Qual a importância do design thinking para o e-commerce?
Quais as vantagens e como implementar o SAC no meu e-commerce?

Vendas no Dia dos Pais: seu e-commerce não pode perder essa data

Publicado em: • Última Atualização:

Presente no calendário de datas sazonais para o comércio, as vendas no dia dos pais já figura como um importante data, semelhante ao dia das mães e dia das crianças.

A tendência é que a data movimente próximo a R$ 3 bilhões em vendas, grande parte pelo e-commerce que poderá representar aproximadamente 65% do total dessas vendas.

Aproveitando a demanda, as altas cifras geram oportunidades e a melhor dica é sempre a antecipação com o planejamento para fornecer aos seus clientes uma experiência de compra que o transforme em um comprador recorrente.

Escolha produtos com potencial de vendas

As famosas “lembrancinhas” já não são as melhores opções para agradar os pais, visto a evolução que se mostrou no segmento. Em 2018, o ticket médio dos produtos vendidos via e-commerce foi de aproximadamente R$ 462, segundo análises realizadas.

Nos anos anteriores, os presentes que constavam como os mais populares eram smartphones, notebooks, tablets e outros eletrônicos; porém no último ano, o segmento de beleza masculina (cremes, shampoo, perfumes) e lifestyle (tênis, vinhos e relógios de pulso) apresentaram a maior crescente, se destacando das demais categorias com aproximadamente 22% de aumento.

Uma análise realizada pelo Google indica que na segunda semana de julho, entre os dias 08 e 18, há um crescimento de 3% nas buscas em categorias como: eletro, móveis e smartphones.

Na última semana de julho, cresce o interesse por itens como smartphones, bolsas, relógios; porém já próximo a data cresce o fluxo nas categorias de varejo, com destaque para smartphones, calçados esportivos e perfumes.

Com base nesses estudos realizados, uma estratégia que está apresentando de forma positiva é reforçar o estoque desses produtos e, ao mesmo tempo, oferecer vantagens e benefícios aos clientes (preços, brindes e cupons).

Planejamento do fluxo de vendas no dia dos pais

O Serasa Experian realizou uma análise na semana de 06 a 12 de agosto de 2018 e constatou que houve uma variação positiva das vendas de aproximadamente 3,9% em relação ao período equivalente do ano anterior (07 a 13 de agosto) e no final de semana do Dia dos Pais (10 a 12 de agosto), houve aumento de 1,1% em todo o Brasil, comparando com o final de semana equivalente ao do ano anterior (11 a 13 de agosto).

O planejamento do fluxo de vendas pode impactar diretamente na experiência que irá oferecer ao seus usuários; como tempo de carregamento do site, produtos esgotados, preços atrativos, entre outros fatores.

Para as lojas com histórico de dados de vendas, é importante analisar as informações para projetar suas metas e objetivos para o próximo período.

Com base nessas informações analisadas, é possível reajustar o estoque, adquirindo um estoque maior e mais assertivos dos seus produtos. Desta forma é possível uma negociação estratégica com fornecedores e parceiros, alavancando o número de oportunidades e benefícios que podem ser oferecidos aos seus clientes.

Seleção de fornecedores

Quando o presente é para uma data especial como o Dia dos Pais, os itens normalmente contêm um apelo emocional maior e até exclusivo.

Se o consumidor enfrentar algum tipo de dificuldade, a frustração será totalmente voltada sobre a loja, prejudicando a marca e a recorrência de compra.

Produtos com uma excelente qualidade são de extrema relevância, visando a satisfação do cliente. Desta forma evitam-se problemas como quebras e avarias ou mesmo a devolução do produto.

Quais os melhores canais de vendas 

Com o avanço da tecnologia no marketing digital, a oferta de produtos apresenta uma relevância e alcance imensurável. No momento de escolher os canais, é importante analisar o tipo de produto e o público-alvo que se deseja alcançar.

Apostar nesses canais de vendas cria a oportunidade de ampliar a abrangência geográfica do negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes.

Além disso, a venda nos marketplaces apresenta diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online, porém as vendas no Dia dos Pais com a loja virtual ainda é a melhor escolha para personalização da experiência.

Redes sociais e seu poder

É fundamental que o seu e-commerce esteja nas redes sociais, visto que, atualmente, as pessoas estão mais conectadas e desta forma surge uma excelente oportunidade de divulgação das ações para as vendas no Dia dos Pais.

É importante que os conteúdos estejam adequados com a comunicação nas redes sociais trabalhadas e que a identidade visual siga a mesma criada para o e-commerce. Com isso, os consumidores conseguirão identificar com facilidade a sua campanha promocional.

Envie e-mail marketing

O e-mail marketing é outra excelente alternativa para atingir os consumidores com estratégias segmentadas e personalizadas para a data.

Desta forma, a estratégia se torna uma ótima opção para campanhas de datas comemorativas, sendo possível ofertar produtos exclusivos e ainda captar usuários para o restante do ano.

A segmentação deve ser ideal para a proposta do e-mail e em conjunto a personalização deve seguir a identidade visual da campanha.

Os conteúdos e títulos devem ser atrativos e também é necessário ter o call-to-action (chamadas para ação). 

Interação com avaliação dos consumidores

Incentive a interação com os consumidores, para que enviem fotos e vídeos de seus pais reagindo ao receber os presentes adquiridos em sua loja virtual. Desenvolva uma hashtag, utilize as fotografias para divulgação ou até mesmo, crie um concurso nas redes sociais com as fotografias e vídeos.

Outra opção de interação são as landing pages, sendo excelentes formas de aumentar a base de leads do seu e-commerce e assim, saber quais as pessoas que estão realmente interessadas nos produtos da sua loja virtual.

Para uma campanha de vendas no Dia dos Pais, você pode oferecer em uma landing page algum material rico que tenha relação com a data, assim como descontos para ser utilizados no empreendimento em determinado período.

Nas landing pages, as pessoas só possuem acesso aos conteúdos ou descontos depois de preencherem algumas informações pré-determinadas como nome, e-mail e produtos de interesse, por exemplo.

Logística perfeita

É fato que com as datas sazonais existem prazos de entrega exatos e uma decepção neste momento, é totalmente insatisfatórios para o cliente.

O lojista precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente. Os prazos de entrega também precisam ser realistas, de modo a não gerar frustração para o cliente.

Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente, apostando na transparência.

Layout e design para atração

O objetivo é a visibilidade da loja virtual e desta forma as cores vibrantes, materiais diferenciados e até interação emocional para atrair a atenção do cliente, são válidos.

É importante que os usuários sejam atraídos pelo visual inusitado e inovador  apresentado. Assim, as informações oferecidas aos clientes na fachada devem comunicar questões estratégicas para o negócio.

Existem as vitrines que têm como principal atribuição vender, desta forma, deve seguir o conceito da loja como um todo e não apenas ser mais uma simples instalação.

Seguindo o que falamos acima, cada item deve ser oferecido para o público-alvo ideal e a personalização acompanha isso.

A diversidade de itens pode ser uma boa opção, como vale-presente, kits promocionais por faixa de preço ou por grupo de produtos e pacotes de serviços.

Outra ótima opção são as embalagens para valorizar um produto, podendo optar por embalagens especiais e diferentes para cada data específica.

Conclusão

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para o lojista conquistar mais clientes e ampliar as vendas online. Apostar em entregas eficientes e de qualidade é um caminho promissor para garantir a fidelização dos novos clientes, o que gera efeitos positivos ao longo prazo.

O Dia dos Pais pode funcionar como um ótimo termômetro para as vendas no Dias das Crianças, Black Friday e Natal, por ser a primeira data comemorativa geral do país no segundo semestre.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Vendas no Dia dos Pais: seu e-commerce não pode perder essa data
4.8 (95.2%) 25 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *