Lucrar mais vendendo menos é possível? Para o Alex Moro, sim
Encomenda extraviada: quais os motivos e o que pode ser feito?

6 dicas práticas para fazer seu e-commerce vender mais no Natal

Publicado em: • Última Atualização:

Administrar um e-commerce é uma tarefa que requer muito planejamento e organização. É fundamental utilizar datas de alta procura no mercado para aumentar o faturamento online. Para vender mais no Natal, por exemplo, uma loja virtual precisa se preparar para atender uma alta demanda, criar promoções exclusivas, entre outras ações.

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade de alavancar as vendas. Nesse período, o consumo aumenta naturalmente, mas é preciso ter em mente que, se você não criar boas ações e estratégias, esse crescimento não será tão significativo quanto o da concorrência.

Neste post, vamos mostrar 6 dicas práticas para fazer o seu e-commerce vender mais no Natal. Confira!

1. Personalize o ambiente da loja virtual

Para chamar a atenção dos consumidores, um e-commerce precisa de uma identidade visual bem-feita e construída por profissionais capacitados. Em datas comemorativas, como o Natal, é muito importante que a loja virtual entre no clima e tenha o seu ambiente online personalizado. Essa mudança é capaz de influenciar o cliente a fazer uma compra e permanecer no site.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

Em lojas físicas, é comum esse tipo de prática. Certamente você já entrou em um estabelecimento enfeitado com luzes piscando e árvores de Natal por todo o lado. Em uma loja online, o objetivo é exatamente o mesmo. Fazer com que o consumidor entre no clima da data comemorativa e se sinta influenciado a realizar alguma compra.

Algumas ações podem facilitar esse processo, como fotos de diversos produtos com detalhes e pequenos enfeites de natal em volta. Além disso, é importante deixar em destaque na sua loja virtual os produtos que mais tem a ver com a data comemorativa. Deixe na página principal os itens de decoração, como luzes e árvores de natal, e os mais populares.

2. Crie promoções exclusivas

Durante o período que antecede o Natal, é fundamental que o seu e-commerce busque uma maneira de se diferenciar dos concorrentes. Criar ações promocionais exclusivas para os produtos mais populares, para os clientes mais antigos ou assíduos, entre outras. Procure um jeito de realizar campanhas que atraiam o seu público e o incentive a consumir na sua loja virtual.

O modo de divulgar essas ações também é muito importante para todo o processo. O e-commerce tem o seu próprio site como forma de divulgação, mas é preciso utilizar as redes sociais e outros meios de comunicação para espalhar as informações mais relevantes. É possível criar anúncios pagos ou que sejam divulgados de maneira orgânica.

3. Divulgue a sua loja em diferentes canais de comunicação

Algumas semanas antes do Natal é o período em que as pessoas ficam mais atentas às redes sociais e lojas virtuais em busca de produtos com os melhores preços. Por isso, é fundamental que o seu e-commerce tenha uma presença digital marcante e esteja sendo divulgado em diferentes canais de comunicação.

Aproveite a popularidade e o desenvolvimento cada vez maior das redes sociais para conseguir expandir e divulgar todas as informações sobre a sua loja. Não deixe de publicar as suas promoções e os seus principais produtos no Instagram, no Facebook, no Twitter e em outras mídias. Além disso, é possível fazer essa divulgação por meio de chatbot e e-mail marketing.

4. Prepare a loja virtual para suportar a maior demanda

A demanda durante um período de datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, aumenta naturalmente. Por isso, é fundamental que o gestor do e-commerce tenha em mente que ele vai precisar investir em uma plataforma que suporte um grande número de pedidos e em mais funcionários que consigam fazer o atendimento.

Não se preparar para suportar uma grande demanda durante essas datas comemorativas é um erro que nenhum e-commerce pode cometer. Uma plataforma que não tenha qualidade e funcionários que não atendam os consumidores de maneira rápida podem prejudicar as vendas não apenas no período natalino, mas também no decorrer do ano.

5. Faça o remarketing

Você, provavelmente, já pesquisou algum produto nos mecanismos de buscas, mas não realizou a compra, certo? Pois saiba que essa prática aumenta muito durante o período que antecede o Natal, já que a procura por presentes em lojas virtuais cresce de maneira significativa. Com isso, as empresas utilizam a estratégia de remarketing para atrair esse público.

Remarketing consiste em divulgar anúncios para esses mesmos consumidores que não finalizaram a compra, mas chegaram a procurar algum tipo de produto em algum e-commerce. Uma boa sugestão é criar uma página específica para possíveis promoções e liquidações que a sua loja online realizar. Isso vai terminar de convencer aquele cliente que estava na dúvida.

Existem diversas ferramentas capazes de fazer esse remarketing para o seu negócio. Algumas, como Google Adwords (Google Ads), Facebook Ads, Criteo e Shopback estão entre as mais conhecidas e utilizadas no mercado. Caso queira utilizar o Facebook como a ferramenta para esse tipo de ação, será necessário instalar o Facebook Pixel, cujo plugin mensura a eficácia dos anúncios.

6. Aposte no e-mail marketing

Muitas empresas continuam apostando no e-mail marketing como forma de captar e fidelizar novos clientes. Mas o que nem todos sabem é que esse canal de comunicação é uma ótima ferramenta para converter uma venda. O e-mail só perde para as visitas orgânicas e pagas na hora de fazer incentivar o consumidor a confirmar uma compra.

Para que o e-mail marketing tenha cada vez mais sucesso, principalmente durante o período natalino, é essencial que, ao longo do ano, o seu e-commerce consiga captar um grande número de leads. Para isso, busque oferecer algo ao público em troca do contato. Você pode disponibilizar um e-book grátis ou uma simples promoção em troca dessa informação tão valiosa.

Vender mais no Natal é um trabalho que requer organização. As vendas aumentam naturalmente durante esse período. Contudo, se a sua loja virtual não se atualizar e se preparar para esse período, as chances de perder clientes para a concorrência aumentam significativamente. Por isso, personalize o ambiente virtual do seu e-commerce, prepare-se para a alta demanda, crie promoções exclusivas, faça o remarketing e utilize todos os canais de comunicação.

E aí, gostou das nossas dicas para aumentar as vendas no Natal? Então, continue navegando em nosso blog e leia agora mesmo o texto “E-mail marketing para loja virtual: o guia para usar como estratégia“.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 dicas práticas para fazer seu e-commerce vender mais no Natal
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *