6 dicas para aumentar seguidores do seu e-commerce no Instagram
Porque você deve parar com o rateio de custos fixos, agora!

Venda de réplicas na internet é permitido? Entenda mais sobre o assunto!

Publicado em: • Última Atualização:

É muito comum que empreendedores de primeira viagem tenham dúvidas sobre a legalidade da venda de réplicas na internet. Considerando que um e-commerce é um negócio como outro qualquer, para trabalhar com vendas online é preciso obedecer às leis do país, caso contrário, você vai sofrer as devidas punições.

Então, na hora de abrir seu negócio é importante trabalhar apenas com produtos originais e nada de cópias. Neste post, vamos tirar suas dúvidas sobre a legalidade de vendas de réplicas na internet, mas primeiro, vamos explicar a diferença entre uma réplica e um produto falsificado. Vamos lá?

Qual a diferença entre réplica e falsificação?

Réplica

Uma réplica é a reprodução perfeita de um produto, mas utilizando uma matéria prima mais acessível. Nesse caso, a produção das imitações é autorizada pelo fabricante do produto original, pois dessa forma, ele consegue alcançar um determinado tipo de público, que tem um poder aquisitivo menor do que os clientes habituais.

Podemos citar como exemplo a fabricação de réplicas de carros colecionáveis em miniatura. Nesse caso, os produtos são fabricados em modelos idênticos aos originais ou utilizando matéria prima mais acessível.

Vale ressaltar que, para que um produto seja considerado uma réplica é preciso que o fabricante do item original tenha autorizado a produção da imitação. Caso contrário, estamos falando de falsificação — pirataria.

Falsificação

Produtos falsificados são aqueles produzidos sem a autorização da empresa detentora dos direitos da marca. Sendo assim, roupas, sapatos, relógios e diversos outros itens são fabricados imitando marcas famosas, utilizando até mesmo, um logotipo idêntico ao do produto original.

Os produtos falsificados são confeccionados com matéria prima mais barata e sem aquele rigoroso controle de qualidade de marcas famosas.

Apesar de ser comum a venda desse tipo de produto em lojas online, isso é crime e o empreendedor que vende falsificações pode pagar multas e ainda ter sua mercadoria apreendia e destruída.

Embora muitas pessoas comprem produtos falsificados cientes da procedência deles, é comum que muitos consumidores sejam enganados, pois muitas vezes, a falsificação é tão perfeita que as pessoas sequer notam que se trata de um produto pirata.

É permitida a venda de réplicas em uma loja online?

Levando em consideração o conceito de réplicas, a venda desses produtos não é ilegal. Mas, vamos lembrar que as pessoas sempre confundem a falsificação com réplica, ou seja, compram uma bolsa com o logotipo da Louis Vuitton, por exemplo, mas que não foi fabricado pela empresa. Isso é uma falsificação, o que é crime no Brasil.

Caso você tenha autorização da marca do produto original para criar réplicas, não haverá problemas com seu modelo de negócio.

Uma prova disso é que estilistas famosos fazem parcerias com lojas como Riachuelo e C&A, que são voltadas para o público que não tem poder aquisitivo muito alto para adquirir roupas e acessórios de luxo.

Como começar a vender réplicas em uma loja virtual?

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato com a marca detentora dos direitos do produto original e propor uma parceria. Depois, você pode criar seu negócio online para começar a vender. A seguir, vamos dar algumas sugestões para você. Confira!

Faça parcerias com marketplaces

Bom, se você vai trabalhar com um produto legal, não há problemas em vender réplicas em marketplaces. Há diversas opções como Shoptime, Americanas e Mercado Livre, mas esses são apenas alguns exemplos.

No Facebook é possível criar uma loja online para vender seus produtos e faturar um dinheiro. Além do marketplace da rede social, ainda há diversos grupos de compra e venda com milhares de membros.

Utilize o Instagram

O Instagram já não é somente uma rede social para compartilhamento de fotos, mas também é uma excelente ferramenta de vendas. A plataforma permite a criação de diversos tipos de anúncios, que podem ser segmentado para atingir o público que você deseja. Com um orçamento enxuto é possível alcançar um bom número de pessoas.

Crie seu e-commerce

Essa é a melhor opção para trabalhar com venda de réplicas na internet. Com uma loja virtual, as vendas ficam mais organizadas e o trabalho também é mais fácil. Isso porque o cliente já entra no site e faz o pedido, assim você terá o trabalho de organizar a logística para a entrega do item que foi pedido.

Além disso, para que um consumidor possa comprar em sua loja, ele deve fazer um cadastro. Dessa forma, você tem um banco de dados com contatos de diversas pessoas, o que possibilita a criação de campanhas de marketing direcionadas de acordo com os interesses do consumidor.

Quais são as melhoras práticas para a venda de réplicas no e-commerce?

Embora a venda de réplicas na internet seja legal e uma boa opção para começar seu negócio é preciso seguir algumas boas práticas para ter sucesso nos negócios. Veja quais são elas!

Preze pela qualidade no atendimento

Pessoas que compram na internet estão em busca de atendimento rápido e eficiente. Então, para se comunicar com seu cliente de forma satisfatória, lance mão de chats online, tenha presença nas redes sociais e adote o e-mail como meio de comunicação.

Cumpra os prazos de entrega

A logística de um e-commerce é um dos setores que merece maior atenção, pois dela depende o sucesso do negócio. Não adianta ter uma loja bacana, produtos de qualidade, investir em marketing e pecar no prazo de entrega. Isso porque os clientes não gostam de ficar esperando muito tempo por uma compra.

Então, organize a logística para que todos os produtos sejam entregues dentro do prazo e em perfeito estado.

Venda produtos de qualidade

Como já citamos ao longo do post, a venda de réplicas na internet só é crime se os produtos forem comercializados sem a autorização da detentora dos direitos da marca do bem original. Então além de trabalhar somente de forma legal, você ainda deve produzir produtos de qualidade.

Caso você trabalhe com revenda, deve procurar saber se o fabricante da réplica tem autorização para produzir aqueles produtos, além de atestar a qualidade deles.

Ter todos esses cuidados na hora de trabalhar com venda de réplicas na internet vai livrar você de dores de cabeça como reclamações de clientes e problemas na justiça.

Gostou do post e quer repassar essas informações para seus amigos? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Venda de réplicas na internet é permitido? Entenda mais sobre o assunto!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *