O que o Marcelo Tas tem para falar sobre o seu cliente?
Quais são os principais tipos de fraude no e-commerce? Conheça aqui!

7 vantagens de vender material escolar em uma loja virtual

Publicado em: • Última Atualização:

O e-commerce é um setor que se desenvolve a cada dia. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, esse modelo de negócio cresceu cerca de 12% e faturou mais de R$ 53 bilhões em 2018. Dentro desse mercado, há algumas atividades que não param de crescer e merecem uma atenção especial, como vender material escolar.

Com grande parte da população preocupada com a situação financeira, a pesquisa de preços e busca por locais mais baratos se destaca. Uma loja online de material didático possibilita mais praticidade aos clientes e tem um bom potencial de escala.

Neste post vamos mostrar 7 vantagens de vender material escolar em uma loja virtual. Confira!

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

1. Menor custo para iniciar o negócio

Um empreendedor que deseja abrir um negócio precisa analisar todas as opções de modelos, produtos, nichos e mercados que estão em alta. Uma loja física vai fazer com que o gestor tenha um custo muito alto com diversas burocracias, aluguel de espaço, pagamento de salários de funcionários, compra de móveis, contratação de equipe, reformas, entre outros.

Para um negócio que está sendo iniciado, é uma ótima opção pensar em produtos que ofereçam mais facilidade à loja na hora de organizar a logística. A venda de material escolar permite que esse trabalho seja feito de maneira fácil e ainda iniciar um negócio com menos custos. É fundamental pensar em um planejamento que traga comodidade ao cliente e custe pouco.

2. Mais praticidade aos clientes

A compra de material didático e escolar é um processo trabalhoso e que requer muita organização. Isso porque a quantidade de produtos necessários para o início de um ano letivo é muito grande e nem sempre é fácil ficar carregando livros e cadernos de um lado para o outro. Realizar a compra por meio de uma loja virtual pode auxiliar muito os clientes.

Quem nunca sonhou em sentar na frente do computador, selecionar todos os produtos da extensa lista de material escolar, confirmar o pagamento e receber tudo em casa sem fazer nenhum esforço? Com um e-commerce organizado e bem estruturado, é possível oferecer essa comodidade aos clientes. Isso garante uma maior fidelização e confiança do público.

3. Material escolar está entre os produtos mais vendidos

A maioria dos materiais didáticos e escolares não são tabelados e podem ter preços diferentes, dependendo da cidade, do bairro, da loja e da disponibilidade no estoque. Em um mundo cada vez mais corrido, onde as pessoas estão praticamente sem tempo para fazer compras e ficar pesquisando os preços de produtos em lojas físicas, o e-commerce surge como uma solução.

Os materiais escolares estão entre os produtos de papelaria mais vendidos. Quando chega a época de início de ano, eles são considerados o carro-chefe de praticamente todos os estabelecimentos desse setor. E é por isso que, geralmente, as lojas virtuais capricham no estoque com esse tipo de produto.

Entre os materiais de papelaria mais vendidos estão os livros didáticos e paradidáticos, mesmo depois de serem adotadas práticas de reciclagem e reutilização pelos colégios. Além deles, os cadernos, fichários, lápis e canetas são produtos bastante populares e muito procurados.

4. Potencial de compra em grande escala

Para possibilitar que um negócio online facilite a compra em grande escala, é fundamental que o gestor do e-commerce invista em boas ferramentas de logística. Com o desenvolvimento de algumas tecnologias específicas, é possível obter um navegador e aplicativos que permitam um acesso mais fácil do cliente à sua loja virtual.

5. Menor custo operacional do negócio

A abertura de um e-commerce permite que o empreendedor economize dinheiro com um custo operacional muito mais baixo. Materiais escolares são produtos que não exigem muito trabalho com logística e nem embalagens muito sofisticadas. Isso faz com que o custo para iniciar uma loja virtual neste nicho seja menor do que o normal.

Com uma diminuição no custo operacional da empresa, a loja online consegue oferecer benefícios e vantagens para o consumidor. Alguns e-commerces conseguem disponibilizar preços finais mais baixos de diversos produtos para os clientes.

Essa é uma excelente maneira de fidelizar o seu público, atrair e fazer a captação de novos consumidores para o seu negócio.

Além disso, o custo operacional de uma loja virtual de material escolar consegue ser ainda menor. Isso porque esses produtos, como caderno, livros, canetas e lápis, por exemplo, podem ser comprados em grande escala e não oferecem dificuldade durante o seu frete. Por não precisar de caixas firmes ou embalagens super resistentes, o custo diminui consideravelmente.

6. Disponibilidade 24 horas

Uma das principais vantagens de um e-commerce em relação a uma loja física é a disponibilidade. Uma loja online possibilita que o cliente compre qualquer produto ou serviço a qualquer hora e sem sair de casa. Qual o empreendedor que não sonha em poder ter um negócio que esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana?

Quando falamos em compra e venda de material escolar, essas informações são ainda mais relevantes. Afinal, não são todos os pais ou estudantes que têm tempo para se deslocar até uma papelaria para fazer suas compras. Com um e-commerce disponível 24 horas por dia, o cliente não precisa abrir mão de muito tempo no trabalho ou faculdade para comprar seu material.

7. Conforto para os gestores

Uma pessoa que resolve abrir um negócio deseja ser bem-sucedido, com muito trabalho, mas sem perder o seu conforto. Ao abrir um e-commerce que vende material escolar, o gestor vai perceber que, em muitas situações, vai poder tocar o seu negócio por meio de um computador ou smartphone, sem sair de casa. Uma loja virtual proporciona muito mais conforto do que uma loja física.

Antes de começar a vender em uma loja online, é preciso avaliar diversas situações. Em primeiro lugar, é fundamental analisar o mercado como um todo antes de entrar de cabeça no negócio. Analise a concorrência, o público, como seria a logística e invista em uma boa plataforma de e-commerce. Vender material escolar em uma loja virtual requer muito planejamento, organização e trabalho, mas é um dos setores que está ganhando o mercado cada vez mais.

E aí, conseguiu entender mais sobre as vantagens de vender material escolar em uma loja online? Então continue navegando em nosso portal e leia agora mesmo o texto “Como registrar uma marca para meu e-commerce? Entenda aqui!

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 vantagens de vender material escolar em uma loja virtual
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.