O que é tráfego pago e como iniciar essa estratégia?

O principal objetivo de todo empreendedor é desenvolver um negócio e conquistar cada vez mais clientes. No entanto, para que isso seja […]

O principal objetivo de todo empreendedor é desenvolver um negócio e conquistar cada vez mais clientes. No entanto, para que isso seja realidade, a marca precisa se tornar conhecida e impressionar novos usuários, que poderão se transformar em potenciais consumidores.

É fundamental, desse modo, colocar em práticas estratégias que te ajudem a aumentar o fluxo de acesso de usuários em seus canais de comunicação. Dentre as diversas maneiras de promover sua marca e aumentar essa visibilidade, está o tráfego pago, um importante aliado tanto para empreendimentos em fase de consolidação quanto para quem deseja somente aumentar as visitas no site.

 

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos neste artigo o que é trafego pago e daremos algumas dicas importantes para investir nessa estratégia.

Acompanhe a leitura e confira!

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é uma estratégia de investir em anúncios publicitários na internet por meio de redes sociais, plataformas de busca e até aplicativos para expor uma marca e atrair visitantes até um site, loja ou landing page.

A ferramenta depende do investimento feito para gerar resultado e alavancar os acessos ao seu site ou blog. Nesse caso, somente a empresa que paga para aumentar a visibilidade de suas páginas que gera tráfego pago.

Diferentemente do tráfego orgânico, que são acessos espontâneos, sem o uso de anúncios, o tráfego pago só ocorre com investimento financeiro. Por isso, são criados anúncios para um público específico por fatores como idade, gênero, localização, interesses e outras características.

Aproveite para ver também: Live: Tudo que você precisa para ter resultados com o tráfego pago

Por que vale a pena fazer esse investimento?

De um modo geral, podemos dizer que investir em anúncios pagos e links patrocinados possibilita que você alcance usuários que ainda não conhecem sua marca ou que não trafegam diretamente em seus canais de forma mais rápida.

Ou seja, o tráfego pago permite que você atraia usuários que realmente apresentam potencial para adquirir seus produtos. Para quem quer vender, isso é muito mais importante do que atrair um grande número de visitantes. Outra vantagem de investir em tráfego pago é que ele ajuda a aumentar a taxa de conversão, otimizando não só o tráfego do site, mas também sua reputação online.

Como iniciar essa estratégia?

Aumentar o tráfego pago é uma tarefa que requer planejamento e comprometimento com a produção de conteúdo. Além disso, os links pagos também são responsáveis por potencializar o alcance das publicações e alcançar um público segmentado, isto é, usuários mais interessados no que está sendo oferecido. Por isso, a estratégia deve ser devidamente implementada.

Pensando nisso, para que sua estratégia de tráfego pago tenha sucesso, separamos algumas boas dicas para suas campanhas. Veja!

Escolha o objetivo da campanha

Em um primeiro momento, o ideal é determinar os objetivos da implementação da estratégia de tráfego pago. Nesse caso, você pode gerar maior reconhecimento da marca, ampliar a visibilidade do site, aumentar o número de downloads de um aplicativo, criar campanhas com o intuito de aumentar o tráfego do seu site, gerar mais vendas, entre outros objetivos.

Defina o público

Para qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental conhecer bem o público que você pretende atingir. Portanto, busque conhecer o perfil dos seus usuários, desde informações demográficas até interesses pessoais, receios e desejos. Além disso, conheça as necessidades do público: entenda as suas dores, qual linguagem eles usam e por quais canais mais buscam informações.

Utilize técnicas de neuromarketing

O principal objetivo das técnicas de neuromarketing é entender qual a influência neurológica que algumas ações de marketing apresentam no comportamento do consumidor, permitindo a compreensão e o desenvolvimento de campanhas mais assertivas.

Nesse caso, para alcançar a mente dos consumidores, você precisa ser capaz de identificar os seus desejos e suas ansiedades. Isso pode ser realizado por meio de gatilhos mentais, por exemplo.

Utilize o lookalike

No marketing digital, o termo lookalike é um modelo estatístico que tem a função de ampliar o alcance de uma audiência, permitindo que um grupo de pessoas se torne mais propenso a comprar seu produto por ser parecido com o seu público. Essa estratégia ajuda, de certa forma, a alcançar pessoas mais próximas da conversão.

Escolha as melhores plataformas

Por fim, é importante que você realize o mapeamento dos canais de comunicação que o seu público costuma trafegar e selecione as plataformas que veiculam anúncios nesses canais. No próximo tópico, listaremos algumas das plataformas mais utilizadas. Confira!

Confira também: Nosso guia completo sobre como criar um anúncio em sua loja virtual

Quais plataformas podem ser utilizadas?

Agora que você já sabe o que é tráfego pago e como iniciar estratégia, chegou a hora de escolher qual plataforma de anúncios você vai utilizar. Conheça, a seguir, as duas plataformas mais famosas!

Google Ads

Sem dúvidas, a plataforma de tráfego pago mais conhecida é o Google Ads, a ferramenta de anúncios do Google. Por meio dela, é possível criar anúncios que colocam o seu site entre os primeiros na página de resultados do mecanismo de busca.

A ferramenta permite a segmentação por informações demográficas, público-alvo, interesses e dispositivos. Um dos benefícios dessa opção é que você pode optar em pagar somente quando o usuário clicar no seu anúncio.

Facebook Ads

Como o próprio nome sugere, o Facebook Ads é responsável pelos posts patrocinados no Instagram e no Facebook. É uma ótima plataforma para trazer clientes para o site do seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca.

Os anúncios são exibidos em um formato de leilão, no qual os negócios disputam espaço de públicos determinados conforme nicho, gosto e preferências. Esse recurso é oferecido pela própria rede social e apresenta várias funcionalidades e recursos para investir em tráfego pago.

É importante ressaltar que embora o Google e o Facebook sejam dominantes, a quantidade de plataformas de tráfego pago que você pode explorar é enorme, e qualquer uma delas pode ser um lugar potencial de anúncios para o seu projeto.

Ao longo deste artigo, explicamos sobre o tráfego pago e como aplicar essa estratégia em algumas das plataformas disponíveis. Agora, basta seguir as nossas dicas para saber quais estratégias são mais eficientes para o seu negócio. Lembre-se de realizar testes e sempre acompanhar os resultados!

Gostou do nosso post? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim você recebe todas as novidades na sua caixa de entrada!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário