Você sabe o que é redesign dentro de um e-commerce?
MEI para loja virtual: tudo o que você precisa saber

Quais são as vantagens de vender artigos de festa em uma loja virtual?

Publicado em: • Última Atualização:

Vender produtos pela internet tem sido um caminho de grande parte dos comerciantes atuais. O menor custo para manter o negócio (comparados aos de uma loja física) é um dos grandes atrativos dessa escolha. Uma loja de artigos de festa online é uma boa opção de nicho, já que costuma gerar grandes rendimentos.

Apesar de ser um negócio promissor, o lojista precisa ter atenção a alguns aspectos durante esse investimento. É importante se preparar antecipadamente, por exemplo, para os períodos de maior demanda de produtos, deixando o e-commerce sempre abastecido — de forma que não faltem mercadorias na ocorrência de pedidos. Aproveitar oportunidades de boas vendas, como na Black Friday, é outra recomendação.

Também é necessário conhecer bem o público para ser capaz de oferecer sempre mercadorias atrativas. Afinal, não adianta investir em produtos que fiquem encalhados no estoque.

Quer saber quais são as vantagens de trabalhar vendendo artigos de festa online? Continue a leitura!

Possibilidade de vendas o ano todo

Uma das vantagens é o fato do lojista ter possibilidade de vendas em qualquer época do ano, já que são vários os tipos de celebrações que um consumidor pode ter, como aniversários, confraternizações, festas de empresa, casamento, chá de bebê, Natal etc. Apesar de existirem épocas de maiores demandas, as vendas não ficam paradas no restante do tempo.

Também existem os artigos sazonais e os períodos em que costumam haver mais pedidos, como Carnaval e Halloween. Eles viabilizam um faturamento maior do que a média, podendo gerar ótimos retornos financeiros. Nessas épocas, é imprescindível ter boas estratégias e conseguir se planejar para alavancar ainda mais as vendas.

Esse tipo de mercado permite usufruir dos benefícios de se trabalhar com produtos sazonais, mas ao mesmo tempo, sem passar pelas desvantagens que isso gera.

Mais praticidade no processamento de pedidos

As vendas por meio de uma plataforma de e-commerce ficam muito mais organizadas, já que é possível analisar os históricos de cada cliente, como momento do pedido, data da emissão da nota fiscal e o dia em que o produto foi postado. Além disso, a tecnologia permite que pedidos de diversos consumidores sejam processados no mesmo momento — situação que seria impraticável se acontecesse presencialmente.

Com esses dados organizados e a ajuda de sistemas informatizados, a empresa tem mais facilidade para realizar qualquer consulta, caso necessite. Isso faz com que a produtividade do lojista seja maior.

Comunicação mais próxima dos clientes

Pode parecer contraditório, mas as vendas realizadas por e-commerce permitem grande proximidade com o público. Ferramentas como um CRM (Customer Relationship Management) possibilitam conhecer mais sobre o comportamento dos consumidores. Também existem recursos que registram as interações do usuário ao visitar uma página, fazendo um mapeamento das áreas com mais cliques.

A partir desses sistemas, é possível conhecer um pouco mais sobre as preferências do público, como produtos mais pedidos, itens descartados, época do ano de maior demanda etc. Assim, é possível construir estratégias mais atrativas. Um exemplo disso é fazer um plano de e-mail marketing com produtos mais direcionados, deixando a conversão mais efetiva.

Facilidade no monitoramento do desempenho das vendas

Outra vantagem de colocar esses produtos à venda pela internet é a praticidade no monitoramento do desempenho das vendas. Por meio de ferramentas como o Google Analytics é possível avaliar a taxa de conversão, a quantidade de carrinhos abandonados e a taxa de churn de cada processo.

Contar com as vantagens de realizar testes A/B complementa esse monitoramento, deixando mais simples a implementação de melhorias.

Para isso, elabore metas e tenha indicadores de performance. Dessa forma você foca nas métricas mais importantes e consegue comparar o desempenho ao longo do tempo.

Em um comércio físico esse controle é bem mais dificultoso e algumas ações nem podem ser medidas.

Construção da autoridade da marca

Uma das maiores vantagens de empreender pela internet é a oportunidade de construir a autoridade da marca por meio do marketing digital. Usar a estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, faz com que a empresa atinja bons ranqueamentos nos buscadores, tornando-a mais conhecida. Para isso, é necessário focar em ações de SEO.

Marcar presença nas redes sociais e investir em links patrocinados também aumenta o engajamento e garante mais presença digital, o que facilita ainda mais a expansão da empresa.

Alcance e vendas 24/7

Também podemos falar do poder de alcance do e-commerce. Enquanto uma loja física costuma atrair apenas os consumidores próximos da região, vender online alcança pessoas de todo o país. Isso significa que você não precisa fazer um grande investimento no local onde os produtos ficam armazenados e, ainda assim, é capaz de remeter produtos para qualquer parte do Brasil.

Sem contar a possibilidade de fazer vendas em qualquer dia e a qualquer hora, já que não há necessidade de ter um funcionário de plantão para realizar o atendimento ao cliente.

Possibilidade de muitas parcerias

Trabalhar com loja de artigos de festa online possibilita ao gestor realizar muitas parcerias. Gráficas de convites, empresas especializadas em realizar cerimoniais, fotógrafos e e-commerces de doces são algumas das oportunidades para acordos. Ao fazer isso, o negócio tem ainda mais chances de alcance e expansão.

Para tal, procure empreendedores que tenham um perfil de público semelhante ao seu. Observe o que cada um de vocês poderia oferecer de favorável ao outro nesse relacionamento.

Venda de “alegria”

Ter uma loja de artigos de festa online é como trabalhar vendendo o sentimento de alegria. De maneira geral, as pessoas procuram os produtos com a intenção de fazer comemorações e confraternizações. O motivo das compras está em ter momentos agradáveis e felizes. Assim, o trabalho do lojista também costuma ser aprazível.

Essa é, ainda, uma oportunidade de usar estratégias de diferenciação de vendas, proporcionando boa experiência de compras por meio de mais reconhecimento, já que é fácil perceber o valor subjetivo que os produtos propiciam.

As perspectivas para quem deseja empreender digitalmente são otimistas. Uma loja de artigos de festa online, então, é uma ótima opção de ramo para começar, já que são várias as vantagens. Contudo, é sempre recomendado avaliar o cenário e ficar de olho nas tendências, a fim de entender quais estratégias adotar.

Gostou do artigo? Compartilhe-os nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações importantes!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Quais são as vantagens de vender artigos de festa em uma loja virtual?
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.