Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital

De forma prática, o Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas com mobilidade e praticidade, pois, facilita […]

De forma prática, o Certificado Digital funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas com mobilidade e praticidade, pois, facilita uma série de transações fiscais. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre os tipos de Certificado Digital, suas funcionalidades e como obter o seu. 

O Certificado Digital utiliza chaves criptográficas — em arquivo digital ou token — para gerar essa identidade exclusiva, e porta informações da pessoa ou da empresa, uma chave que é associada ao CPF ou CNPJ, e uma assinatura digital. 

Conheça os principais tipos de Certificado Digital: 

O Certificado Digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), por isso é importante averiguar se a unidade certificadora que está contratando está habilitada, é isso que garante a legalidade do documento. Entre os principais tipos de Certificado Digital estão: 

e-CPF:

Utilizado por pessoas físicas para a declaração de imposto de renda, contratos e comprovações bancárias, assim como também pode ser utilizado pelo empresário como assinatura digital de documentos legais. 

e-CNPJ:

Utilizado por empresas ou instituições por se tratar de uma versão digital do documento CNPJ da empresa. Através dele, é possível transmitir dados, emitir notas fiscais e entregar declarações, garantindo as informações. 

NF-e:

Através do e-CNPJ é possível emitir notas fiscais, porém o NF-e é ideal para pessoas que possuem funcionários e precisam emitir notas fiscais, sem precisar utilizar o Certificado digital para autorizações. 

Modelos de Certificados Digitais: 

Existem dois modelos de Certificados Digitais: o A1 e o A3. Ambos atendem as funcionalidades de cada certificação, porém, o que muda é basicamente o armazenamento e o prazo de validade. 

Certificado Digital A1:

Com validade de 1 ano, ele é armazenado no computador ou dispositivo móvel. O seu sistema evita operações fraudulentas e nos casos de ameaças virtuais, ele pode ser desativado. Com ele no computador, fica mais simples utilizar a qualquer momento, facilitando a emissão de documentos fiscais de forma rápida. 

Certificado Digital A3:

Com validade de 1 a 5 anos, ele é emitido e armazenado em um cartão token ou diretamente na nuvem. Por conta disso é possível acessar o Certificado de qualquer computador, não precisando estar instalado naquela máquina. 

Existem muitas dúvidas com relação a qual modelo de Certificado Digital escolher, mas, para isso, sempre depende do seu negócio e quais as funções atendem melhor a sua empresa. Seja a mobilidade, a validade maior ou menor, etc. Uma questão é certa: ambos são seguros e importantes para o crescimento e a digitalização do seu negócio. 

Principais vantagens do Certificado Digital: 

Já em muitos casos, não é uma questão de escolha, mas sim, uma necessidade ter um Certificado Digital para facilitar as transações legais da empresa — principalmente em tempos de pandemia. É a identidade da empresa em uma assinatura digital que possui validade fiscal e jurídica. Atualmente, é muito importante empresas públicas e privadas — especialmente no e-commerce, assinarem eletronicamente a fim de desburocratizar processos e agilizar o trabalho. Outras vantagens da utilização do Certificado Digital no seu negócio são: 

  • Segurança: Com a assinatura digital é possível assinar documentos com valor jurídico e garantir a segurança das informações do seu negócio;
  • Sustentabilidade: Também é uma forma de economizar recursos sustentáveis, já que não é preciso deslocar-se para assinar documentos nem imprimir papéis para comprovar transações. 
  • Praticidade: Além de economizar tempo da equipe, também permite que ações contábeis sejam feitas sem complicações. 

Como obter um Certificado Digital confiável?

Alguns passos podem ser seguidos para adquirir o seu Certificado Digital. Sempre escolha uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

Depois da escolha, é preciso comparecer a uma das agências da Autoridade Certificadora com a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. O preço varia conforme o modelo que for adquirido. 

No último ano, devido à pandemia, também passou a ser permitida a emissão do Certificado Digital ICP-Brasil com uso de videoconferência. Porém, é válido somente para o primeiro Certificado Digital, de Pessoa Física e Jurídica, restrito a validade de 12 meses. Podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Para realizar a videoconferência e obter o seu Certificado Digital é simples:

  1. Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento;
  2. Realize o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  3. Envie previamente os documentos exigidos;
  4. Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente.

Utilizar um Certificado Digital traz muitas vantagens para o dia a dia. Com ele é possível ter mais agilidade nas tarefas diárias. Alinhado com um sistema de gestão de sua confiança, a administração do seu negócio passa a ficar cada vez mais digital e facilitada. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário