Afinal, por que as cores são tão importantes no design da loja virtual?
Venda da Netshoes é finalmente aprovada depois de intensa disputa entre Magazine Luiza e Centauro

Vender mais no dia das crianças: prepare-se já!

Publicado em: • Última Atualização:

Vender mais no dia das crianças – assim como em qualquer outra data sazonal – exige bastante preparo. Estudar o mercado, analisar ocasiões passadas e estar sempre antenado às tendências de consumo do seu público podem te ajudar bastante a evitar falhas e maximizar o faturamento.

Segundo dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao dia das crianças de 2018 cresceram cerca de 7,71% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que bateu aproximados 8,25%. Dados estáveis que tornam as vendas bem promissoras para o varejo em 2019.

Fonte: CDL Franca

 

Trazendo exclusivamente para o digital, temos os animadores dados da Ebit e da Social Miner: a primeira confirmou que o lucro dos e-commerces foi próximo de R$ 1,82 bilhão nas comercializações referentes a data no ano passado; e a segunda disse que o período também é muito efetivo para inspirar as pessoas a comprarem coisas para si próprias, ou seja, as “eternas crianças” maiores de 18 anos também gostam de se presentear e podem ser responsáveis por fazer a sua loja vender mais no dia das crianças.

Essa informação é muito preciosa especialmente para os negócios que não têm produtos relacionados ao contexto infantil. Além disso, o relatório da Social Miner apontou que cerca de 45% dos entrevistados não tinham ideia de presente até dez dias antes da comemoração.

Tendo em vista essas oportunidades, vamos considerar algumas práticas eficientes para você utilizar em seu e-commerce este ano?

Trabalhe com antecipação

Tenha em mente que picos nas vendas são comuns em épocas como essa. As pessoas normalmente começam suas buscas por presentes um mês antes da data, então tenha tudo planejado bem antes disso.

Trabalhe com recursos de fácil execução e garantia mínima de sucesso, como:

Promoções

Vale a pena preparar algo relacionado a data. Vale ofertar desconto em categorias de produtos, fazer kits promocionais ou ceder brindes. Esse tipo de atitude impacta positivamente seu cliente e aumenta a lembrança de marca.

Pense em combinar ofertas ou produtos, pois há muitos compradores que precisam investir em mais de um presente – pais com mais de um filho, avós com muitos netinhos ou mesmo padrinhos com bastantes afilhados.

Crie combinações de presentes ou descontos que facilitem suas vendas de dia das crianças para esse público em especial – presentes para gêmeos, meninos e meninas ou mesmo diferentes faixas de idade podem ser um atrativo.

Centralizar todos as compras em uma única loja – no caso, a sua – é vantajoso para o usuário, visto que ele otimiza tempo procurando e pagando.

Aumentar o alcance

As redes sociais são fundamentais para que você atinja mais pessoas e de maneira mais assertiva também. É fundamental não depender apenas do alcance orgânico e partir JÁ para o patrocinado.

Tenha em mente que a relevância do post é mais importante para impactar o usuário que a frequência, ou seja, de nada adianta publicar muito e agregar pouco ao consumidor. Opte por materiais que ofereçam o conteúdo que seu target (público) precisa, mesmo que isso implique em um menor volume de publicações semanais.

Faça anúncios segmentados

Trabalhar com ads sem segmentação de público é jogar dinheiro fora na certa. Plataformas como Facebook e Instagram têm mais de 300 filtros diferentes que podem ser combinados na montagem do anúncio para entregar a mensagem de maneira mais eficiente.

Inserir um CTA (call-to-action ou “botão para ação”) que direciona ao seu site também tá permitido!

O Google Ads é, similarmente, uma ferramenta muito interessante para fortalecer suas campanhas e convém ser explorada, pois pode auxiliar seu site a receber mais cliques por ser colocado no topo da pesquisa do Google.

Caso opte por esse tipo de ads, planeje com antecedência suas palavras-chave (o Keyword Planner é excelente para isso); controle o orçamento; escolha a localidade e horário de exibição com base em análises e defina suas estratégias logo no início da campanha – qual o objetivo, a persona, a concorrência e etc..  

Coloque o clima infantil ou nostálgico em suas redes

O saudosismo te faz vender mais no dia das crianças sim! Vale postar fotos de brinquedos antigos ou usar memes, afinal, o target é infantil, mas a buyer persona (comprador) não.

Se conseguir, mude também seu avatar e foto de capa; assim fica mais fácil construir uma identidade específica para esse período. Também se atente aos stories de Instagram! Atualmente, eles são o principal produto da plataforma e merecem uma atenção especial.

Faça um post no seu blog sobre o dia das crianças

Dê dicas de presentes conforme a idade, fale sobre marcas infantis ou conte uma história condizente com sua cartela de produtos. Não esqueça que o storytelling continua em alta! Atente-se às boas práticas de SEO e aumente o volume e a qualidade das visitas em seu site.

Acrescentar fotos, vídeos ou imagens ao seu artigo pode melhorar ainda mais seu pagerank e autoridade. Caso tenha dificuldade, temos um bom material para auxiliá-lo nisso.

Crie uma página especialmente para divulgar suas promoções

Vale um hotsite ou uma nova categoria em seu site que seja exclusivamente para anunciar todos os produtos ou serviços que estão na promoção.

Destaque no layout que a promoção acontecerá por tempo limitado; isso incita as vendas por criar uma necessidade urgente. Esta será uma boa página para ser divulgada em suas redes sociais, emails ou anúncios variados.

Dispare sua campanha de e-mail marketing

Selecione seus produtos mais atrativos e envie-os por e-mail para sua base de leads (contatos de clientes potenciais).

O tema infantil predominante nessa época facilita a criação de peças chamativas e originais. Abuse do lúdico para vender mais no dia das crianças.  

Faça remarketing para quem ainda não realizou a compra

Não esqueça que existe uma boa parcela de consumidores que deixa TU-DO para a última hora… Sabe aquele ser humaninho que visitou sua loja, olhou um montão de produtos, mas não fechou negócio contigo? Esse tipo de campanha é especialmente para ele. Lembre-o de que a oferta ainda existe!

Dica final muito valiosa

Se as crianças não são seu público, NÃO SE PREOCUPE! Como dito lá no início do artigo, essa data também estimula as pessoas a se presentearem.

Pode ser que com um pouquinho de esforço, você consiga fazer uma associação do seu produto com esse nicho de forma bem criativa.

Algumas marcas utilizam “desperte a criança que há em você” ou “produtos com sabor de infância”. Vale a pena arriscar! Dê uma olhada no exemplo abaixo:

Fonte: Resultados Digitais

 

Estoque e logística

para evitar acúmulo de mercadorias, o estoque deve estar em dia com a demanda que pensa em atender, bem como as condições de envio.

Evite atrasos na entrega das encomendas, especialmente nas vendas de dia das crianças. Não gere uma expectativa que não poderá cumprir, do contrário você certamente terá sua reputação manchada.

Frete grátis

O uso dessa tática aumenta bastante as conversões. Se achar inviável custear a entrega de todos os pedidos feitos, estabeleça um valor de compras mínimo para que o benefício seja cedido.

Estude o mercado

Análise dados de pesquisas anteriores feitas em instituições idôneas para basear seu trabalho. Um exemplo: busque referências de produtos mais vendidos na data.

De acordo com os dados trazidos pela Vindi, Neoassist e MindMiners em 2018, os 5 principais presentes procurados nessa época são:

  • brinquedos (72,6%);
  • roupas (39,3%);
  • calçados (26,5%);
  • games (22,1%) ;
  • livros (19,3%).

Além disso, segundo a pesquisa 72,9% dos compradores gastaram até R$ 200 nos itens.

Ah, e caso você pense em atender um público internacional, saiba de antemão que o dia das crianças varia ao longo do ano de acordo com os países. Isso pode acarretar vendas para sua loja online durante o ano todo!

México

Assim como em outros países do mundo, no México, a data é um fator que corrobora para o aumento das vendas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen em 2018, a categoria de doces cresceu 66%, enquanto os brinquedos tiveram um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2017.

Considerando que quase 33% da população tem entre 0 e 17 anos, podemos afirmar que o dia das crianças é uma SUUUPER oportunidade para os negócios.

Mas essas duas categorias citadas não são as únicas a se beneficiarem. Segundo dados da Kantar World Panel, as famílias mexicanas também aproveitam a data para fazerem atividades em conjunto como ir ao cinema, viajar ou mesmo comer fora de casa.

Argentina

Em 2018, a crise econômica atingiu fortemente a Argentina e as vendas de dia das crianças sofreram uma pequena queda de 3,3% em relação ao ano anterior. Isso caracterizou um gasto médio de $ 665,00 pesos por pessoa.

Ainda assim, a categoria de brinquedos cresceu 1% na sazonalidade. Isso evidencia, segundo a CAME (Confereración Argentina de la Mediana Empresa) que as compras foram feitas para presentes de menor valor.

Além disso, as famílias aproveitaram para passear com as crianças em cinemas, teatros, lanchonetes e viagens de curta duração.

A CAME analisou empresas de diversos segmentos para entender o comportamento do público nessa época e constatou que 22,6% relataram aumento nas vendas, enquanto 61% recuaram e 16,4% não sofreram alteração.

Importante ressaltar que 75% das compras feitas nessa ocasião foram parceladas em 3 vezes sem juros.

A Foco Mercado – consultoria de pesquisa –  também entregou dados relevantes de consumo: 43% das compras foram feitas em lojas físicas, 17% em lojas online, 15% em supermercados e 25% em shoppings.

Chile

A situação no país é similar aos outros países da América Latina. Em uma pesquisa conjunta da CCS (Cámara de Comercio de Santiago) com a Snuuper realizada em 2018, constatou-se na ocasião, que os brinquedos ainda são a opção preferida de presentes e levam 27% do mérito das vendas.

Em seguida, temos vestuário com 15%, tecnologia com 8%, jogos de tabuleiro com 7% e doces com 7%. Bom frisar que 90% das pessoas ouvidas na pesquisa relataram que as promoções são decisivas na hora de fechar a compra.

Ainda de acordo com o CSS, os chilenos investiram entre 10 e 20 mil pesos nas aquisições no período. O comércio de vestuário que havia crescido pouco nos meses anteriores, encontrou na data uma maneira de impulsionar suas vendas de dia das crianças e teve um aumento de 2,5%.

Mais oportunidades online

Já vimos aqui muitos dados que comprovam que o sol nasceu para todos quando o assunto é “vender mais no dia das crianças”. Tanto no universo das lojas físicas quanto nos e-commerces há bastante espaço para fazer negócios nesta data.

É natural que antes de o cliente escolher e comprar o presente – seja em loja virtual ou não – que o interessado faça uma pesquisa a respeito dos produtos que tem em mente (que atire a primeira pedra quem nunca usou a busca do Google ou o Youtube para isso!).

Hoje em dia, basta um smartphone e um wi-fi razoável para acessar esses canais e navegar entre milhões de páginas sobre o assunto definido.

Tomando como base nosso próprio comportamento de usuário nesses casos, podemos afirmar que é válido e importante ter materiais em vídeo que mostram seus produtos sendo manipulados durante a gravação para que o cliente veja todos os detalhes.

Também é interessante aos lojistas fazer parcerias com criadores de conteúdo de nicho que sejam especialistas nesse tipo de produção.

Em 2018, o Youtuber Ryan, hoje com 8 anos, faturou US$ 22 milhões fazendo reviews de brinquedos em seu canal, o Ryan ToysReview. Desde que o canal foi criado pelos pais de Ryan em 2015, os vídeos tiveram mais de 26 bilhões de visualizações, acumulando quase 20 milhões de inscritos. Quer vitrine maior que essa?

 

 

Se você acha que não precisa de tanta exposição ainda, vale apostar em micro-influencers, ou criadores com canais/redes de menor abrangência. O preço será mais enxuto e possivelmente a entrega da mensagem mais assertiva.

Conclusão

Se organizar certinho, todo mundo vende mais no dia das crianças! Basta você se antecipar e ser interessado nas tendências do seu segmento. O faturamento esperado pode não ser imediato, mas com um pouco de paciência e esforço, sua loja chega lá.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Vender mais no dia das crianças: prepare-se já!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.