Quais as vantagens e como começar a vender pelo Telegram? Entenda aqui

Já pensou em vender pelo Telegram? Esse aplicativo de chat é muito semelhante ao WhatsApp, com uma popularidade que vem crescendo cada […]

Já pensou em vender pelo Telegram?

Esse aplicativo de chat é muito semelhante ao WhatsApp, com uma popularidade que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Ao total, são mais de 500 milhões de usuários ativos no app.

Além disso, o Telegram tem vantagens como os canais e grupos, a possibilidade de enviar arquivos maiores e um foco maior em privacidade.

Então, se você está começando no e-commerce ou é mais experiente e quer encontrar os canais mais eficientes de venda, continue lendo o post. Confira dicas simples de como começar a vender pelo Telegram.

Quais são as boas práticas para vender pelo Telegram?

Como em qualquer aplicativo, a maior forma de ter sucesso ao usá-lo para vender é dominar suas ferramentas e particularidades. Assim, é possível entregar a melhor experiência para o público.

Crie um canal de Telegram

Uma das melhores ferramentas do Telegram são os canais. Eles são semelhantes aos grupos, com a diferença que apenas os administradores da conta podem enviar mensagens. Além disso, os canais podem ser tanto públicos quanto privados, em que o acesso é apenas por um link de convite. Com esse recurso, você tem um meio direto de se comunicar com muitos usuários, que são automaticamente notificados de novas mensagens. Além disso, você pode ter diversos administradores, mas as mensagens sempre são assinadas pela sua marca.

Defina o público correto que participará do canal

Definir o público do canal é extremamente importante. O mais importante é focar em engajamento e o público ter interesse naquilo que você vende. Falar com milhares de pessoas é uma métrica que pode ser apenas de vaidade.

Distribua conteúdo de qualidade e relevante para a persona

Ao definir bem o público-alvo do canal, fica mais fácil a produção de conteúdo. É preciso lembrar que as pessoas quase certamente não querem participar de canais onde apenas recebem propagandas dos produtos, a não ser que sejam grupos de promoção. O ideal é que você traga apenas aquilo que seja relevante para o público.

Também vale a pena investir em conteúdo fácil de consumir. O Telegram é um canal majoritariamente mobile, o que significa que seu público pode estar fora de casa, por exemplo. Aposte em conteúdo curto e direto, com ótimas imagens. Mas isso não quer dizer que você não possa usar o Telegram para promover blog posts e outros conteúdos maiores. Ou seja, essa é uma ótima forma de divulgar o marketing de conteúdo.

Aposte em conteúdo divertido

Ainda em relação ao conteúdo, o Telegram é uma ferramenta informal, e você não deve ter medo de tratá-lo assim. Por exemplo, você pode criar stickers, usar memes e diversos outros meios para deixar a conversa mais divertida. Outra opção para diversificar o conteúdo são os bots. Eles são uma espécie de robôs que podem automatizar uma parte do trabalho na plataforma, além de ajudar a criar enquetes e muito mais.

Personalize sua página de forma profissional

O Telegram pode ser uma ótima forma de gerar contato com a sua marca. Existem ações simples e eficazes, como criar uma conta no Telegram e compartilhar o link para que os usuários entrem em contato. Logo, você precisa personalizar a sua página para ser imediatamente reconhecida, com seu nome e logo.

Use as funcionalidades de conversa no Telegram

Para facilitar a conversa no app, existem diversas funcionalidades que você pode usar. Por exemplo, você pode fazer menções, caso queira enviar mensagens diretamente para uma pessoa. Além disso, a notificação das menções garante que a pessoa verá a mensagem, mesmo dentro de um grupo. Outra função interessante são as hashtags, que permitem agrupar mensagens por assunto, facilitando muito a organização na plataforma.

Adicione o Telegram nas suas plataformas

Se você tem um canal no Telegram, precisa divulgá-lo. Portanto, garanta que você coloque o seu link em todas as redes sociais que usa — em um site, no Facebook e Instagram e em qualquer outro canal.

Envie mensagens de forma inteligente

Não adianta muito bombardear o público do seu canal com mensagens, especialmente se elas não forem relevantes. Cada postagem deve ser feita dentro de um calendário de publicação e com um objetivo específico em mente. Caso contrário, você corre o grande risco de ser visto pelo público como spam. Uma boa dica é fazer entre 4 e 6 postagens por dia, nos horários que têm o maior pico de uso.

Faça branding nas suas mensagens

Existem muitos grupos e canais no Telegram, o que significa que a competição é grande. Por isso, você deve ter o hábito de incluir seu logo ou sua identidade visual nos conteúdos que produzir, para fortalecer o branding. Assim, qualquer conteúdo que viralize e que seja muito compartilhado ajudará a atrair novas pessoas para o seu grupo. Também vale a pena colocar o link do seu canal em cada post.

Como criar conta no Telegram?

Para começar a usar a ferramenta, o processo de criação de conta é bem simples:

  • baixe o aplicativo para Android ou IOs;
  • adicione o seu número de celular com DDD;
  • insira o código de confirmação recebido por SMS;
  • o app puxa seus contatos automaticamente.

Uma vantagem é que você pode fazer a conta e usar o Telegram no Desktop. Como o app é na nuvem, e as mensagens e configurações ficam salvas, não é preciso ter o celular em mãos para usá-lo. O processo é idêntico, com a diferença de que você precisa instalar o app no computador.

Agora, confira como criar um canal ou grupo:

  • abra o telegram no Android, IOs ou desktop;
  • encontre o menu na aba chat e a opção “novo grupo” ou “novo canal”;
  • escreva o nome do grupo e uma breve descrição, podendo ser sobre a sua loja ou os produtos que vende;
  • no caso do canal, escolha se ele será público ou privado;
  • defina o link permanente que será enviado às pessoas e confira se ele está disponível;
  • adicione as pessoas no seu canal a partir da sua lista de contatos.

Vender pelo Telegram pode ser bem interessante. Ele tem diversas funcionalidades que podem ajudar muito a sua vida e alavancar o seu e-commerce. Porém, o mais importante é garantir que o seu público use essa ferramenta e você está promovendo interações realmente valiosas para ele.

Gostou do post? Então siga nossa página no Facebook para receber novos conteúdos que vão ajudar a crescer seu e-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário