Minas Gerais adere à NFC-e por meio de Resolução
Mudanças em regras de grupos de WhatsApp podem impactar pequenos empreendedores

Vídeos para e-commerce: como uma estratégia de vídeos pode aumentar as vendas de uma loja virtual?

Publicado em: • Última Atualização:

O vídeo já tomou conta das redes sociais e do cotidiano das pessoas. Hoje, no ranking das redes sociais mais usadas no mundo encontramos o YouTube entre as três primeiras colocadas, uma plataforma inteiramente de vídeos.

Grande parte das empresas dizem que os vídeos aumentam a taxa de conversão quando usados. Isso se dá pelo vídeo ser mais interativo, envolvente e memorável, o que torna mais interessante a experiência do usuário na internet.

De acordo com um relatório da HubSpot Research, mais de 50% dos usuários querem ver mais vídeos do que qualquer outro tipo de conteúdo. Uma previsão alerta que em menos de 5 anos o Facebook será todo em vídeo.

Diante do comportamento do consumidor, em relação a como ele interage com as redes, é notável que os vídeos possuem maior poder de persuasão, além de ser a maneira mais eficaz para prender a atenção do usuário.

O grande desafio de quem precisa das pessoas conectadas é fazer com que elas prestem atenção e deem um pouco do seu tempo – o que é tão raro – para as suas estratégias e de maneira bem convincente o vídeo possui esse poder.

A estratégia de utilização de vídeos não é algo novo, o que mudou é como ele se tornou importante em todos os canais e mídias sociais tendo impacto direto nas conversões, deixando de ser algo apenas ilustrativo, ou com traços humorísticos na rede.

Como usar vídeos para e-commerce?

A utilidade do vídeo pode ser aplicada em toda a jornada de compra do cliente dentro de um e-commerce.

Desde os primeiros contatos, até o fechamento da compra é possível aplicar uma estratégia de vídeos. No marketing digital, nas redes sociais, nas páginas de destino, de agradecimentos, no e-mail marketing como conteúdo, no assunto e onde mais se encaixar dentro das suas etapas de vendas.

O vídeo é uma ferramenta versátil e pode aumentar o engajamento dos usuários com a sua loja. Existem muitas maneiras de envolver seu cliente, basta aplicar a estratégia onde você tem a necessidade de transmitir informação com clareza e alcançar o maior público com o conteúdo proposto, não é necessário também sair enfiando vídeos em todas as páginas.

Como usar os vídeos na minha loja virtual?

Dentro da sua loja virtual os vídeos podem ser utilizados de várias formas, mas a principal são os vídeos de produtos. Eles têm um poder incrível de aumentar o número das conversões.

Você pode nesse momento estar pensando no valor do investimento para aplicar isso na sua loja, mas não se preocupe, uma das vantagens é poder usar esse formato com um baixo custo. Claro que pode, dependendo do tamanho da loja, ser uma estratégia que gaste parte do seu orçamento, mas tudo depende do que você tem.  

Em alguns casos, os vídeos que mais chamam a atenção são os menos profissionais, editados e artificiais. Assim, os mais autênticos, “espontâneos” e naturais, tem maior aceitação. Conteúdos que são produzidos de forma autêntica levam vantagem em relação aos critérios do público, mas sem que deixem de ter qualidade. O baixo custo é por conta de que um vídeo pode ser produzido de um celular e ter bom atributos tanto como os feitos em câmeras.

Os vídeos de produtos são aqueles que usam o produto da loja como foco principal do vídeo. Ele pode ter diferentes finalidades:

1. Demonstração

Pode ser feito para mostrar como funciona seu produto ou serviço, como por exemplo a demonstração de um software, um tutorial explicando como utiliza o produto, desempacotando-o e assim por diante.

Pessoas que compram online possuem muita dúvida de como os produtos funcionam e às vezes deixam de comprar por isso. Uma demonstração pode ser o que faltava para o cliente adquirir o produto.

Em muitos casos, os usuários procuram esses vídeos de terceiros em outras plataformas. Ter esse recurso dentro da sua loja é um ponto a mais na decisão do cliente. Esse vídeo pode acompanhar cada produto.

2. Explicativo

Aqui o vídeo tem uma pegada um pouco menos intrusiva na forma de vender o seu produto. O vídeo explicativo serve para o cliente entender porque precisa do seu produto.

No vídeo é possível abordar o problema do cliente em sua própria jornada e apresentar a solução (produto). Assim é mais fácil levá-lo a se identificar e comprar. Algumas técnicas de vídeo marketing podem ser aplicadas aqui.

3. Animações/vitrine

Pequenas animações de 3 a 4 segundos podem ser utilizadas nas vitrines dos produtos. Para quem possui loja de roupas, esse recurso é interessante por permitir que o cliente veja como o produto se encaixa no corpo.

Outro formato é fazer animações do produto rodando, por exemplo: em fundo branco para que o cliente tenha uma visão geral de todos os ângulos.

Essa opção não requer tanta produção, mas pode ser o diferencial da sua loja para as outras.

Use e abuse dos vídeos produzidos

Ainda trazendo números relevantes, uma pesquisa feita pela empresa Video Brewery, constatou que 90% dos usuários online disseram que o vídeo tem seu peso no momento de decisão de compra.

Varejistas que possuem vídeos de produtos afirmaram que os produtos que possuem vídeos vendem mais.  

Não pense muito. Vá e corra atrás de aplicar esse formato na sua loja, produza com o que você possui de ferramenta e comece! Além de usar o vídeo para as páginas de produtos, você pode também usar em e-mail marketing, nas mídias sociais e até no YouTube.

O vídeo de produto pode ser usado, por exemplo, para recuperação de carrinho abandonado através do envio do e-mail marketing.

Apesar de possuir grande audiência, dentro do comércio eletrônico os vídeos são subutilizados e ainda não foram explorados totalmente. Esse pode ser ou não um investimento de baixo custo, depende de como você irá montar o vídeo, de acordo com os seus objetivos, público-alvo e finalidade, o importante é de qualquer forma produzir conteúdo de qualidade.

Mas não deixe de aproveitar essa estratégia que pode aumentar muito as taxas de conversão da sua loja. Procure inovar e se manter atento ao que agrada melhor o público.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Vídeos para e-commerce: como uma estratégia de vídeos pode aumentar as vendas de uma loja virtual?
5 (100%) 5 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.