4 tipos de plataforma para loja virtual e o papel estratégico delas
Novo serviço dos Correios permite comprar nos EUA e receber no Brasil

Saiba tudo o que precisa para vender online em poucos passos

Publicado em: • Última Atualização:

Cada vez mais pessoas compram online no Brasil. Na última Black Friday, em novembro de 2018, as vendas em e-commerce alcançaram R$ 2,6 bilhões no período, 23% a mais em relação a 2017. O número de consumidores que fizeram ao menos uma compra online cresceu 9% em relação ao ano anterior, isto é, 2,41 milhões, segundo levantamento da Ebit/Nielsen.

Se você estava pensando em como vender online, mas ainda não fez nada para isso, a hora é agora!

Conheça algumas dicas que vão te ajudar a se organizar e começar a vender online.

Planejamento

É ideal que você faça um plano de negócios para sua loja virtual, não precisa ser extenso, mas é algo que vai te dar uma direção em relação aos primeiros passos e que vai ser fundamental para o sucesso do seu negócio online. Se pergunte:

  • O que quero vender?
  • Para quem quero vender?
  • De quem eu vou comprar os meus produtos?

Assim, fica muito mais fácil entender o seu modelo de negócio e seguir em frente.

Pesquisa de mercado

Fazendo uma pesquisa de mercado você poderá tomar a melhor decisão do que comercializar em sua loja virtual, além de conseguir analisar quem são seus concorrentes, os possíveis clientes, o volume de busca sobre seu produto e muito mais.

Use e abuse de ferramentas disponíveis na internet, algumas muito usadas pelos especialistas em marketing digital, como Google Trends, planejador de palavras-chaves do Google AdWords e Semrush, além de participar de grupos em redes sociais.

Produto

Você consegue definir de duas formas bem simples qual produto comercializar, qual nicho de mercado atender, se ainda não sabe o que vai vender:

Escolha algo que você goste: como informática, música, gastronomia, esportes. Quando você parte de um hobbie ganha uma vantagem, que é conhecer tudo sobre o assunto e até dos produtos.

Identifique no mercado as melhores oportunidades: neste sentido, pesquise o que pode ser mais rentável, que têm mais opções de vendas e clientes optando pelo produto ou serviço e se isso não é apenas sazonal.

Personas

Crie uma persona para sua loja virtual. Entenda como você vai resolver o problema das pessoas com o seu produto, como vai agregar valor para a vida delas, que tipos de valores vai agregar.

Assim, você identifica realmente seu público-alvo e como vai se comunicar com ele.

Fornecedores

Ter bons fornecedores é essencial para qualquer negócio, inclusive lojas virtuais. Para descobrir quem vai atender melhor a sua empresa, é preciso pesquisar muito.

Procure no Google pelo seu produto e selecione possíveis fornecedores. Negocie preços, prazos de entrega e formas de pagamento.

Acompanhar cada cotação de seus fornecedores pode dar trabalho, mas existem soluções no mercado que te ajudam a organizar seus orçamentos e identificar qual o melhor preço para fazer suas compras.

Canais de atendimento e divulgação

A sua empresa precisa estar em duas redes sociais principais que é o Facebook e Instagram. São dois canais de venda e engajamento com os clientes que mais geram resultados. Com uma postura ativa, com certeza vai atrair um bom público.

Se você ainda não tem uma plataforma de e-commerce operando, um ótimo local para começar a fazer suas vendas na internet é o Mercado Livre. Mas, como vender no Mercado Livre? É muito fácil, você precisa apenas criar uma conta para registrar seus produtos e preços. Os valores são recebidos via Mercado Pago e os pedidos são enviados via Mercado Envio.

Pense nas entregas

Você já decidiu para quem e, o que vender, mas como vai ser para entregar os seus produtos aos clientes?

Hoje existem dois tipos de entrega, isto é, pelos Correios ou Transportadoras. Pesquise sobre os dois formatos de entrega e veja qual melhor se adequa ao seu negócio.

Escolha uma plataforma para sua loja virtual

Para você criar sua loja virtual é preciso ir em busca de uma plataforma de e-commerce. No mercado existem diversas opções de sites que atendem todo tipo de loja online e que são especializadas em ajudar seus usuários a montarem sua loja virtual. É numa plataforma dessas que você vai cadastrar seus produtos, preços, prazos de entregas e muito mais.

Diferença de loja online, e-commerce e marketplace

É importante falar sobre a diferença entre loja virtual, e-commerce e marketplace, pois são termos que aparecem muito quando se pesquisa sobre como abrir um negócio na internet, vindo de uma loja física ou não. Vamos lá?

E-commerce: engloba todas as vendas feitas em um ambiente virtual. Tudo que é vendido em lojas virtuais, marketplaces, redes sociais é considerado comércio eletrônico, conhecido como e-commerce.

Loja virtual: é o site onde você vende seu produto.

Marketplace: é como se fosse um shopping virtual. Nele você encontra diversas lojas e marcas vendendo seus produtos.

Conte com um bom sistema de gestão

Todo o processo de vendas, controle financeiro, de estoque e emissão de notas fiscais para sua loja online precisa ser muito bem organizado para você acompanhar corretamente como está o crescimento de sua empresa.

Muitas vezes, fazer o controle de todas as áreas de seu negócio apenas no caderninho ou planilhas, pode prejudicar a entrega aos clientes, afetar o seu atendimento e até causar prejuízos financeiros.

O ideal é encontrar um bom software de gestão, com todas as funcionalidades integradas, que facilite a sua rotina administrativa e te permita otimizar tempo para atender melhor seus clientes, criar melhores estratégias de marketing e alavancar seu negócio. Além disso, procure sistemas que contam com integração com a sua plataforma de loja virtual e até marketplaces, facilitando ainda mais sua gestão e vendas.

Como vimos, é necessário muita organização, planejamento e pesquisa para vender em uma loja virtual, mas com muita busca por informações e investindo em bons canais de comunicação, plataformas, fornecedores e produtos será possível ter um negócio online promissor.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba tudo o que precisa para vender online em poucos passos
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *