Como criar uma loja virtual – Guia Completo para você abrir seu site de vendas
Qual o tempo diário gasto para gerenciar o próprio negócio online?

6 passos para começar a vender pela internet e garantir o lucro

Publicado em: • Última Atualização:

As lojas online estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e se tornando preferências na decisão de compra dos consumidores. Não ter que enfrentar filas enormes, trânsito e vendedores insistentes são diferenciais que as lojas virtuais apresentam e utilizam para conquistar os clientes. Para os empreendedores, os benefícios são atraentes, com custos mais baixos do que de uma loja física. Porém, para começar a vender pela internet é preciso seguir alguns passos importantes.

Se você está interessado em abrir uma loja virtual, confira nosso post de hoje. Vamos dar dicas valiosas para que você tenha sucesso nessa estratégia.

As melhores práticas para começar a vender pela internet

O e-commerce quebrou as barreiras físicas do mercado. Com a internet, é possível oferecer seus produtos para um público muito maior do que uma loja física é capaz.

Além disso, a facilidade de busca de produtos, comparação e atendimento personalizado são outros atrativos. Mas se as lojas virtuais apresentam diversos recursos, elas também trazem maior concorrência. Por esse motivo, montamos um passo a passo para começar a vender pela internet e garantir lucro:

1. Monte um plano de negócio

O primeiro passo para começar a vender pela internet é montar um plano de negócio. Nesse tipo de comércio, o planejamento é fundamental. No plano, você criará a identidade da sua marca, o posicionamento da empresa, seus produtos e diferenciais. Colocará também os objetivos, metas e as estratégias. Você definirá o seu público-alvo e a forma de atuar.

O planejamento financeiro também é importante para manter sua empresa nos trilhos e não ter surpresas desagradáveis no meio do caminho.

2. Escolha um nicho de mercado

Se você criou um bom plano de negócio, definiu a forma de atuar da sua empresa, já tem os seus produtos estabelecidos e sabe para quem vai oferecê-los. É muito interessante avaliar as oportunidades e escolher um bom nicho de mercado. Dessa forma, você poderá criar estratégias mais acertadas e atrair melhor o seu público, tornando-se uma referência.

Analisar e escolher um bom nicho de mercado pode abrir possibilidades onde outras empresas não atuam ou preencher lacunas deixadas pela concorrência.

3. Estude o público-alvo

A análise do público-alvo é fundamental para qualquer tipo de negócio. Você deve conhecer seus potenciais clientes para conseguir atendê-los. Deve saber quais são as suas necessidades, as oportunidades, canais de comunicação mais utilizados e forma de linguagem.

Todas as informações sobre o seu público te ajudarão a criar estratégias mais efetivas, de forma que você consiga alinhar o pensamento da empresa com as necessidades do público.

As redes sociais são ótimas ferramentas para conhecer seus potenciais clientes. Nelas, é possível identificar novas oportunidades de negócio, acompanhar grupos de discussão, encontrar necessidades, soluções buscadas e ainda manter contato com seus clientes.

Além disso, as redes permitem criar campanhas de divulgação da marca, aumentando e atraindo os consumidores para seu site e, consequentemente, abrindo possibilidades para aumentar as vendas.

4. Avalie as oportunidades e concorrência

Se você quer criar uma fonte de renda estável, com bom retorno e que não tome todo o seu tempo, as lojas virtuais podem ser uma boa opção. Como você está entrando em um mercado, uma boa dica é avaliar o que a sua concorrência está fazendo. Afinal, você não precisa reinventar a roda, não é mesmo?

Avalie sua concorrência, as melhores práticas que ela toma, seus pontos fortes e fracos. Observe o que sua empresa tem a oferecer de diferencial e os motivos que levariam o público a escolher pelos seus produtos ou serviços.

Essa análise é importante para você buscar um posicionamento no mercado. O público busca mais que uma simples opção de compra. Ele procura por uma marca que compartilhe de suas ideias e objetivos, formas de pensar e de agir.

5. Escolha uma plataforma para a loja virtual

A escolha da plataforma em que sua loja virtual será hospedada terá grande impacto no gerenciamento e até nas vendas. Isso porque a facilidade de utilização do seu site será um influenciador na decisão de compra dos clientes. Uma loja online que apresenta dificuldades para o usuário acessar, certamente não terá a preferência.

Uma das grandes vantagens que a compra online traz é a praticidade. Você consegue fazer tudo com muita agilidade, encontrar os produtos buscados, comparar ofertas de diversas marcas e escolher a melhor opção. Investir em uma plataforma engessada, de difícil acesso, tirará essa vantagem e criará um ambiente esquecido. Certamente você não quer isso!

Procure uma boa plataforma, que ofereça personalização fácil, acesso intuitivo, e que permita incrementar sua loja virtual com diversas aplicações.

6. Monitore os dados

Esse é um ponto-chave para começar a vender pela internet e ter sucesso com seu empreendimento. Muitas pessoas pecam nesse quesito e acabam colocando em risco todo o empreendimento, mesmo atentando para cada passo anterior.

Toda estratégia tomada deve ser monitorada e avaliada quanto à sua eficácia. Imagine que você está investindo seu tempo e dinheiro em uma campanha, acreditando que ela está trazendo um ótimo retorno. Porém, sem qualquer explicação, seus números começam a cair e ameaçam a saúde financeira de sua empresa. Se você não monitora seus dados, simplesmente não saberá o que fazer, qual ação tomar para colocar novamente o seu negócio no caminho dos lucros.

Monte um plano de ação com as estratégias que serão tomadas. Trace objetivos, as formas de atuar e o investimento necessário. Analise o ROI — Return On Investment, Retorno Sobre Investimento — de todas as ações. Dessa forma, você terá dados suficientes para identificar como cada estratégia está se comportando. Quais ações devem ser potencializadas, mantidas ou até mesmo interrompidas.

Conquiste o sucesso com um negócio online

Como vimos em nosso artigo, começar a vender pela internet é um ótimo e importante passo para quem quer alcançar o sucesso, criando um empreendimento que permita aumentar a renda, ter autonomia no trabalho, horário flexível e ainda trabalhar em casa. Mas, para isso, é importante seguir alguns passos, tais como: montar um plano de negócios, escolher um bom nicho de mercado, estudar o público-alvo, avaliar as oportunidades e concorrência, escolher uma boa plataforma e sempre monitorar os dados do negócio.

Com essas dicas valiosas, com certeza você conquistará o sucesso com um negócio online!

Gostou do nosso artigo sobre os 6 passos para começar a vender pela internet? Então siga nossa marca nas redes sociais e fique por dentro das novidades. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 passos para começar a vender pela internet e garantir o lucro
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.