O que é SSL e qual é a importância dele para o meu e-commerce?
O que o consumidor procura em uma loja infantil online?

Veja como fazer uma landing page para e-commerce que converta

Publicado em:

Uma landing page (em uma tradução direta, “página de aterrissagem”) tem como finalidade capturar o tráfego de visitantes para gerar vendas. Elas são muito importantes para o marketing digital, por aumentarem a taxa de conversão de um negócio.

E-commerces geralmente utilizam landing pages para apresentar as características principais de um produto específico disponível para venda ou da própria loja virtual. O intuito é incentivar a ação de compra.

Desse modo, diferenciam-se de landing pages que solicitam a assinatura de uma newsletter, com o intuito de estabelecer uma comunicação por e-mail com os visitantes. Também distam de landing pages que dão a opção de baixar um e-book, cujo objetivo é promover um negócio ofertando material relevante para o seu público-alvo.

Landing pages podem ser grandes aliadas para as estratégias de um e-commerce, fortalecendo os processos de atração e conversão dos visitantes da página em leads. Logo, é preciso estabelecer meios de tornar essas páginas mais adequadas e atrativas para o usuário, de modo que a conversão seja otimizada.

No artigo de hoje, daremos dicas de como fazer uma landing page para e-commerce que seja capaz de converter. Siga lendo o texto e boa leitura!

Use cores chamativas

As cores têm um papel importante na atração da sua landing page. Sendo assim, não subestime o poder delas, já que podem determinar o sucesso ou fracasso da estratégia de conversão online do seu e-commerce.

Trabalhe com cores chamativas que contrastam entre si. Você pode destacar as suas chamadas principais para conversão em cores quentes, como vermelho e laranja.

Capriche no layout da sua landing page, trabalhando a harmonia de cores para tornar a página mais agradável ao olhar dos visitantes. Ao escolher as cores de fundo da página, tome o devido cuidado para manter a legibilidade do texto.

Tenha um CTA convincente

Um CTA, sigla em inglês para call to action (ou chamada para ação, em português), é um convite para que o visitante decida tomar uma ação pensada previamente por você. O CTA é um gancho para capturar de vez o interesse de quem visita o site, de modo a fazê-lo realizar algo.

Crie uma chamada que seja clara e estimulante para que a pessoa se sinta convidada a fazê-la o mais breve possível. Seja assertivo para a sua audiência, informando o que você quer que eles, de fato, realizem em seguida. Mantenha os botões de CTA sempre visíveis na landing page do seu e-commerce e seja persuasivo, utilizando formas verbais no imperativo.

Disponibilize imagens relevantes

Se você está interessado em como fazer uma landing page de sucesso, deve considerar que as imagens têm um grande poder informativo. As imagens conseguem atrair a atenção do visitante mais rápido do que o texto no momento em que devem transmitir uma mensagem.

Levando esse fator em consideração, utilize imagens representativas para a sua oferta. As fotos devem ilustrar bem aquilo que você está oferecendo de modo qualitativo. Logo, dispense imagens genéricas que em nada representam o seu e-commerce.

Seja objetivo na informação

Sua landing page precisa ter um propósito bem definido. Você deve decidir, por exemplo, se quer obter dados do visitante para gerar relacionamento ou vender apenas um determinado produto do seu e-commerce. O objetivo, além de bem-esclarecido, deve estar alinhado às suas estratégias de marketing digital.

O propósito da landing page deve ser especificado com títulos claros e textos descritivos, em uma linguagem bem direta, que não deixe dúvidas sobre os produtos. Ao produzir o texto, não se esqueça de usar as palavras-chave ideais, para que a landing page do e-commerce seja facilmente encontrada nos mecanismos de busca.

Evite colocar muita informação. Em uma landing page, não é necessário falar tudo sobre a sua oferta de modo a esgotar o tema. Comente apenas sobre aquilo que realmente importa. Tenha em mente que é um verdadeiro desafio captar o tempo de atenção do leitor médio de internet.

Logo, nada de páginas contendo textos extremamente longos e cansativos para a leitura. Landing pages devem ser pontos de conversão rápidos. Sendo assim, não crie obstáculos desnecessários.

Evite links e menus

A landing page deve ser uma página única, que não promove a distração. Assim sendo, deve estar separada do seu e-commerce. Essa página de destino deve ter o objetivo único de promover a conversão. Pensando nisso, trabalhe para eliminar quaisquer elementos que possam desvirtuar os visitantes desse propósito.

Procure inserir links no texto com moderação. Embora possam levar a informações valiosas, o visitante pode acabar saindo da sua landing page quando clica nos links, o que afeta as possibilidades de conversão. Ao longo do texto, redirecione o leitor para outra página apenas se for realmente necessário para a compreensão da respectiva oferta do e-commerce.

Já os menus, por outro lado, são completamente dispensáveis. O caminho para a conversão deve ser sempre claro na sua landing page. Dessa maneira, o único modo de o visitante sair dela deve ser por meio do CTA.

Resista à tentação de colocar menus para formas de contato, cases ou blog do e-commerce. O propósito da landing page é converter por meio de formulários da página e botões de ação próprios.

Monte um bom formulário de contato

O formulário é responsável pela conversão. Em sua montagem, procure pensar de forma equilibrada sobre o número de informações que o usuário deverá preencher e qual o número de leads que você deseja obter com a sua landing page.

Quanto mais informações você solicitar, menor será a taxa de conversão dos usuários. Com isso em vista, considere o tamanho do seu formulário, solicitando aos visitantes apenas dados imprescindíveis.

Outros meios de como fazer uma landing page com o objetivo de conversão são utilizar formas diversas de conteúdo multimídia de qualidade ao longo da página, como vídeos e infográficos, otimizar o site para visualização em aparelhos móveis e fazer testes A/B, apresentando versões diferentes da mesma página.

Você pode ainda criar landing pages diferentes para públicos e produtos diversos do seu e-commerce. As vantagens de utilizar landing pages são inúmeras. Uma landing page é um verdadeiro cartão de visitas para o seu negócio e pode influenciar bastante no seu número de vendas. Procure causar um bom impacto com elas. Para isso, siga nossas boas práticas e crie a landing page ideal para o seu e-commerce!

Gostou do nosso artigo sobre como fazer uma landing page para e-commerce que gere conversão? Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber muito mais conteúdos como este!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Veja como fazer uma landing page para e-commerce que converta
3.7 (73.33%) 3 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *