Como vender mais no Mercado Livre? Confira nossas 10 boas práticas

Vender no Mercado Livre não é necessariamente fácil. Independentemente do seu nicho, sempre vai existir competição, o que significa que é essencial […]

Vender no Mercado Livre não é necessariamente fácil. Independentemente do seu nicho, sempre vai existir competição, o que significa que é essencial seguir as melhores práticas para se destacar e vender mais.

Se esse é seu objetivo, especialmente se você é iniciante na plataforma e no e-commerce, as 10 dicas a seguir ajudam você a garantir o máximo de satisfação do cliente, além de trazer alguns erros que você não pode cometer. Confira!

1. Cuide da satisfação do cliente

Essa é, sem dúvida, sua maior preocupação. Uma boa experiência do cliente e um bom atendimento diminuem o número de reclamações, o que torna a sua reputação como vendedor sempre a melhor possível.

Para começar, é essencial responder seus clientes com urgência. Acompanhe todas as dúvidas e as responda. Mostre interesse em resolver o problema do público. Também é importante fazer o acompanhamento no pós-venda. Se houver avaliações negativas, não as dispense. Gaste um tempo para avaliar se existe mérito e o que pode ser melhorado. Ser Mercado Líder também ajuda muito.

2. Procure entregar os produtos quanto antes

É claro que ao comprar um produto qualquer pessoa quer que ele chegue o mais rápido possível. Logo, uma forma de vender mais é fazer entregas mais rápidas. Busque conhecer as formas de entrega e escolha a que faz mais sentido. O único cuidado é não prometer uma entrega rápida demais de modo que não seja realista. Caso contrário, o cliente vai se frustrar.

3. Capriche nas descrições dos produtos

Em uma venda no Mercado Livre, a descrição do produto é que tem o principal papel de convencer o cliente a comprar e de tirar todas as suas dúvidas. Portanto, para esse processo ser eficiente, você precisa combinar informações técnicas com um texto bem convincente. Ilustre como o produto pode melhorar a vida do cliente e quais são suas vantagens.

Além da descrição dos produtos, você também pode trazer informações sobre a transação. Deixe tudo o mais direto e sem nenhuma sombra de dúvida. Responda sem nem mesmo ser perguntado:

  • Como é o processo de compra?
  • Como é feito o pagamento?
  • Como é feita a entrega?
  • Qual é a garantia?

Além da descrição, você também precisa se esforçar para ter um bom título. O desafio é fazer isso em poucas palavras, precisando ser bem escritos, informativos e persuasivos.

Para isso, é preciso entender como o cliente procura os produtos. Vá ao Google ou aos mais buscados do Mercado Livre para se inspirar. Também vale a pena usar ferramentas como o Google Trends e o planejador de palavras-chave do Google Ads.

4. Use bem as categorias de produtos

Existem mais de 2.800 categorias de produtos no Mercado Livre, e essa é uma das principais formas como o público procura. Portanto, é um processo que você deve fazer com muito carinho. Categorize o produto corretamente e especifique o máximo possível. Assim, você aumenta as chances de ser encontrado por quem realmente deseja.

5. Variedade e qualidade das fotos

Complementando as palavras da descrição e do título, as fotos do produto também precisam ser de qualidade e com variedade. Busque trazer as fotos do produto com contexto, mostrando-o em uso.

6. Flexibilize o meio de pagamento

O meio de pagamento ideal também é importante para a experiência do cliente. O ideal é que você tenha o maior número de opções possíveis para que o cliente se sinta confortável para escolher a que preferir. O Mercado Pago é uma opção, assim como o cartão de crédito e o boleto, mas você também pode apostar em novidades, como o Pix.

7. Fique de olho nos seus concorrentes

Você deve conhecer muito bem o que seus concorrentes estão fazendo. Gaste um tempo estudando tudo sobre eles, desde os preços que praticam, até os tipos de anúncios que usam na plataforma. É claro que você não vai copiar, mas eles podem ser uma ótima fonte de inspiração, além de ajudar você a se posicionar na plataforma.

8. Procure agregar valor em todas as etapas de compra

Para se destacar e vender mais, é preciso agregar valor à compra. Isso pode ser feito de diversas formas, em todas as etapas da negociação. Por exemplo, o frete grátis costuma atrair muito os clientes, assim como os descontos. Porém, é preciso tomar cuidado para não prejudicar as margens.

No pós-venda, ações simples como um brinde, um cartão de agradecimento à mão podem fazer muita diferença e trazer uma ótima surpresa positiva para o cliente quando o produto chega.

9. Controle o seu estoque com precisão

Mais uma dica crucial para qualquer e-commerce. Fazer a gestão de estoque tem um impacto direto na experiência do usuário. Assim, você não lida com problemas como a falta de certo produto ou atrasos porque o item comprado ainda não está no estoque.

10. Invista em uma plataforma de e-commerce

Essa é uma dica que vai facilitar muito a sua vida no longo prazo. Conforme você começar a vender mais, o processo vai ficar cada vez mais complexo e o volume de vendas mais difícil de lidar. Por isso, uma plataforma de e-commerce ajuda muito a diversificar suas vendas e minimizar o seu trabalho.

Erros comuns que prejudicam a reputação e as vendas

Enquanto essas dicas podem ajudar você a ter ainda mais sucesso ao vender no Mercado Livre, existem alguns erros que você não pode cometer. Confira os principais:

  • Entrar em um nicho muito competitivo. Procure os produtos que você quer vender e verifique qual é a reputação de todos na primeira página.
  • Não cuidar da reputação. Além do ML priorizar vendedores com reputação verde, os clientes não compram de quem não confiam.
  • Vender produtos que estão na moda. Lembra do fidget spinner? Você não quer focar nesse tipo de produto e depois ficar com o estoque parado.
  • Colocar todas as fichas no Mercado Livre. Essa é, sem dúvida, uma ótima plataforma, que aceita praticamente qualquer produto. Mas pode ser que você tenha mais sucesso em outra.

Vender mais no Mercado Livre não é muito diferente de nenhuma plataforma. A principal dica é garantir uma boa experiência de compra, focando seus esforços no atendimento. O público tende a nivelar uma compra pelo aspecto mais negativo da jornada, o que significa que você precisa ser excelente em todos.

Gostou do post? Deixe sua dica ou dúvida abaixo para ajudar outras pessoas a terem sucesso na plataforma!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário