Os benefícios do Gateway de Frete para e-commerce
É bom ficar de olho! Instagram lançou checkout nativo em contas de usuários americanos

Venda mais aos finais de semana seguindo essas dicas MA-TA-DO-RAS!

Publicado em: • Última Atualização:

É fato que aos finais de semana geralmente estamos mais descansados e com melhor humor. Isso representa uma boa oportunidade para os lojistas, que, planejando com antecedência e segmentando seu target (público-alvo) devidamente, podem superar seus recordes de vendas.

Se você já tem um ótimo desempenho de faturamento em sua loja virtual neste período, saiba que está acima da média. Mas isso não é motivo para relaxar; tudo pode ser melhorado sempre. Quer saber como? Dá uma olhada nas dicas que preparamos para fazer seu e-commerce bombar:

Saiba escolher a oferta

“Só um desconto” pode não impulsionar as vendas como você imaginava. Ache o timming e o nicho certo para dar o gás que faltava em sua oferta e, por tabela, ainda fidelize clientes.

Dá pra criar muitas ofertas diferentes: descontões de toda a loja com X% OFF, R$ X OFF em determinado produto, compre dois e ganhe o terceiro etc.. Escolher a melhor estratégia para a sua loja virtual é essencial para ter sucesso, afinal, é indispensável avaliar se é vantajoso financeiramente, se é interessante para seu público, entre outros fatores. Se você não sabe como fazê-lo, mas quer vender mais, vem comigo!

Converse com seus clientes

Faça uma enquete em suas redes sociais, dispare e-mails, WhatsApps ou estruture um formulário de pesquisa para inserir em seu e-commerce. Existem várias ferramentas gratuitas para isso – a exemplo do Google Docs. Dá para coletar muitas informações valiosas com esse tipo de ação.

Entenda qual seu objetivo inicial

Claro que todos nós queremos vender mais sempre, mas devemos analisar de pertinho esse objetivo para entender que o caminho até lá tem etapas e metodologias distintas.

Se você está tentando conquistar novos clientes por exemplo, vale testar um cupom de desconto inicial. Se a ideia é manter a fidelização de público, vale enviar um brinde com sua marca para os clientes especiais que tenham uma frequência maior de compra. Esse tipo de gesto pode gerar mídia espontânea e agregar valor à sua marca.

Esteja por dentro dos custos

Tenha na ponta da língua se tal ação valerá ou não a pena para seu negócio. Cupons de desconto ou promoções podem soar como um corte direto na margem de lucro num primeiro momento, mas, uma simples equação pode ajudá-lo a entender se é ou não financeiramente vantajoso: use (preço de varejo – custo) / (preço de varejo) para determinar a margem de lucro e saber quantas vendas terá que fazer para planejar a rentabilidade.

Não perca o timming

Programe-se com antecedência para não perder nenhuma oportunidade. Monte o calendário anual do seu negócio e mantenha o olhar apurado para as ocasiões que possam aparecer no meio do caminho.

Uma mudança na indústria ou um caso como o da Bettina da Empiricus por exemplo, podem dar margem para uma mudança rápida e pontual na estratégia, acarretando um número alto de conversões.

Alinhe mensalmente seu calendário com as tendências do mercado e faça uma análise retrospectiva do que foi executado nos últimos meses para entender se será ou não necessário efetuar mudanças.

Aproveite as redes e amplifique o alcance da sua loja online

Planeje e desenvolva os conteúdos para as publicações de redes sociais previamente definidas. Nesse momento, é indispensável pensar na parte gráfica e textual para que elas de fato “conversem” com seu target (público-alvo). Dessa forma, fica mais fácil antecipar as campanhas anuais ou de férias em Facebook, Instagram ou qualquer outra rede que você utilize.

Em termos de sociais, é importante lembrar que cada plataforma se comporta de uma maneira. Os principais canais são Facebook e Instagram, mas nada impede que você se dê bem também no Twitter, Youtube, WhatsApp ou em outra rede. Vale fazer o teste.

Não esqueça da sua base de e-mails!

A solução de e-mail que você utiliza (se não usa, comece já!) disponibiliza análises e informações valiosas sobre sua base, o que o ajudará a tomar decisões mais apropriadas e otimizar o budget (orçamento) das campanhas.

Aproveite as oportunidades

Conquistar pessoas felizes e com tempo livre parece mesmo mais fácil, não é? Use isso a seu favor e antecipe seu planejamento de Marketing para executar ações corretamente e converter ainda mais e melhor!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Venda mais aos finais de semana seguindo essas dicas MA-TA-DO-RAS!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *