TikTok para e-commerce: como usar a rede social para vender seus produtos

Sua loja já utiliza o Tik Tok para vender? A rede social do momento é ótima para divulgar sua marca e gerar engajamento com seu público! Confira as melhores dicas para iniciar agora essa estratégia e vender muito!

O TikTok para e-commerce é uma poderosa estratégia de vendas e marketing para qualquer negócio.

Afinal, as redes sociais contam com uma base de usuários gigantesca e disponibiliza funcionalidades para segmentar e alcançar um público consumidor que pode ser muito específico.

Essa rede social se mostrou poderosa e eficiente para aos negócios ao conquistar milhões de usuários em todo o mundo em muito pouco tempo.

Uma prova desse crescimento é que outras redes correram para disponibilizar funcionalidades que elevassem a competitividade com o TikTok.

A plataforma, além de altamente engajadora, disponibiliza funcionalidades específicas para empresas divulgarem seus produtos com criatividade, eficiência e de maneira otimizada.

Tudo isso sem a necessidade de grandes investimentos.

Portanto, se você quer saber o que é o TikTok para e-commerce e como usar essa importante rede social para vender os produtos da sua loja online, este conteúdo é para você.

Saiba tudo sobre o assunto nas próximas linhas. Boa leitura!

Confira outros vídeos incríveis para vender mais na internet: se inscreva no canal da Escola de E-commerce

O que é o TikTok?

TikTok para e-commerce

O TikTok é uma rede social com forte adesão no mundo todo, que permite o compartilhamento de conteúdos em diferentes formatos entre pessoas, empresas, criadores de conteúdo e influenciadores.

Esse aplicativo, que é o antigo Music.ly, pertencente a empresa ByteDance, é uma dessas novidades que chegam e tomam o cenário mundial de maneira muito rápida e viral.

Com o TikTok, usuários, empresas e marcas podem fazer a publicação de vídeos curtos.

A ferramenta disponibiliza diversos efeitos de câmera, filtros, dublagem e outras funcionalidades para despertar o interesse e a criatividade dos usuários da rede.

Esse app surgiu antes do Reels, do Instagram, e possibilitou a produção de vídeos altamente criativos, divertidos e com um potencial muito grande de viralizar na internet.

Tendo como principal diferencial o modelo de vídeos curtos e criativos, esse app se mostrou altamente lucrativo para as empresas, chamando a atenção de grandes players do mercado varejista e também de outras plataformas sociais concorrentes, como a Meta, antigo grupo Facebook.

Tanto que grandes empresas de redes sociais passaram a utilizar o modelo de vídeos curtos, como o Reels do Instagram e o Shorts do YouTube.

Isso porque o TikTok começou com grande adesão na China, seguido pelos Estados Unidos e o Brasil, que já conta com um número de usuários extremamente competitivo.

Números do TikTok no Brasil

O número de novos usuários não para de crescer no Brasil. O país já se posiciona como o segundo maior mercado de usuários da rede social.

Segundo pesquisa realizada pela Statista, o país conta com 4,72 milhões de contas ativas, ficando atrás apenas da China em número de usuários.

Em 2021, segundo levantamento da mesma pesquisa, a rede social já contava com 1 bilhão de usuários, correspondendo a 14% da população mundial.

Para os negócios que ainda não entenderam a relevância dessa plataforma, isso significa que já são mais de 1 bilhão de clientes e potenciais clientes buscando por conteúdos relevantes e marcas que sabem fazer presença nas redes sociais.

já que mais de 25% dos usuários afirmaram realizar uma busca ou compra após verem um conteúdo no TikTok, segundo outro estudo.

Como funciona o TikTok para e-commerce?

O TikTok costuma ter como principal perfil de usuários pessoas entre 16 e 24 anos, sendo a sua grande maioria com menos de 30 anos.

Esse é um dado muito importante para as empresas identificarem se é a rede social ideal para se comunicar com a sua audiência.

Para os negócios que fazem sentido se posicionar nessa rede, é um excelente local para a criação e produção de materiais visuais criativos, divertidos, estimulantes e com potencial de viralizar na internet.

Portanto, é fundamental entender que as funcionalidades dessa plataforma estão direcionadas para a produção de vídeos curtos, entre 15 e 60 segundos.

Um dos grandes benefícios para micro e pequenas empresas é que o TikTok para e-commerce não exige a criação de vídeos profissionais.

Contudo, esse fator não exclui a necessidade de que os vídeos tenham qualidade na imagem, no áudio e no conteúdo.

As empresas também podem usar as famosas hashtags para alcançar pessoas que compartilham de uma mesma dúvida ou interesse.

Os influenciadores digitais também já marcaram presença nessa rede e estão se comunicando com milhões de usuários interessados nos seus conteúdos.

Para as empresas, o TikTok conta com a funcionalidade For Business, que ajuda a criar campanhas patrocinadas e segmentadas, oferecendo uma aba para analisar as métricas do negócio na rede social.

TikTok para e-commerce

Algoritmo do TikTok

Assim como as outras grandes redes sociais, o TikTok conta com um potente algoritmo para entregar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para manter os usuários conectados e evitar que eles migrem para outras plataformas sociais.

Logo, quem deseja ter sucesso com essa ferramenta social de vendas e desfrutar dos benefícios do social commerce precisa entender o funcionamento do algoritmo dessa rede.

Uma das principais métricas de relevância para o algoritmo do TikTok é a interação dos usuários.

Ou seja, o conjunto de fatores que faz com que a rede entenda o que cada usuário gosta de consumir e o que não é do desejo deles, como:

  • contas seguidas;
  • comentários nos posts;
  • vídeos assistidos, curtidos e compartilhados;
  • conteúdos adicionados à barra de favoritos;
  • conteúdos marcados como “Não tenho interesse”;
  • tempo de visualização dos vídeos;
  • conteúdos criados.

Essas são algumas métricas que ajudam o TikTok a entender o que faz com que um usuário interaja com outra conta.

No entanto, existem outras maneiras de o algoritmo identificar o que é ou não interessante aos usuários, como a guia “Descobrir” da plataforma.

Esses sinais de informação sobre o que é procurado avaliam os seguintes detalhes:

  • legendas;
  • músicas;
  • efeitos;
  • hashtags.

Esses são alguns dos principais fatores de ranqueamento da plataforma para entregar aos usuários conteúdos considerados relevantes, bem como avaliar a importância de cada conta para outros usuários.

Portanto, quem ainda não está presente no TikTok deve conferir o próximo tópico para começar a fazer parte dessa importante ferramenta de vendas. Acompanhe!

Como funciona uma conta Pro no TikTok?

Para os negócios que desejam se posicionar nessa plataforma, a rede social separou uma modalidade específica para os negócios que conta com funcionalidades extremamente importantes para aplicar e avaliar as estratégias de marketing dentro da plataforma.

A conta profissional do TikTok para e-commerce é ideal para criadores, influenciadores e empresas que podem produzir conteúdos da mesma maneira e formato que as contas tradicionais.

Contudo, para as marcas que utilizam a conta TikTok Pro, a rede oferece uma página com relatórios de desempenho que fazem a avaliação e fornecem estatísticas sobre o desempenho das publicações, da página, das interações e outros dados que auxiliam o negócio a melhorar os resultados das estratégias.

Como ativar a conta TikTok Pro?

Para as empresas que já possuem uma conta, ou desejam iniciar com o TikTok Pro, é preciso fazer o cadastro na plataforma e escolher pelas categorias disponíveis.

A categoria mais indicada para as empresas é “TikTok corporativa”. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Para ativar esse recurso basta acessar “perfil” no menu inferior e selecionar o ícone de três pontos.TikTok para e-commerce
  2. Na opção “Configurações e Privacidade”, selecione a opção “Gerenciar minha conta”.
TikTok para e-commerce
  1. Nessa aba, escolha a opção “Trocar para conta corporativa”.
TikTok para e-commerce
  1. Nessa parte, você recebe uma mensagem explicativa, com todos os benefícios que a conta corporativa trás para o seu negócio, clique em avançar.
  2. Depois, apenas escolha a categoria mais indicada para cada empresa, e avance também.
TikTok para e-commerce
  1. Feito isso, sua conta se torna corporativa e você está pronto para usufruir todas as possibilidades da ferramenta
TikTok para e-commerce

8 dicas para vender produtos no TikTok

Agora que a empresa já está devidamente cadastrada com uma conta profissional, é preciso entender quais são as boas práticas e dicas para vender produtos no TikTok. Separamos algumas das principais boas práticas para otimizar os resultados dos negócios nessa rede. Veja a seguir!

1. Use hashtags populares

O TikTok para e-commerce permite que as empresas utilizem hashtags próprias para que os conteúdos gerados sejam encontrados mais facilmente, bem como otimizar os resultados no feed da empresa.

As marcações com hashtags ajudam a ampliar o alcance dos conteúdos e vídeos produzidos, fazendo com que eles alcancem um número muito maior de usuários.

No entanto, principalmente nos primeiros momentos, o ideal é usar as hashtags mais populares e que tenham relação com o nicho de mercado da empresa.

Afinal, um negócio que ainda está começando nessa rede não tem relevância suficiente para que hashtags próprias atinjam um grande número de usuários.

Logo, é interessante buscar pelas hashtags que façam parte do universo da empresa.

Um empreendimento de vestuário pode marcar as hashtags que dizem respeito ao universo da moda, tendências, utensílios complementares e muito mais.

Contudo, é importante não exagerar no uso delas.

2. Escolha músicas e vídeos virais

As redes sociais utilizam diversos pontos de medição para entender o que é mais relevante para os usuários.

Afinal, o principal objetivo é manter as pessoas conectadas à plataforma. Logo, uma boa dica é utilizar as músicas que já estão em alta.

Essas músicas já se mostraram satisfatórias e os usuários já demonstraram à plataforma que gostam de consumir conteúdos com esta trilha de som.

Portanto, observe as tendências de música na rede e seja criativo ao utilizá-las.

3. Observe a concorrência

Para a maioria das empresas que está iniciando uma estratégia nas redes sociais, independentemente de qual seja a rede, uma excelente opção é pesquisar pelo que já está sendo feito e gerando bons resultados.

Portanto, para dar os passos iniciais, investigue o que a concorrência está fazendo, o que está dando bons resultados e o que não é eficiente.

Para fazer esse benchmarking, os responsáveis pelas redes sociais vão avaliar o perfil de empresas concorrentes ou mesmo parcerias.

Essas empresas já estão presentes na plataforma há mais tempo, têm acesso a mais informações sobre os usuários da rede e sabem quais conteúdos são mais relevantes para o nicho de mercado.

Não estamos falando de copiar conteúdos, já que o que está dando resultados positivos para uma empresa pode não ser a solução para outra.

No entanto, ao avaliar perfis similares e de sucesso, gestores das redes conseguem insights que ajudam a pensar na estratégia mais indicada para o negócio.

4. Seja consistente

Um dos fatores que fazem com que o algoritmo da rede interprete uma página empresarial como relevante para a audiência é a consistência nas publicações.

No final, consistência se mostra mais relevante e eficiente do que quantidade.

Muitas marcas de sucesso começaram no TikTok sem contar com grande relevância e, ao longo do tempo e com consistência nas publicações, passaram a atrair a atenção e despertar o interesse dos usuários da rede.

Logo, é fundamental contar com um calendário de publicações, que confira consistência, relevância e qualidade nos conteúdos publicados.

TikTok para e-commerce

5. Faça um planejamento

O planejamento é uma etapa indispensável para qualquer estratégia de marketing.

Logo, não seria diferente ao falarmos de redes sociais. As empresas que cometem o erro de não planejar as suas ações nas redes tendem a falar com uma audiência pequena ou mesmo com as pessoas erradas.

Portanto, é preciso planejar tudo que será postado para que não seja feito da maneira errado ou sem resultados duradouros.

O TikTok é uma excelente ferramenta para nutrir um bom relacionamento com os clientes, criar vínculos, apresentar valores e ideias, expor produtos e realizar vendas.

Mas, para que isso funcione, é preciso contar com um objetivo e etapas que levem as ações rumo aos objetivos estipulados.

Para que a estratégia seja eficiente, é preciso estabelecer os objetivos, estipular as métricas avaliadas, montar um mapa de tópicos, um calendário editorial, fazer a produção dos conteúdos mapeados e analisar todos os resultados que são relevantes para a estratégia.

6. Realize testes

Mesmo para as estratégias que foram muito bem planejadas, as ações realizadas podem não surtir o efeito desejado.

Isso acontece bastante, e não há nada de errado. Logo, ao estabelecer as ações na plataforma, é fundamental fazer testes em todas as publicações.

Os testes vão indicar o conteúdo que recebe maior aceitação dos usuários, o formato que melhor conversa com a sua audiência, bem como os dias e horários que conquistam mais pessoas.

Após um período de testes, a empresa vai ter mais conhecimento sobre os seguidores e as chances de sucesso vão se tornando cada vez mais uma realidade. Portanto, faça testes A e B para saber o que funciona e o que deve ser alterado na sua página profissional.

7. Analise as métricas

Já mencionamos neste artigo a importância do planejamento e de estabelecer métricas de avaliação do negócio.

Essas ações são fundamentais para que o negócio comece a entender o que gera resultados positivos e o que deve ser alterado. Logo, estabeleça as métricas mais importantes para acompanhar os objetivos estabelecidos no planejamento.

O TikTok disponibiliza uma aba para que as contas profissionais façam uma avaliação de desempenho nas publicações, estratégias e muito mais.

Assim, fica mais fácil entender como os usuários respondem às publicações do negócio para poder potencializar os resultados positivos e alterar os resultados negativos.

TikTok para e-commerce

8. Faça parcerias com influenciadores

Os influenciadores são excelentes para conferir mais autoridade e alcance às marcas.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é preciso contar com influenciadores que compartilham da mesma cultura do negócio, com valores e propósitos similares.

Afinal, a imagem da marca vai estar atrelada ao influenciador, e a percepção que as pessoas vão ter sobre o negócio é muito importante.

As empresas podem usar os influenciadores para apresentar os produtos da marca, mostrar a inauguração de uma loja física ou virtual, bem como intermediar uma live promovida pelo negócio.

As possibilidades são inúmeras e os resultados dessa parceria tendem a ser positivos para a maioria dos casos.

Como ganhar dinheiro com TikTok? Confira as melhores dicas!

Como anunciar no TikTok?

As empresas que já utilizam essa ou outras redes sociais sabem o poder que é utilizar a funcionalidade de publicações patrocinadas.

Com os anúncios do TikTok, a empresa deixa mais garantida a possibilidade de conversar com uma audiência mais qualificada e com maior probabilidade de consumir os conteúdos postados.

O TikTok For Business

É a plataforma da ByteDance focada em serviços para anunciantes.

Ela foi criada para facilitar o acesso de empresas ao TikTok Ads Manager.

Portanto, é a ferramenta que funcionará como base para todas as soluções de marketing dentro da rede social.

Com ela, é possível ter acesso a todos os formatos de anúncio disponíveis na rede, como marcação dos produtos Top View, Brand Tekeovers, vídeos no feed, desafios de hashtag e muito mais.

A ideia do TikTok for Business é centralizar as soluções disponíveis de anúncios na plataforma, em um só lugar. São eles:

  • Brand Takeovers: anúncios de 3 a 5 segundos que permitem o formato de vídeo e de imagens;
  • In-Feed Videos: vídeos no feed, que são os tradicionais vídeos da plataforma de até 60 segundos;
  • Hashtag Challenges: permitem às empresas participarem de desafios de hashtags para criar uma comunidade em torno da marca;
  • Branded Effects: efeitos que permitem que a marca seja adicionada a um vídeo 3D ou no formato de realidade aumentada.

Crédito de anúncios gratuitos

As pequenas e médias empresas podem se valer do crédito de anúncios gratuitos, em que a rede social disponibiliza uma verba para que seja distribuída aos pequenos e microempreendedores.

A ideia é fazer com que os pequenos negócios conquistem mais visibilidade com a ferramenta de anúncio, que não costuma ser acessível para quem não dispõe de verba para anunciar.

Para usar esse crédito, é preciso acessar a aba do Back to Business do TikTok for Business e responder as perguntas do questionário.

Vantagens do TikTok para e-commerce

Essa rede social já se mostrou de grande relevância para as marcas conseguirem alcançar resultados muito expressivos ao dialogar com os clientes e conquistar um relacionamento mais próximo e duradouro, bem como aumentar a receita de vendas.

Veja alguns dos principais benefícios de usar o TikTok para negócios.

Tendências

Com os anúncios segmentados, a plataforma ajuda a alcançar mais usuários baseados nos seus interesses e desejos.

A plataforma ainda ajuda a empresa a aproveitar as tendências relacionadas ao universo do negócio, com músicas, hashtags e muito mais.

Custo-benefício

Os custos com anúncios no TikTok costumam ser otimizados, já que a plataforma incentiva o uso dessa ferramenta.

Logo, os custos de CPM e CPC são melhor aproveitados do que em outras ferramentas e redes sociais, bem como os principais mecanismos de busca.

Novidade

Como muitas empresas ainda não perceberam a relevância da plataforma, os negócios que investem em anúncios na rede tendem a se tornar pioneiros, garantindo às empresas um diferencial competitivo por se tornarem referência de nicho na plataforma.

Desafios do TikTok para e-commerce

O TikTok é uma excelente ferramenta de vendas para qualquer e-commerce.

São muitas as vantagens. Contudo, existem cuidados que devem ser tomados para que alguns desafios sejam superados.

Alguns dos desafios do TikTok para e-commerce você vai ver nas próximas linhas. Vamos lá!

Público jovem

O público majoritário do TikTok tem menos de 30 anos, e a maioria dos usuários tem entre 16 e 24 anos.

Esse é um desafio, porque as empresas devem considerar que os jovens estão seguindo tendências que muitas vezes são imprevisíveis.

Além do mais, os consumidores jovens tendem a pertencer a grupos muito diversificados, e produzir conteúdos que dialoguem com todos pode ser complicado.

Portanto, o ideal é segmentar as personas que fazem sentido para o seu negócio e ficar atento às novidades e tendências desse público.

Entenda os principais hábitos dos consumidores jovens nas compras online e conquiste esse público!

Conteúdos descontraídos

O TikTok é baseado na criação de vídeos e danças na internet.

Esse conteúdo conta com um alto potencial de viralizar e alcançar um número inimaginável de usuários.

Contudo, para os e-commerces que trabalham com produtos mais complexos e em nichos menos descontraídos, é preciso usar a criatividade para conciliar o assunto com o tipo de conteúdo permitido na plataforma.

O TikTok para e-commerce é uma maneira muito eficiente de alcançar mais consumidores de maneira engajadora, comunicativa e descontraída.

Os números da rede social no Brasil são extremamente expressivos, e saber como usar a plataforma é fundamental para qualquer negócio.

As funcionalidades da rede, como hashtags, músicas, vídeos, efeitos e filtros, permitem que os negócios inovem e produzam conteúdos com muita criatividade.

Para quem está começando, é fundamental entender o que é, e como usar o TikTok.

Para tanto, observe a concorrência para entender o que as marcas de sucesso já estão fazendo e siga as boas práticas que apresentamos neste artigo.

Se nosso artigo ajudou você a solucionar as suas dúvidas, compartilhe agora mesmo nas redes sociais e faça com que outras pessoas também descubram o potencial do TikTok para e-commerce!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário