Dicas para aumentar suas vendas em múltiplos canais

Uma estratégia importante para quem vende no e-commerce e busca ampliar o mercado de abrangência, é vender em canais variados. Loja virtual, […]

Uma estratégia importante para quem vende no e-commerce e busca ampliar o mercado de abrangência, é vender em canais variados.

Loja virtual, física, marketplaces abrangentes e de nicho, todos os canais se transformam em agentes de comunicação da sua marca e dos seus produtos. Desta forma, os anúncios têm mais chances de serem vistos, aumentando também, consequentemente, a venda. 

Porém, o empreendedor precisa ter em vista que vender em canais variados também é um trabalho que pode resultar em mais funções administrativas e é preciso ter cuidado para manter a organização dos processos internos para não causar ruídos na experiência de consumo do cliente.

Confira algumas dicas para aumentar as vendas sem perder o controle do seu negócio: 

Gestão integrada:

O ERP é um software usado para cuidar de diversas operações da empresa, como, por exemplo, gestão de estoque, cadastros, compras, controle financeiro, logística, entre outras.

Com a ferramenta é possível unificar a gestão, mesmo se as vendas forem em canais variados e tudo estará atualizado em tempo real. O termo ERP vem do inglês Enterprise Resource Planning, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”, e é uma ferramenta de gestão para administrar o seu negócio de forma simplificada.

O ERP também gera notas fiscais e integra o setor de logística, processos estes feitos de forma rápida e descomplicada, facilitando a vida do empreendedor e também melhorando a experiência de compra do consumidor. 

Estoque organizado:

Vender em múltiplos canais sempre terá o desafio do estoque, que é conciliar as vendas em diversos canais sem perder o controle de estoque.

Para isso, com a gestão integrada ao ERP já é possível também automatizar esta parte, por isso, lembre que a experiência de compra do consumidor está diretamente relacionada com a organização do estoque, pois atrasos e falta de produtos estão geralmente atrelados a problemas no estoque. 

Opções de pagamento:

Na hora de finalizar a compra, o cliente deseja escolher o formato de pagamento que melhor se adéque à sua realidade. Seja cartão, boleto ou PIX, é preciso estar com o seu negócio preparado para receber todos os tipos de pagamento.

Quando há vendas em múltiplos canais, as entradas são variadas, mas também é preciso fazer o fluxo de caixa acontecer de forma fluida. O controle financeiro também deve estar unificado e automatizado, para que o administrador tenha uma ampla visão dos recursos disponíveis. 

Parceiros logísticos:

A entrega é outro ponto delicado para quem vende em canais variados. Tenha sempre contatos de bons parceiros logísticos para poder entregar ao seu cliente os produtos dentro do tempo estimado. No e-commerce, a premissa básica é garantir que o que foi vendido seja entregue ao consumidor de maneira rápida.

Os negócios do nosso tempo exigem que tenhamos presença digital, formada também pela venda em múltiplos canais. Mas para isso, garanta a organização interna para que a operação siga em crescimento exponencial de vendas.

A tecnologia está presente para nos auxiliar e o e-commerce é a prova disso, com o auxílio de um sistema de gestão de confiança é possível vender de forma ampla e com a gestão unificada.

Desta forma, é possível o empreendedor pensar de forma mais criativa e dinâmica, criando estratégias de venda, campanhas interessantes e expandindo seu mercado através de novos canais de venda. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário