TikTok para empresas: quais as vantagens e como utilizá-lo?

Para a maioria das empresas, garantir uma boa presença nas redes sociais é indispensável para obter bons resultados. Isso é ainda mais […]

Para a maioria das empresas, garantir uma boa presença nas redes sociais é indispensável para obter bons resultados. Isso é ainda mais importante para aquelas que atendem às demandas do público mais jovem. Dentre tantas redes sociais disponíveis no mercado, uma que tem ganhado bastante destaque é o TikTok.

Com essa rede social, é possível produzir microvídeos que impactam, engajam e convertem vendas para pessoas de todas as partes do mundo. Para tanto, é preciso saber como usar e entender quais as melhores práticas que já vêm trazendo resultados reais para diversos empreendedores.

Neste artigo, explicamos o que é e como utilizar de maneira eficiente o TikTok para empresas. Ficou interessado? Então não deixe de conferir as próximas linhas!

Qual a importância do TikTok para empresas

O TikTok é uma rede social para criar e visualizar vídeos de curta duração. O boom dessa plataforma digital aconteceu em 2018, quando, alcançou números expressivos em apenas 2 meses, e mesmo nos dias de hoje a plataforma não para de crescer.

Com uma presença de conteúdos em formato de vídeos, um dos formatos mais consumidos no mundo todo, a empresa cativou usuários jovens que publicavam vídeos de até 15 segundos com danças e músicas atuais. Logo, o público jovem começou a baixar o app de maneira exponencial.

Uma explicação para a popularidade da rede social entre os mais jovens é que, com a adesão das pessoas com mais de 30 anos no Instagram, ou seja, os familiares, o público mais novo não se sentia tão confortável em se expor ao julgamento dos parentes mais velhos.

No entanto, marcas de renome começaram a perceber a importância de se posicionar na nova rede social, aumentando ainda mais o alcance dessa plataforma social. Já são mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo!

Esses já são motivos suficientes para que os empreendimentos comecem a buscar espaço e conquistar seguidores. Conquistar engajamento suficiente para que os produtos e serviços sejam compartilhados e vendidos online é uma das vantagens dessa ferramenta que ainda não tem algoritmos tão restritivos para o tráfego orgânico.

Contudo, ainda que muito promissora, é importante que as empresas que se insiram nesse universo saibam fazer o correto uso da rede social. Pensando nisso, separamos abaixo algumas das práticas mais utilizadas e que estão trazendo resultados reais para as empresas mundo afora. Confira a seguir!

Como as empresas podem utilizar o TikTok

Mesmo que não exista uma receita pronta para o sucesso, algumas práticas podem ajudar muito na hora de produzir conteúdos que realmente impactem a vida dos usuários do TikTok. Vamos lá!

Crie conteúdos autênticos

Como estamos lidando com um público mais jovem, é preciso produzir materiais visuais que sejam inovadores e divertidos. É preciso mostrar as vantagens da empresa de maneira não convencional. Procure produzir conteúdos que dialoguem com o seu público e entenda sempre quais são os resultados obtidos. A inovação deve ser feita a partir de dados e testes, mas uma coisa é certa: o usuário dessa rede não quer ver “mais do mesmo”. Seja autêntico!

Explore as ferramentas da rede social

Os vídeos de destaque da rede são aqueles que têm maior potencial para tendências virais e memes mais curtidos na internet. Por isso, a rotatividade de conteúdos é muito grande, e a dificuldade de chamar a atenção também.

O TikTok oferece diversos efeitos e opções de edição, e isso deve ser aproveitado ao máximo. Consultar o que outras contas e usuários de influência realizam ajuda a aguçar a criatividade. O importante é começar a produzir os conteúdos e encontrar o que funciona para a sua marca.

Entenda o algoritmo do TikTok

A ferramenta prioriza os conteúdos que ela percebe que são interessantes para os usuários. Portanto, é uma boa opção testar diferentes maneiras de passar uma mensagem até encontrar a que mais dialoga com o seu público. Essa rede social vai te deixar em evidência quando perceber que a sua conta é relevante para o público.

O TikTok reserva um espaço para indicar perfis que se mostram relevantes. Essa é uma abertura para que pessoas que não seguem o seu perfil tenham acesso aos conteúdos que você produz.

Tenha objetivos definidos para a rede social

Como toda rede social, não basta estar presente, é preciso definir objetivos. Portanto, saiba exatamente o que você deseja comunicar, como comunicar e o que você deseja obter ao transmitir a sua mensagem.

Logo, estabeleça objetivos e saiba qual a maneira mais eficiente de alcançá-los. É fundamental que eles sejam relevantes, temporais, específicos, mensuráveis e atingíveis.

Divulgue o seu perfil do TikTok em outras redes sociais ativas

Como todo novo começo, é preciso que as pessoas saibam que você está fazendo algo. Portanto, convide os usuários das outras redes ativas da sua empresa e convide a conferir essa novidade.

Mantenha a constância de publicações

Como já sabemos, a constância nos posts são fundamentais para a sua audiência e para o algoritmo das redes sociais. Logo, estabeleça um calendário onde deverá ser definido o que publicar, o período ideal de publicação e qual o objetivo delas.

Mostre os bastidores da sua empresa

Uma importante estratégia para conseguir seguidores engajados com a marca é utilizá-la para mostrar o que acontece por trás da sua marca e dos seus produtos. Apresentar os colaboradores, as novidades e até mesmo as dificuldades do empreendimento geram uma empatia com os usuários.

Confira o que já está dando certo

Se você não sabe por onde começar, realize um benchmarking e entenda o que as empresas concorrentes estão fazendo nessa rede. Outra forma de conseguir inspiração é visitando o perfil de influenciadores e pessoas que estão relevantes. Com certeza isso trará ideias para bons conteúdos.

Como anunciar no TikTok para empresas

Para obter maior eficiência nas redes sociais, principalmente para quem está dando os primeiros passos, é importante reservar uma verba para investir em anúncios pagos. Isso porque o alcance das publicações será muito maior e a ferramenta consegue fazer uma segmentação de público muito mais específica.

Ao criar uma conta no TikTok, é necessário definir um objetivo para a página: comercial ou pessoal. O cadastro para ambos os casos é gratuito. A próxima etapa é responder alguns dados cadastrais, como a área de atuação e o que deseja promover.

Em seguida, acesse a aba “Campaign tab” e clique na opção “Create”. Vai ser preciso definir a meta do anúncio. As opções serão: traffic, conversion ou appinstall. Para finalizar, basta selecionar e segmentar o público que se deseja alcançar, e escolher o formato e o orçamento que será investido.

Algumas opções de anúncios são:

  • anúncios de pré-rolagem: vídeos exibidos quando o usuário abre o app;
  • anúncios no feed: vídeos exibidos ao longo da navegação;
  • desafios e concursos de hashtag: incentivar os usuários a enviarem vídeos com a hashtag da marca;
  • filtros exclusivos: filtros exclusivos para os usuários com informações da marca.

O TikTok para empresas é uma excelente opção para diversificar conteúdos e alcançar, de maneira criativa, um público que está aberto a consumir vídeos curtos e relevantes. Para empresas que comercializam produtos para um público mais jovem, é ainda mais indispensável. Entenda como a ferramenta funciona, faça testes e mensure os resultados para alcançar o máximo de desempenho.

Gostou deste artigo e já está começando a se posicionar no TikTok para empresas? Deixe nos comentários que estratégia você pretende utilizar!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário