Tray E-commerce Conf leva tecnologia e negócios para Ribeirão Preto
Disputa pela compra da Netshoes continua com nova proposta da Magazine Luiza e Centauro

7 dicas para começar a vender acessórios automotivos pela internet

Publicado em: • Última Atualização:

O setor de automóveis é um dos mercados que seguem em alta, apesar de todas as crises financeiras que o mundo já enfrentou ao longo dos últimos anos. Por isso, vender acessórios automotivos pela internet pode ser uma boa opção de negócio para quem quer empreender.

O mercado automotivo é bastante promissor porque, no Brasil, o transporte modal mais utilizado é o rodoviário. Além disso, as principais montadoras do mundo estão presentes no país e são responsáveis pelo aquecimento desse mercado. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, o Brasil começou 2019 com mais de 54 milhões de automóveis circulando nas ruas.

Neste post, vamos mostrar 7 dicas para começar a vender acessórios automotivos na internet. Confira!

1. Entenda sobre o mercado

Antes de começar um negócio online, é fundamental conhecer os mínimos detalhes do mercado que você escolher. Busque entender quais são as novas tendências desse segmento de peças automotivas, quais são as principais empresas que estão atuando no momento, o que elas estão fazendo que está dando certo e quais são seus pontos negativos.

O setor de distribuição de autopeças no Brasil é muito competitivo e forte. Por ter uma grande quantidade de automóveis e ser um país com milhares de quilômetros de estradas ao longo de seu território, diversas montadoras buscam se instalar para desenvolver seus negócios. Pesquise sobre essas empresas, os principais produtos vendidos e quais as estratégias investidas no mercado.

2. Escolha bem os fornecedores

Fazer um bom atendimento ao cliente e distribuir produtos de boa qualidade é uma obrigação de qualquer empresa, em qualquer segmento. Após estudar e pesquisar sobre o mercado e suas necessidades, busque investir em bons fornecedores de materiais e peças. Parcerias de confiança vão, naturalmente, conquistar a confiança dos clientes.

No mercado de peças automotivas, muitos consumidores buscam empresas que conseguem aliar o bom preço com um produto de qualidade. Por isso, feche parcerias com fornecedores que proporcionem uma liberdade maior para fazer promoções, que sejam de confiança do segmento, tenham credibilidade perante os clientes e que esteja sempre buscando o desenvolvimento do setor.

3. Crie uma logística para o negócio

Organização e planejamento são fundamentais para que um negócio se desenvolva e siga prosperando no futuro. É muito importante se planejar para criar uma boa logística de todos os serviços oferecidos pela sua loja online, como entrega de produtos, atendimentos ao cliente e navegação dentro do seu site.

O setor de acessórios automotivos requer muita atenção com a logística. Esse segmento tem produtos que precisam de cuidado durante o transporte. Peças danificadas podem causar um grande problema para as lojas e graves acidentes para os consumidores. A responsabilidade da logística da sua empresa é muito grande e precisa ter um foco significante.

4. Escolha uma boa plataforma de vendas

Um dos principais papéis de uma plataforma de vendas é garantir a segurança dos usuários durante a navegação na loja online e facilitar o processo de compra deles. Por isso, grande parte dos feedbacks negativos e reclamações sobre possíveis dificuldades podem ser evitadas com um investimento em uma boa plataforma de vendas.

A criação de uma loja virtual e marketplaces são estratégias importantes que podem fazer um negócio se desenvolver, principalmente no segmento automotivo. Esses formatos garantem a credibilidade em transações comerciais e nos processos de pagamentos.

5. Invista em diferentes formas de pagamento

Quanto mais formas de pagamento a sua loja virtual conseguir proporcionar aos clientes, melhor será o nível de satisfação deles. Por isso, invista nessa estratégia para que os consumidores tenham mais facilidade de adquirir seus produtos e peças automotivas. Tenha em mente que você vai trabalhar com muitas pessoas diferentes e com preferências por diversas formas de pagamento.

Uma ferramenta muito interessante para a sua loja virtual é o Yapay. A plataforma é uma ótima solução para você receber pagamentos com bastante flexibilidade, atender as necessidades do seu e-commerce e vender por meio da internet com mais segurança.

6. Busque se diferenciar da concorrência

Buscar novos conhecimentos sobre o mercado de peças automotivas é muito importante, mas conhecer a concorrência para poder se diferenciar dela é fundamental. Faça pesquisas de mercado, peça opiniões e estude os negócios que seus concorrentes fazem para saber qual a melhor estratégia.

Para se diferenciar, conheça as necessidades do seu público. Nesse nicho específico automotivo, é fundamental que o negócio invista em novidades para melhorar a experiência do cliente.

Os clientes que gostam desse segmento consomem muito mais do que um simples carro, mas a experiência de dirigir e todo o glamour que isso traz. Investir em estratégias de marketing digital, com grande atividade nas redes sociais, também é uma ótima opção para sair na frente da concorrência.

7. Invista em marketing digital

É fundamental que a sua loja invista em marketing digital com o objetivo de melhorar o atendimento e proporcionar o máximo de informações possível aos clientes. O conteúdo divulgado nas redes sociais é importante para medir o que os seus consumidores estão querendo assistir e o que estão querendo comprar. É essencial utilizar todas as ferramentas para atrair e chamar a atenção para a sua loja.

Investir em marketing digital é uma estratégia que é capaz de proporcionar conteúdos para engajar as pessoas. Isso faz com que você consiga se diferenciar da sua concorrência e melhorar a relação com os seus consumidores, tendo muito menos custos do que se fosse investir em estratégias do marketing tradicional, como panfletagens e comerciais em outros canais de comunicação.

O marketing digital é fundamental para a sua loja virtual construir uma audiência qualificada e ganhar credibilidade perante o mercado. Produza conteúdos que mostrem a qualidade dos seus produtos, como são feitos os serviços, como funciona a logística e, principalmente, que sejam criativos e chamem a atenção dos consumidores.

Vender acessórios automotivos pela internet requer muita organização e, principalmente, planejamento. É essencial investir em pesquisas e entender o mercado para que o seu negócio se desenvolva e seja um sucesso. Estude o seu público-alvo, pesquise os melhores fornecedores para fazer parceria com a sua loja, invista em marketing digital e escolha uma boa plataforma de vendas. É muito importante buscar a diferenciação para não ser apenas mais um e-commerce, e sim uma loja que agregue valor aos clientes.

E aí, gostou das nossas dicas para começar a vender seus acessórios automotivos pela internet? Então assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nosso assuntos.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 dicas para começar a vender acessórios automotivos pela internet
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *