O seu cliente só vai sentir confiança para fechar uma venda quando entender exatamente a qualidade do que você tem a oferecer. E aí que a vitrine online pode fazer toda a diferença.

De nada adianta estar presente nos canais certos se a sua loja não tem o que apresentar ao público.

Os usuários podem visualizar seus anúncios ou ouvir falar da sua marca, mas nada vai causar um impacto tão grande quanto o apelo visual de uma vitrine.

Com essa página, a atração dos clientes se torna muito mais eficiente, fazendo com que eles avancem de forma mais ágil no funil de vendas.

Em vez de apenas ler sobre as vantagens do seu produto, o consumidor em potencial pode ver com seus próprios olhos a qualidade do que a sua empresa oferece.

O melhor de tudo é que uma vitrine virtual é uma tecnologia acessível. Dessa forma, você tem em mãos uma poderosa ferramenta conversão em vendas.

Melhora a experiência do cliente

A experiência de compra precisa ser uma prioridade em todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente. Isso vale desde o atendimento até a vitrine virtual.

Tudo deve ser planejado para garantir a satisfação dos clientes.

Imagine tudo que um cliente precisa saber para fechar negócio com sua loja.

Mais do que uma simples descrição, na vitrine virtual você pode utilizar vários elementos imagéticos e textuais para dar mais um passo no fechamento de uma venda.

Ambiente personalizado

Outra característica da vitrine virtual que contribui para as vendas é a possibilidade de criar algo totalmente personalizado de acordo com a identidade da empresa.

Seguindo o estilo e os objetivos da sua marca, é possível oferecer uma experiência muito mais rica do que você poderia oferecer em uma vitrine física, por exemplo.

Por exemplo, com base em uma análise sobre o comportamento do seu público, você pode ressaltar as características dos produtos que normalmente são mais valorizadas ou são um foco de preocupação maior para o cliente.

Dessa maneira, o consumidor pode ser impactado de um modo mais segmentado, o que não seria possível em uma vitrine física, dada a quantidade de elementos de distração que podem tirar o foco do cliente.

Dos detalhes das fotos até as informações que você coloca na descrição, toda a comunicação da sua marca pode ser direcionada para o que realmente interessa em termos de resultados com o uso de uma vitrine virtual.

loja virtual com sacolinha das redes sociais

Vitrine Online para data sazonais

As datas sazonais, são oportunidades para novas vendas.

Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais e Black Friday são algumas delas. Aliás essa última já virou tradição no Brasil também.

Todo mês de novembro os consumidores esperam ofertas da data e isso precisa refletir na vitrine da sua loja virtual.

As principais dicas para otimizar vitrines em datas especiais como a Black Friday são:

Deixe a vitrine em evidência, para facilitar a visão do consumidor

Em momentos como estes, é ideal que o consumidor encontre o que procura com facilidade.

Portanto, pense em uma forma estratégica de exibir essas ofertas na vitrine pensando em vendas.

Altere o título das vitrines para uma linguagem especial

A facilidade de personalizar um ambiente online é isso. Conseguir alterar títulos, banners e tudo mais de uma página de venda.

Um grande exemplo de título para usar em uma data especial, seria:

Se sua loja virtual costuma usar algo como vitrine de lançamentos, altere a chamada para lançamentos Black Friday + ano da promoção, por exemplo.

Escolha onde colocar sua vitrine

Na loja virtual, o lojista tem a opção de escolher em qual posição as vitrines serão inseridas.

Para facilitar nessa escolha, algumas das páginas normalmente disponíveis são: home, página de produto, busca sem resultado, carrinho de compras e página de pagamento.

O mais indicado para chamar a atenção do consumidor é posicionar suas vitrines nas páginas mais acessadas. A principal delas é na home, por exemplo.

Use o sistema de recomendação

Por falar em vitrines, uma boa dica também é utilizar o sistema de recomendação.

Sabe quando você está em um site vendo algum produto do seu interesse e logo abaixo tem mensagens como: “produtos similares”, “recomendado para você”, “itens mais procurados ou vendidos”?

Bom é neste momento que é ativado o sistema de recomendação.

Essa é uma tecnologia muito importante, pois todas as vitrines são ativadas automaticamente no sistema.

Porém, se o lojista desejar, poderá desativar essa opção ou separar essas vitrines a qualquer momento.

Como usar as redes sociais como vitrine online?

As redes sociais permitem que você obtenha vantagens incríveis no relacionamento com clientes.

Eles podem curtir, comentar e compartilhar o seu trabalho, além de tirar dúvidas e acompanhar suas novidades de perto.

Portanto, incentivar o engajamento dos seguidores é sempre uma prioridade nas redes. Só por isso esses sites se tornam plataformas interessantes para criar uma vitrine virtual.

Mas ainda é possível contar com funcionalidades avançadas e específicas para negócios, como acontece no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Dessa forma, fica mais fácil engajar os usuários e direcioná-los no seu processo de vendas.

Para alcançar o público certo, é preciso estar onde ele está. Então, escolha a rede social certa e que mais favorece os objetivos da sua marca.

Se a ideia for gerar um grande impacto visual por meio de uma vitrine online, a plataforma mais recomendada é o Instagram.

Quer saber por quê? Explicamos os motivos no tópico a seguir. Acompanhe!

Instagram: a melhor vitrine virtual para a sua loja

Por que o Instagram? Qual é a grande vantagem dessa rede social sobre as outras?

Bom, o Instagram é considerado a melhor plataforma para investir em social selling, ou seja, criar engajamento e se conectar com seus seguidores nas redes sociais, principalmente por meio de funcionalidades como os Stories e as hashtags.

Além disso, é uma rede simples, visual e que está atraindo as gerações mais jovens mais do que outras redes. Comparada às demais, o Instagram é uma rede que enfatiza as fotos e vídeos, o que é perfeito para a criação de uma vitrine virtual.

No Facebook, por exemplo, há postagens, comentários e artigos, um conjunto de informações que pode permitir que os seguidores pulem uma foto simples.

Porém, no Instagram, o evento principal é a sua foto!

É preciso que a foto seja de alta qualidade para fazer os seguidores se sentirem atraídos. Como as pessoas podem rolar o feed, elas geralmente passam por conteúdos que não as intrigam.

Portanto, suas fotos precisam pará-las por tempo suficiente para que elas interajam com sua postagem.

Confira também: dicas para boas fotos de produtos apenas com o celular!

É a oportunidade de criar uma vitrine online contínua, em que você poderá lançar novidades com frequência e o visitante poderá se inserir em um tipo de experiência imersiva dentro do seu perfil, o que não é encontrado na maioria das outras redes.

O Instagram também é uma plataforma interessante para usar influenciadores digitais na sua estratégia de marketing digital e atrair ainda mais usuários para sua vitrine online.

Confira também: Close Friends no Instagram: veja como usar o recurso para vender mais

Como criar sua vitrine online no Instagram

É relativamente simples criar uma vitrine online no Instagram. Há basicamente três coisas que você precisa fazer para colocar isso em prática. Veja a seguir.

Tenha um perfil comercial

O primeiro passo é criar um perfil no Instagram para ter acesso a funcionalidades avançadas da rede e gerenciar sua vitrine de forma profissional.

O perfil comercial tem um layout bastante similar à versão pessoal. Por meio dele, você tem acesso a métricas de engajamento e campanhas pagas, o que pode ajudar a alcançar o público-alvo com maior assertividade.

Além disso, ter um perfil comercial é um requisito para ativar a função Compras do Instagram, o que dá direito a criar um social commerce e realizar vendas diretas na rede social.

Para criar um perfil comercial, siga o passo a passo abaixo:

  1. Cadastre-se informando usuário, e-mail, telefone e senha no aplicativo baixado;
Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

2. Depois de fazer o login, acesse Configurações;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

3. Clique em Conta e Selecione a opção Mudar para conta profissional;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

4. Agora, escolha uma categoria para o negócio;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

5. Escolha Empresa e vá em Avançar;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

6. Preencha as informações de contato solicitadas;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

7. Vincule o perfil à página da loja no Facebook;

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

8. Por fim, clique em entrar no facebook e entre em sua conta para vincular.

Prontinho, sua conta comercial está criada!

Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é o que permite gerenciar uma conta da rede como um canal de vendas.

Para fazer isso, é preciso ter um perfil comercial e se certificar de que sua conta está seguindo as normas de uso e políticas comerciais da rede.

Se o seu perfil atende aos requisitos, siga o passo a passo para criar uma vitrine online no Instagram.

  1. Acesse o Gerenciador de Catálogos e crie um catálogo para e-commerce.
  2. Nele, você pode colocar as informações de forma manual ou carregar dados de uma plataforma parceira do Facebook usando um pixel.
  3. Em Fontes de Dados, selecione a opção Configurar e adicione os seus produtos no catálogo manualmente ou pelo pixel.
Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

4. Feito isso, acesse Canais e vá em Compras no Instagram (essa opção só ficará disponível para contas aprovadas pelo Instagram);

5. Após essa aprovação, vincule seu perfil do Instagram e logo após acesse seu Instagram e entre em configurações;

6. Volte na opção Empresa e busque o item Configurar Compras no Instagram.

7. Ative a funcionalidade Compras no Instagram e aguarde (pode demorar alguns dias para a ativação).

8. Volte para a opção Empresa e selecione Compras.

9. Feito isso, escolha o catálogo de produtos para montar sua vitrine no Instagram.

Depois de seguir os passos, seu perfil terá uma nova aba dedicada à exibição dos produtos que é muito semelhante a uma loja virtual, observe o exemplo da loja da Jade Picon abaixo:

Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual Vitrine online: Como configurar o Instagram como sua vitrine virtual

A partir disso, você poderá marcar produtos do catálogo com etiquetas nas suas publicações do feed e nos Stories.

Use fotos de qualidade na sua vitrine online

Não é porque agora você tem uma vitrine online no Instagram que pode usar qualquer imagem para atrair os usuários da rede. Fotos de alta resolução e bem produzidas são fundamentais para engajar os seguidores da sua marca.

Se possível, conte com a ajuda de um fotógrafo profissional para tirar e editar as imagens que você utilizará na vitrine online.

Caso isso não seja possível, reúna você mesmo os recursos necessários para produzir boas fontes.

Basicamente, você vai precisa de um celular com uma câmera incrível, uma boa iluminação e um editor de fotos, como Lightroom ou Canva.

Confira 7 estratégias para usar o Canva de forma profissional!

3 dicas para criar uma vitrine online incrível

Podemos listar três ações que não podem ficar de fora de uma gestão de sucesso da vitrine online. Confira!

1. Identifique o que o seu público mais gosta

Se você criou um perfil comercial no Instagram para fazer sua vitrine online, aproveite os dados obtidos com as métricas da rede social para otimizar sua gestão.

Por meio dos relatórios produzidos em tempo real, você consegue saber rapidamente quais foram os posts que fizeram mais sucesso com o público do Instagram.

2. Aposte nos formatos que fizeram sucesso

Ao acompanhar de perto o retorno do público, você tem a chance de usar novamente os formatos que fizeram sucesso.

Porém, é sempre bom entregar algo diferente e interessante para audiência. Para ter novas ideias, você pode ver o que a concorrência está produzindo, consumindo conteúdos de outros segmentos e materiais para públicos estrangeiros.

3. Use imagens geradas por clientes

Os clientes amam interagir com as empresas nas redes, principalmente quando estão satisfeitos com os produtos ou serviços.

Então, aproveite para usar os posts de clientes satisfeitos marcando sua empresa.

Esse conteúdo pode ser de grande valor, ao mostrar para o público maior a qualidade do que você tem a oferecer.

Usar imagens produzidas pelos próprios clientes pode dar mais credibilidade para sua marca e gerar mais confiança para novos consumidores.

Como começar sua vitrine online?

Ok, mas por onde começar? Se você ficou com essa dúvida, veja quais são os pontos que funcionarão como base da sua estratégia de vitrine online.

Tenha definida a identidade visual

Sua marca tem uma identidade visual definida? Esse é o primeiríssimo passo para que a comunicação com seu público funcione de forma padronizada.

Garanta que a estética da sua marca esteja presente em todos os aspectos visuais e converse com o tipo de linguagem que você usa na comunicação textual.

Crie seu perfil comercial no Instagram

Para além da oportunidade de criar uma vitrine online da rede, o perfil comercial do Instagram dá a chance de acessar dados interessantes sobre sua performance como vendedor. Portanto, siga nosso tutorial para criar o perfil comercial.

Não se esqueça de atualizar a vitrine com regularidade

O sucesso com a vitrine virtual depende muito da sua regularidade.

É preciso ter consistência, padronização e frequência para atualizar a exibição dos itens e obter um retorno positivo. Isso não significa, é claro, exagerar no número de posts ou no intervalo entre eles.

Chegamos ao final do post! Esperamos que você tenha compreendido a importância de uma vitrine virtual e como usar essa ferramenta para apresentar a um enorme público o que seu negócio tem de melhor para oferecer.

Gostou do conteúdo?

Siga a Escola de E-commerce nas redes sociais para acompanhar mais dicas e novidades sobre gestão de e-commerce. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário