Quais as vantagens de um ERP para e-commerce?

Não restam dúvidas que um sistema de gestão integra os setores da empresa, sincronizando informações e automatizando alguns processos. Quando o cenário […]

Não restam dúvidas que um sistema de gestão integra os setores da empresa, sincronizando informações e automatizando alguns processos.

Quando o cenário do negócio é o universo online, o e-commerce, as vantagens de utilizar um sistema de gestão se potencializam, pois, as vendas, as compras, as entregas muitas vezes acontecem sem passar pelo vendedor. Para organizar a operação, vender em múltiplos canais e garantir uma boa experiência ao consumidor, um ERP é uma ferramenta indispensável. 

Nesta época do ano, e em 2020 mais do que nunca com o fortalecimento do e-commerce e isolamento social parcial em muitos estados, os negócios iniciam sua preparação para a maior campanha de vendas do ano: a Black Friday.

Assim, para que as vendas, integrações e entregas ocorram conforme o esperado, um sistema de gestão online é um aliado importante. Conheça as principais vantagens de um ERP online com sistema em nuvem neste artigo.  

Principais vantagens de um ERP para e-commerce

Além da integração dos setores da empresa, como cadastros, compras, financeiro, estoque e logística, o ERP é um facilitador para que o fluxo de informações em tempo real entre os departamentos e faz com que os gestores da empresa tomem decisões mais assertivas baseadas em dados do gerenciador.

Confira os principais pilares do ERP quando o assunto são os benefícios para o seu negócio:

  • Organização: 

Um e-commerce muitas vezes inicia pequeno, com alguns produtos à venda, e gradualmente vai ampliando a operação de forma que o empreendedor acaba perdendo a organização básica se não fizer desde o início.

Utilizar um sistema de gestão único facilita quando ao cadastro de produtos, de clientes, até o controle de compras, estoque e logística.

Desta forma é possível também analisar os resultados, e as falhas, e acertar mais nas tomadas de decisão que impactarão o futuro da empresa. A área financeira, com questões burocráticas, é uma das mais impactadas pela organização através de um ERP, gerando automaticamente boletos bancários e notas fiscais. 

  • Integração:

No contexto atual de vendas, é importante as lojas virtuais estarem integradas a um ou mais canais de vendas como marketplaces.

Isso gera maior visibilidade para o negócio, aumentando as vendas e impactando também na autoridade da loja quanto a venda de determinados produtos. É preciso ir ao encontro do consumidor, e o ERP é uma fonte de integração importante aos maiores players do mercado, sempre mantendo a gestão em um sistema único que centraliza compras, vendas, atualiza estoque e monitora as entregas. 

  • Economia:

Quando a empresa dispõe de um sistema único, com baixo valor mensal e que centraliza a organização do negócio, já acontece uma economia de investimento, mas, principalmente, economia de tempo.

Sendo assim, outro fator que impacta o negócio é a diminuição de contratação de mão de obra, já que as equipes administrativas tornam-se mais enxutas, aumentando também as taxas de produtividade. 

  • Mobilidade: 

Com um sistema de gestão ERP online, o serviço fica em nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar.

Desta forma, em tempos de trabalho remoto, é possível ter acesso a todos os dados e relatórios gerados pelo ERP de onde estiver.

Assim, tudo ficará na internet, disponível quando você quiser. Além disso, já existem muitas soluções prontas, as quais você pode pagar pelo uso, sem precisar comprar de fato a solução. Se não der certo para o seu negócio, basta migrar seus dados para outro sistema. 

  • Experiência do cliente: 

A experiência do consumidor inicia desde a pesquisa facilitada, as informações dos produtos, preço e principalmente prazo de entrega.

O e-commerce está atrelado ao sistema de entrega, e inclusive, representa uma grande fatia da satisfação do cliente em relação à experiência de compra na loja virtual.

O ERP é responsável também por integrações logísticas, o que passa desde a organização do estoque até a entrega do produto na casa do cliente. 

  • Saúde financeira do seu negócio:

O sistema de gestão é um facilitador de processos para quem trabalha no varejo, físico e online. Principalmente quando a operação começa a tomar maiores proporções, e inicia a venda em múltiplos canais, o controle através do ERP se faz fundamental para manter a saúde financeira e a visão ampla do negócio. 

A possibilidade de gerenciar sua loja virtual em um sistema único, desde o cadastro dos produtos até a entrega dos pedidos é um grande facilitador. 

O ERP auxilia o empreendedor na otimização trabalho e diminuição de chances de erros, no gerenciamento de estoque e agilidade na organização das operações, no controle de finanças e automatização de documentos burocráticos, e também proporciona uma melhor experiência do consumidor. 

Outras vantagens para o empreendedor de e-commerce: 

Já deu pra notar que um ERP faz toda a diferença na administração dos principais pontos de um negócio online. Mas além disso, outras operações também tornam-se facilitadas e é importante destacar já que o sistema conta com ferramentas úteis que centralizam as ações em uma única plataforma. Confira outras vantagens:

  • Processos burocráticos automatizados: 

A parte fiscal e legal como emissão de notas fiscais e boletos bancários é feita através do ERP e com os cálculos de impostos e a importação das vendas realizadas em sua loja virtual. Um grande facilitador!

  • Preparo dos produtos agilizado: 

De forma automática, os pedidos feitos em sua loja virtual são recebidos automaticamente pelo sistema juntamente com os dados do comprador e pedido.

Dessa forma, a nota fiscal e a etiqueta são emitidas sem precisar digitar informações novamente. O sistema também controla o estoque, desde o cadastro dos produtos até as vendas realizadas. 

  • Integrar operações físicas e virtuais: 

O sistema ERP integrado a loja virtual também possibilita centralizar a gestão de ambos os canais, evitando equívocos especialmente no controle de estoque e vendas realizadas. 

O ERP auxilia o trabalho do empreendedor de e-commerce e mantém o fluxo operacional fica organizado, agilizando os processos e ganhando tempo e eficiência na rotina diária.

A ferramenta é um aliado para facilitar o trabalho e organizar a sua empresa para que todas as fases da compra sejam bem sucedidas é o primeiro passo rumo ao sucesso do seu e-commerce. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário