TikTok Ads: Como funciona, vantagens e tipos para você escolher o anúncio ideal para sua marca!

O TikTok Ads são anúncios configurados dentro da rede social do TikTok. Com um grande potencial de venda, eles podem ser configurados dentro de um Gerenciador de Anúncios e ter diversos tipos. Defina o objetivo da sua campanha, selecione o público-alvo, escolha um orçamento e pronto! Crie seu anúncio.

O TikTok Ads é o conjunto de anúncios que pode ser feito dentro dessa importante rede social. Afinal, o app vem ganhando visibilidade nos últimos tempos e seus milhares de usuários ativos na rede, o tornaram uma grande oportunidades de vendas para o e-commerce.

Uma coisa é fato, todo esse sucesso, fez com que milhares de empresas busquem pela atenção do público, independente do seu nicho de atuação.

Dessa forma, o TikTok se mostra como uma alternativa fundamental e viável para os negócios se destacarem hoje em dia.

Mas por mais que a plataforma não seja tão recente, os conhecimentos mais aprofundados sobre o seu funcionamento estão mais restritos a gestores e profissionais de redes sociais.

No entanto, para os empreendedores também é possível entender e começar a fazer anúncios que realmente atinjam o público da empresa.

Por meio de boas ações de Ads no TikTok, você consegue atingir o público certo, aumentar o alcance das suas publicações, melhorar a percepção da sua marca e ainda usar o algoritmo da plataforma a favor do seu negócio.

Logo, é preciso conhecer os tipos de anúncios e saber como colocar em prática essa poderosa estratégia.

Por mais que possa parecer difícil, existem algumas técnicas e conhecimentos que ajudam a fazer anúncios que realmente convertam.

Quer saber tudo sobre o TikTok Ads? Se sim, continue a leitura e saiba como fazer anúncios da maneira certa nessa plataforma social. Vamos lá!

O que é TikTok

O TikTok é uma rede social focada na geração e compartilhamento de vídeos com curta duração que se tornou muito popular no ano de 2019.

Desde então, essa rede conquistou um número muito expressivo de usuários, que geram milhares de conteúdos todos os dias.

Os vídeos que podem ser compartilhados na plataforma costumam ter entre 15 e 60 segundos, e também há formatos de 3 minutos.

Apesar da curta duração, a rede oferece muitos recursos — como conteúdos que podem ser editados, permitindo aos usuários explorarem a ferramenta e usarem a criatividade para inovar nos vídeos.

Assim como em outras importantes redes, como o Instagram e o Twitter, por exemplo, o TikTok permite que as pessoas sigam outras contas comerciais e pessoais, estimulando a interação entre os milhares de usuários ativos.

Com a possibilidade de compartilhamento e criação de conteúdos, a rede investe no engajamento por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos diários.

A viralização de vídeos é uma das principais apostas e o motivo do sucesso rápido e progressivo dessa rede social.

Afinal, uma das principais características da rede são os desafios que os usuários criam e participam com danças, coreografias, imitações, sátiras e muito mais.

Esses desafios ganharam a adesão do público jovem, que são os principais usuários do TikTok.

No entanto, essa rede já não é exclusiva dessa galera, já que conquistou a adesão de pessoas de todas as faixas etárias.

Com isso, as empresas perceberam a importância de estarem presentes em um ambiente digital com tantas contas ativas — que são potenciais clientes.

Logo, assim como em outras redes, o TikTok criou um espaço voltado para as marcas que desejam anunciar suas soluções a fim de alcançar e conquistar a atenção dos mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo.

Esse espaço é conhecido como o TikTok Ads, um canal de relacionamento, aquisição de potenciais clientes e de desenvolvimento de marca da plataforma.

Ele funciona como uma plataforma voltada para a criação e gestão de anúncios para empresas de todos os portes e nichos de mercado.

TikTok Ads: O que é TikTok

Com funciona o TikTok Ads

Como o objetivo é simplificar a vida de empreendedores e marcas para que possam alcançar os consumidores certos com anúncios criativos e engajantes.

A rede disponibilizou uma plataforma voltada para esses anúncios que é bastante intuitiva.

Qualquer empresa pode se posicionar e se beneficiar com esse espaço, basta que tenha uma conta empresarial para criar, monitorar e gerenciar os anúncios criados.

Quando uma conta empresarial passa a usar essa ferramenta, é preciso descrever a empresa e definir como será feito o pagamento dos anúncios.

O TikTok Ad manager está disponível em duas modalidades para contas empresariais, que são os modos simplificado e personalizado.

O modo simplificado é bastante intuitivo e segue uma linha mais direta para que os anúncios possam ser criados.

Deixando os trabalhos de otimização e segmentação por conta do poderoso algoritmo do TikTok.

Apesar de mais simplificado, esse modelo é ideal para quem não pode contar com uma equipe de marketing ou mídias sociais especializada na plataforma.

Ainda assim, os resultados são muito expressivos e os pequenos empreendedores podem alcançar um público interessado nas soluções da marca e aumentar muito o faturamento por meio da rede.

A outra alternativa para os anunciantes é o modo personalizado, que oferece às empresas anunciantes o total controle sobre a criação dos anúncios.

Nesse modelo, que é indicado para quem tem familiaridade com as técnicas de marketing digital, bem como conhecimento de mídias sociais.

Pois é possível fazer testes A/B, direcionar e segmentar o público que será impactado com os anúncios e muito mais.

Na hora de escolher pelos modos de anúncios, não é preciso se desesperar. Isso porque os modos podem ser alterados a qualquer momento.

Logo, caso a escolha inicial seja o modo simplificado, é possível alterá-lo para o personalizado conforme você vai conquistando mais familiaridade com os anúncios da rede.

TikTok Ads: TikTok for Business

Vantagens do TikTok Ads para a marca

Como essa é uma poderosa ferramenta para as empresas, é fundamental entender como essa solução pode, e deve, ser usada para gerar benefícios para as marcas que a utilizarem.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de usar o TikTok Ads para empresas. Vamos la!

Público diversificado

Como já mencionamos, os principais usuários dessa rede são conhecidos como geração Z, com idade entre 16 e 24 anos.

No entanto, não é mais exclusiva para esse público mais jovem. Muitas pessoas de todas as idades fazem parte da comunidade de TikTokers.

Logo, essa ferramenta é fundamental para todos os tipos de empresas, que podem contar com um público muito diversificado para terem a certeza de que potenciais clientes, realmente interessados nas soluções ofertadas, serão alcançados.

Como ganhar seguidores no TikTok? 13 estratégias para bombar seu perfil.

Ferramenta acessível e facilitada

O TikTok Ads é uma solução focada em facilitar a vida das empresas que desejam anunciar suas soluções.

Portanto, ele foi desenvolvido para gerar facilidade, permitindo que as pessoas que não tenham conhecimentos aprofundados possam utilizá-lo.

Como vimos, existem duas modalidades, a simplificada e a personalizada, onde pessoas com todos os níveis de conhecimento podem criar e gerenciar anúncios relevantes, criativos, engajadores e que gerem bons resultados.

Outro ponto forte dessa ferramenta é que ela permite todo tipo de investimento, desde os mais robustos até os mais enxutos.

Isso é feito justamente para que empreendimentos de todos os portes possam fazer anúncios, já que com pouco dinheiro é possível criar anúncios relevantes.

Percepção de marca

O TikTok e o TikTok Ads permitem que vídeos criativos sejam elaborados por meio das ferramentas disponíveis para isso.

Logo, é possível criar anúncios baseados nas principais tendências da rede, com real possibilidade de viralização.

Com conteúdos criativos e cativantes, alinhados ao uso de hashtags e palavras-chave otimizadas, as chances dos anúncios alcançarem bons volumes de visualizações são muito grandes.

Com isso, é muito provável que o seu anúncio apareça no feed ou story da sua audiência.

Segmentação do público

Mesmo que o TikTok tenha um público diversificado e que permite que empresas diversas tenham acesso a esse público, a segmentação é uma das principais vantagens de anunciar nessa rede social.

Isso porque na plataforma de criação de anúncios é possível determinar muito bem quem será o público impactado com os anúncios.

Assim, é possível escolher a idade, o gênero, os interesses, a região, páginas semelhantes e muito mais sobre a audiência que vai receber o anúncio.

Mesmo para quem não sabe fazer a segmentação, o algoritmo do TikTok foca em entregar os anúncios para os usuários que tenham real interesse nas soluções da marca.

Dessa maneira, o dinheiro investido tem muito mais chances de se reverter em clientes ou usuários engajados com a empresa.

Algoritmo otimizado

Quando falamos em Ads, o algoritmo da rede é focado em entregar o conteúdo para as pessoas certas e no momento mais indicado para isso.

Portanto, as postagens e anúncios do Ads alcançam um número muito grande de pessoas que podem ter alguma interação com as empresas.

Contar com um algoritmo otimizado é uma grande vantagem, já que confere muito mais garantia de retorno sobre o investimento feito com o anúncio.

Melhor horário para postar no TikTok: dicas para melhorar o engajamento na rede!

Tipos de anúncios disponíveis no TikTok

Agora que já sabemos o que é e qual a relevância de investir em anúncios pagos no TikTok, é fundamental entender que existem diferentes tipos de anúncios para a plataforma.

Cada um deles conta com diferenciais que podem ser usados e que servem para os diferentes objetivos de uso da rede.

Lembre-se que o formato permitido para a criação de anúncios no TikTok é o de vídeos.

As plataformas TikTok Manager e TikTok For Business são as responsáveis por auxiliar e ajudar os criadores de conteúdos das empresas a criarem esses conteúdos.

Veja, a seguir, quais são os tipos de anúncios disponíveis.

Top View

Os vídeos no formato de Top View são muito comuns e aparecem uma vez por dia, sempre que um usuário abre a rede pela primeira vez.

Esse modelo permite que os vídeos criados tenham duração de até 60 segundos. Com isso, ele se torna ideal para as empresas que precisam de mais duração de vídeo para os seus anúncios.

Além dessa funcionalidade, o modelo de TopView faz com que o usuário que entre em contato com ele seja obrigado a assistir pelo menos 3 segundos do vídeo até que seja possível acessar os demais botões, como o de passar para outro conteúdo.

In-Feed Ads

Já esse modelo é o tipo de anúncio que aparece na página de descoberta dos usuários da rede.

Essa página é conhecida como “Para você” ou “For You Page”. Esse formato é bastante útil porque é a primeira página que aparece assim que um usuário abre a rede social.

Outra importante razão que faz desse um bom modelo de anúncio é que o algoritmo do TikTok mostra esses anúncios para os usuários que ele identifica como mais aptos a interagirem ou serem positivamente impactados.

Essa análise é feita com base na atividade de cada usuário dentro do aplicativo.

Já quando falamos desse anúncio no feed, ele aparece sempre como o quarto vídeo que os usuários segmentados verão.

Os anúncios In-Fedd Ads são muito procurados por profissionais que entendem de mídias sociais, porque é possível incluir um CTA (Call To Action) no anúncio.

O que melhora muito as conversões de vendas da estratégia.

Branded Hashtags

O Branded Hashtags é um modelo muito eficiente para estimular os usuários conhecidos como TikTokers a criarem conteúdos relacionados por meio das hashtags definidas pela marca e que façam parte do universo delas.

Quando a empresa uso esse tipo de anúncio, ela tem acesso exclusivo a essa hashtag — o que é um recurso único desse tipo de rede social.

Mas existe uma limitação para as empresas, que é o valor cobrado por essa exclusividade: cerca de US$ 150,00 por seis dias de uso.

Esse modelo é muito usado para criar desafios relacionados à marca, já que a capacidade de viralização é muito grande e a marca vai ficar diretamente ligada à imagem do desafio por meio da hashtag exclusiva utilizada.

Brand Takeovers

O Brand Takeovers é um formato publicitário para o TikTok que pode incluir mais de um tipo, como um conjunto de anúncios com TopView, In-Feed e Branded Hashtag ao mesmo tempo.

Além disso, permite formatos diversos, não somente os vídeos, como a utilização de gifs e imagens estáticas no anúncio.

Esse modelo é veiculado apenas por um dia e demanda um investimento mínimo de US$ 50,00.

Branded Effects

O anúncio feito com o Branded Effects usa 2D, 3D e RA para anexar imagens dos produtos do negócio aos vídeos publicados no TikTok.

Muitas empresas costumam investir na criação de adesivos exclusivos ou filtros próprios relacionados aos produtos para que outros usuários e TikTokers possam usá-los em seus vídeos.

Por meio dessa ferramenta, filtros e adesivos próprios, as empresas conseguem alcançar um engajamento muito maior, bem como melhorar o conhecimento da marca e dos produtos, já que usam conteúdos mais específicos do negócio.

Anúncios para marcas gerenciadas

Existem algumas condições especiais voltadas apenas paras as contas gerenciadas.

Por mais que as vantagens possam parecer pequenas, a diferença que essas condições apresentam podem impulsionar muito os resultados dos seus esforços nessa rede.

Confira algumas vantagens de anúncios para marcas gerenciadas.

Anúncios TopView

Para as marcas gerenciadas, o anúncio TopView, que antes era cobrado por CPT (custo por tempo), agora é cobrado por CPM (custo por mil impressões).

A principal mudança é que o TikTok quer oferecer mais flexibilidade de orçamento e na segmentação das campanhas aos anunciantes.

No modelo de segmentação anterior, como CPT, era possível selecionar apenas um público com mais de 18 anos.

O novo modelo para as marcas gerenciadas permite uma segmentação com base emo gênero, idade, sistema operacional e interesses.

A flexibilidade financeira é que o orçamento não precisa ser veiculado em um só dia. Agora, pode ser divido por até 5 marcas ou 5 dias de anúncio.

Desafio de hashtag de marca

O desafio de hashtag é outra atividade que pode ser feita por marcas gerenciadas, onde a marca lança um desafio próprio por meio de uma hashtag relacionada ao negócio ou criada pela empresa para gerar uma comunidade engajada em torno do desafio.

Quando bem-feitas, os usuários usam toda a criatividade e os recursos do TikTok para criar vídeos que ajudam a impulsionar o alcance e a percepção da marca.

Efeitos de marca

As marcas gerenciadas também contam com outro recurso muito importante: os efeitos de marca. Ele permite que as marcas criem um sentimento de personalização e de ligação entre os usuários e a empresa.

É possível criar efeitos de diferentes maneiras, com imagens próprias, com a galeria da rede social, com aplicativos de edição e muito mais.

Como criar TikTok Ads na prática

Agora que você já sabe tudo sobre o TikTok Ads, é o momento de saber também como criar um anúncio nessa rede de maneira prática.

Pensando nisso, separamos um passo a passo bem explicativo para você começar a fazer anúncios e melhorar os seus resultados. Vamos lá!

1°Passo – Criar conta no gerenciador de anúncios

Caso você ainda não tenha uma conta ativa, atrelada ao seu perfil no gerenciador de anúncios, será preciso fazer a criação dessa conta na plataforma. Nesse cadastro, você deverá informar qual o objetivo: comercial ou pessoal.

Após essa etapa, basta aguardar que a equipe do TikTok entrará em contato para confirmar a solicitação. Após ser validado, você já estará apto para começar a anunciar.

TikTok Ads: TikTok for Business

2ºPasso – Definir o objetivo da campanha

Com o cadastro realizado, é preciso informar à plataforma qual o seu objetivo com os anúncios que serão criados, a fim de ajudar a rede a otimizar a veiculação dos seus anúncios para as pessoas certas.

Existem muitos objetivos possíveis e eles devem estar alinhados à sua estratégia nesse momento. Alguns dos principais objetivos são:

  • gerar tráfego para o site;
  • incentivar a instalação de aplicativos;
  • atrair novos leads;
  • aumentar as vendas on-line.
TikTok Ads: Objetivo de campanha

3ºPasso – Selecionar público

Como já mencionamos, uma das grandes vantagens de anunciar no TikTok é a possibilidade de fazer uma segmentação personalizada. Logo, esse é o momento.

Aqui, você deverá considerar a sua persona para definir o gênero, localização, idade, interesses e tudo o mais que diz respeito à audiência que será impactada.

Caso a ideia seja alcançar um público semelhante aos atuais seguidores, existe a possibilidade de segmentar um “Público Semelhante”.

Com isso, o próprio TikTok vai buscar por pessoas com interesses e comportamentos parecidos aos da sua audiência.

4ºPasso – Determinar o orçamento

Assim como as plataformas que apresentam funcionalidades parecidas, O TikTok Ads permite que o dono da conta estabeleça o orçamento que estará disponível para cada conjunto de anúncios. Isso facilita o planejamento financeiro com as campanhas da conta.

Essa é uma grande vantagem porque você estabelece os gastos diários, pode pausar um impulsionamento para fazer alterações e ainda contar com recursos de otimização, como CPC e CPM.

5º Passo – Criar o anúncio

Esse é o momento de fazer a parte criativa do seu anúncio. Você pode realizar o upload de imagens, vídeos, figuras e muito mais, além de criar um anúncio diretamente da rede social com os recursos que ela disponibiliza para os usuários.

O TikTok oferece muitos recursos para você usar a criatividade, que são baseados nas interações e comportamentos dos demais usuários da rede.

Assim, os seus conteúdos podem ficar muito mais interessantes e aumentarem as chances de engajamento e interações.

TikTok Ads: Anúncio TikTok

6º Passo – Otimizar a campanha

Como um recurso adicional para impulsionar ainda mais as suas campanhas do TikTok, a ferramenta disponibiliza um sistema de leilão inteligente.

Nele, a rede ajuda a otimizar os seus anúncios, para que sejam visualizados no momento certo pelas pessoas certas.

Com esse recurso você economiza dinheiro do orçamento de anúncio e ainda garante que as pessoas certas serão impactadas no momento correto de sua jornada de compras e consumo de conteúdos.

7º Passo – Analisar os resultados

Após um tempo de veiculação, que não deve ser muito longo, você deve fazer uma análise dos resultados que foram obtidos com as campanhas, estratégias e anúncios realizados. Para isso, utilize o TikTok Analytics, que é a ferramenta de relatórios da plataforma.

O Analytics oferece métricas personalizadas, mostrando os pontos mais importantes que você deve avaliar para entender o que mudar e no que investir para que os seus resultados sejam cada vez mais satisfatórios.

Qual o custo de anunciar no TikTok

O custo para os anúncios do TikTok são muito maleáveis, já que é possível decidir por um orçamento que seja condizente com as possibilidades de cada usuário.

Existe a possibilidade de optar por orçamentos diários ou vitalícios. Em ambos os casos, você pode fazer alterações a qualquer momento.

Quando a opção for o orçamento definido por campanha, existe um limite de gasto mínimo, que é de U$ 50,00.

Já para orçamento em níveis de grupos de anúncios, o gasto mínimo exigido é de U$ 20,00 por dia.

A própria rede social não divulga o valor exato que é cobrado por anúncios. O que existe são informações de quem já atua com esse modelo de conteúdo há algum tempo e conseguiu fazer análises práticas.

Por mais que não seja divulgado o custo dos anúncios, o TikTok fornece três dicas para os usuários que vão investir nesse modelo. São elas:

  • escolher um orçamento de campanha “Sem Limites” para quem estiver usando o Limite de Leilão ou o Custo de Leilão. Assim, o orçamento diário do grupo deve ser o de 20 vezes o CPA;
  • para Otimização de Eventos em App, optar por um orçamento inicial de U$ 100,00 ou 20 vezes o CPA;
  • para campanhas usando o Menor Custo, também optar pelo custo mínimo de U$100,00 ou 20 vezes o CPA.

O TikTok Ads é uma solução muito vantajosa e eficiente para os usuários e gestores de contas comerciais otimizarem os resultados e fazerem os seus conteúdos alcançarem uma audiência muito maior e mais propensa a fazer negócios com a marca.

Por ser uma plataforma já muito popular e com um grande número de empresas presentes, ela oferece um espaço voltado para empreendedores criarem e gerenciarem anúncios.

Esse espaço para anúncios é o chamado TikTok Ads. Nele, é possível encontrar inúmeras funcionalidades, que permitem uma otimização maior das suas publicações e estratégias nessa rede.

São muitos os benefícios que investir nessa estratégia gera, além de poder contar com vários tipos de anúncios para encontrar o mais indicado ao seu negócio.

Para ter sucesso com o TikTok Ads, é preciso saber o que ele é, entender como funciona, conhecer os principais tipos e saber como começar a anunciar nessa plataforma. Com este artigo completo sobre o assunto, você já pode começar agora mesmo a implementar essa estratégia na sua conta.

Se você que saber como ganhar dinheiro com TikTok, confira este artigo sobre o assunto.

Como ganhar dinheiro com TikTok? Confira 7 maneiras de lucrar com a rede!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário