Vantagens de um sistema ERP em nuvem

O processo de transformação digital já não é algo de agora.  Precisamos estar prontos para o mundo cada vez mais conectado digitalmente, […]

O processo de transformação digital já não é algo de agora. 

Precisamos estar prontos para o mundo cada vez mais conectado digitalmente, na vida profissional e também na vida pessoal. Hoje parece impensável que há alguns anos atrás (e até mesmo em algumas empresas que ainda não se digitalizaram completamente), a rotina de gestão era baseada em planilhas, pastas físicas e papeladas intermináveis. 

O sistema de gestão ERP surgiu para facilitar os processos diários e unificar a organização da empresa, números, compras e vendas, além de integrar o estoque, emitir notas fiscais e realizar integrações logísticas e a marketplaces. 

Isso tudo não é novidade, o que é preciso atentar para manter a sua empresa em total conectividade, seja em profissionais trabalhando em home office, ou de forma remota, é a utilização de um ERP online e em nuvem. Conheça um pouco mais sobre as vantagens: 

O que é e como funciona um sistema de gestão em nuvem?

De forma geral, o armazenamento em nuvem permite que o varejista possa gerenciar as tarefas sem sair de casa ou estando em qualquer ambiente e utilizando qualquer dispositivo (tablet, celular, computador). 

O sistema de gestão em nuvem (o cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem) permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Comparado ao armazenamento local, que depende de manutenção e atualizações constantes, o ERP (sistema de gestão) em nuvem funciona de forma automática, salvando também backups. Além da facilidade de gerir remotamente o negócio, outro ponto fundamental é a segurança que o sistema de gestão em nuvem garante. 

O sistema em nuvem também diminui trabalho relacionado a atualizações de sistema e garante que todas as informações fiquem armazenadas de forma segura em nuvem, o que permite aos colaboradores autorizados acessar remotamente o sistema e suas informações. 

Outras vantagens em utilizar um ERP em nuvem:

Organização:

O ERP por si só já contribui muito para a organização da empresa, o sistema estando em nuvem permite que o gestor analise os resultados, e também as falhas, e ainda acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa. 

A manutenção do fluxo de caixa, por exemplo, pode ser feita em tempo real e de forma automatizada. Com isso, todas as informações são atualizadas automaticamente e o gestor pode tomar decisões mais precisas, evitando erros que levam a desperdícios.

Integração:

Em tempos de trabalho remoto, é importante que todas as informações de compras, vendas, estoque ou entregas estejam atualizadas no sistema, mesmo que o trabalho esteja sendo feito remotamente. 

Por isso, integrar os setores da empresa através de um ERP é fundamental para que isso aconteça de forma fluida, podendo inclusive, emitir notas fiscais e boleto de qualquer lugar e em qualquer dispositivo. 

Economia: 

Outra grande vantagem do ponto de vista do empresário, é a diminuição de contratação de mão de obra e com as equipes mais enxutas, também aumentam as taxas de produtividade, além dos processos manuais diminuírem as chances de erros

Outra vantagem é que o sistema é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Mobilidade:

Com um sistema de gestão ERP online e em nuvem o trabalho remoto ganha sentido, e o empreendedor consegue fazer alterações, verificar relatórios e acompanhar as vendas de onde estiver. 

Otimização de processos para focar nas vendas 

Gerir o tempo do time de trabalho é tão importante quanto pensar em estratégias de venda. 

Por este motivo, o ERP em nuvem passa a ser um aliado e o empreendedor também pode pensar no trabalho de forma mais dinâmica, sem empecilhos de estar na empresa para atualizar uma venda, por exemplo. 

Sincronizar as informações garante que, mesmo na gestão de múltiplos canais de venda, a gestão se mantenha descomplicada e atualizada. 

Todos os tamanhos de empresas se beneficiam com o formato, desde micro até empresas de grande porte, pois garante segurança da informação e oferece a possibilidade de acessar os documentos em qualquer lugar do mundo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário