Diferenças entre UX e UI Design e seus impactos no e-commerce!

Design de UI e design de UX são dois dos assuntos mais confundidos quando se trata de desenvolvimento de software. E isso […]

Design de UI e design de UX são dois dos assuntos mais confundidos quando se trata de desenvolvimento de software. E isso é compreensível. Os termos são geralmente usados juntos — “UX/UI design”. Vistos da superfície, parecem descrever a mesma coisa, mas têm suas diferenças, como explicaremos neste artigo.

Ao final do conteúdo, você terá um bom entendimento do que os diferencia e como eles se relacionam no e-commerce. Continue a leitura e saiba qual o impacto do design em suas vendas!

O que é UX Design?

O design da experiência do usuário (UX) é o processo de pesquisar, desenvolver e melhorar todos os aspectos da interação do usuário com um produto/serviço. O objetivo é criar um produto útil e valioso, além de fácil de interagir e agradável de usar.

Portanto, os designers de UX também estão preocupados com a interface do usuário — e é por isso que as pessoas ficam confusas sobre a diferença entre os dois termos.

Enquanto os designers de UI têm a tarefa de decidir como será a aparência geral, os designers de UX são responsáveis ​​por determinar como a interface opera — como é organizada e como todas as partes se relacionam entre si.

Resumindo, esses profissionais definem como a aplicação funciona. Se funcionar bem, o visitante terá facilidade para atingir seu objetivo. Mas se a navegação for complicada ou pouco intuitiva, é provável que o usuário desista pelo caminho.

É essencial que os designers de UX tenham uma compreensão holística de como as pessoas preferem interagir com seus aplicativos. Por isso, uma qualidade importante para esse profissional é ser guiado por dados e métricas. As tarefas diárias podem incluir:

  • pesquisas sobre o público-alvo, mercado e o produto;
  • arquitetura de informação;
  • fluxos de usuário e wireframing;
  • prototipagem;
  • testes de navegação.

O que é UI Design?

A interface do usuário (UI) é o layout gráfico de uma aplicação. Ele consiste nos botões em que os usuários clicam, o texto que leem, as imagens, os controles, os campos de entrada de texto e todos os demais itens com os quais o usuário interage.

Os designers de UI são designers gráficos — eles se preocupam com a estética. Os profissionais devem garantir que a interface da aplicação seja atraente, visualmente estimulante e com o tema adequado para corresponder ao propósito da marca.

Além disso, eles precisam criar uma experiência harmônica, conectando cada elemento visual (tanto esteticamente quanto em propósito). Com uma boa interface, a aplicação terá uma maior taxa de retenção e conversão de usuários. As responsabilidades de um designer de UI geralmente incluem:

  • design visual: tipografia, botões, cores etc.;
  • design de interação: animação, interatividade e prototipagem;
  • implementação de uma aparência coesa em todos os elementos de design;
  • desenvolvimento front-end.

Quais as diferenças entre UX e UI Design?

Uma maneira fácil de explicar a diferença entre os dois termos é com a analogia simples: imagine que você está projetando uma casa. Enquanto o UX seria o arquiteto, o UI seria o designer de interiores.

A fundação (UX) vem primeiro: seu papel é estabelecer como cada cômodo se conecta e se relaciona com os demais, escolhendo o melhor local para as portas, janelas, escadas e assim por diante.

Assim que a base estiver pronta, você pode pensar na aparência da casa (UI): pendurar quadros de uma forma atraente, escolher um estilo de mobiliário que se adapte ao morador, adicionar utensílios domésticos para facilitar as atividades etc.

Esse exemplo oferece uma analogia de como as responsabilidades são divididas: primeiro, o fluxo lógico de ações e as partes fundamentais são implementadas; em seguida, os detalhes visuais são definidos.

Também dá uma ideia de como a colaboração funciona, com os designers de UX passando seu trabalho e recomendações para a equipe de UI assim que os conceitos básicos forem testados e validados.

Quais os impactos para o e-commerce?

Veja a seguir alguns dos benefícios mais importantes do design de UX/UI em seu e-commerce.

Aumenta as vendas

A analista de marketing Jéssica Marinho afirma que “é muito importante que as duas estratégias (UX/UI) andem juntas para que o cliente consiga, tanto no web quanto no mobile, terminar sua jornada de compra.” Ao melhorar a experiência do usuário, sua empresa obtém:

  • baixo custo de suporte;
  • melhores avaliações;
  • melhor retenção e conversão de clientes;
  • maior participação no mercado.

Reduz os custos de desenvolvimento

Um bom design de UX é a melhor maneira de diminuir os custos de desenvolvimento. Realizar pesquisas e testes de usuário nos diferentes estágios da aplicação significa menos retrabalho e correções de bugs.

Melhora a satisfação e fidelidade do cliente

A satisfação do cliente é a chave para o sucesso de qualquer produto, e os profissionais de UX/UI são responsáveis em garantir isso. Jéssica revela que “desenvolver uma boa experiência de compra é fundamental para causar uma boa primeira impressão. Com isso, a probabilidade de retorno do cliente é maior e a desistência é menor.”

Evidencia as necessidades dos compradores potenciais

A realização de pesquisas de mercado ajudar a identificar as necessidades do público-alvo. Assim, sua empresa não perde tempo (e dinheiro) com recursos desnecessários, e pode direcionar os esforços para áreas de real impacto para o cliente.

Destaca sua marca

Um dos objetivos do design é criar uma identidade de marca. Após um estudo minucioso sobre sua empresa, produto e público-alvo, os profissionais de UX e UI devem criar um ambiente que transmita os valores da marca.

Para aprimorar ainda mais sua experiência de compra e estratégias de marketing, conheça os materiais da Escola de E-commerce. São milhares de conteúdos gratuitos para quem está começando do zero ou quer impulsionar seus resultados.

O UX e UI design envolvem conjuntos de habilidades muito diferentes, mas são essenciais para o sucesso um do outro. Um belo design não pode salvar uma interface desajeitada e confusa de navegar, assim como uma experiência de usuário brilhante pode ser prejudicada por uma interface visual ruim.

Os designs de UI e UX precisam ser executados em harmonia com as expectativas do usuário para criar uma experiência de compra eficiente. Quando tudo está alinhado, os resultados são surpreendentes!

Você sabe o que é redesign de e-commerce? Descubra aqui se a sua loja virtual precisa de uma cara nova!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário