Tendências para o e-commerce brasileiro em 2019
O ano começou e as tendências para o e-commerce em 2019 já nos parecem bem claras. Primeiramente é muito importante ter uma visão […]
O ano começou e as tendências para o e-commerce em 2019 já nos parecem bem claras. Primeiramente é muito importante ter uma visão ampla sobre as projeções para este ano que se inicia, a fim de não perder oportunidades dentro do varejo digital. Vamos falar então sobre as principais tendências para 2019.
Mais empresas buscando o e-commerce
Espera-se que 2019 seja o ano da recuperação econômica brasileira e que aconteça a tão esperada retomada do crescimento do varejo como um todo, já que nos últimos anos apenas as vendas online cresceram – e a dois dígitos ao ano.
Para empresas que desejam expansão de vendas ou ampliação para novos mercados, uma das melhores opções são as vendas online. É hora de acelerar e seguir em frente!
Maior uso de chatbots
Os chatbots estão cada vez mais sendo utilizados no atendimento de lojas online e, para 2019 a tendência é que isso se expanda.
A evolução da tecnologia machine learning ajuda em um atendimento mais rápido e eficiente dentro das Lojas Virtuais. Uma grande vantagem no uso de chatbots é a redução de custos, ponto importante para qualquer e-commerce.
Marketing digital
Sempre em alta nos últimos anos, o Marketing Digital tem sido um aliado para os empreendedores virtuais. A importância da escolha de uma boa plataforma e a definição estratégias adequadas para o negócio são pilares fundamentais para o sucesso.
Para este ano a expectativa é que a adesão ao marketing digital continue aumentando e que haja adoção de técnicas cada vez mais sofisticadas, em especial no que trata na integração de diversos canais.
Os varejistas já perceberam que não adianta ter um e-commerce com tecnologia de ponta sem investimento em um marketing eficiente.
SEO sempre!
Para o aumento do tráfego qualificado da sua Loja Virtual, o uso de técnicas de SEO é indispensável. Empregando uma estratégia correta de SEO é possível obter um bom ranqueamento para o seu e-commerce nos principais mecanismos de busca.
Lembre-se que as técnicas de SEO evoluem constantemente para acompanhar tanto as evoluções tecnológicas dos meios digitais quanto os novos hábitos dos compradores online. Por isso, em 2019, continue – e se possível intensifique – os esforços de otimização de sua loja virtual.
Compras por voz
Compras feitas através de buscadores de voz têm aumentado em todo o mundo. Para 2019 não poderia ser diferente. A Amazon, por exemplo, estima um valor de US$ 10 bilhões para o próximo ano em compras feitas através de mecanismos de voz.
O impasse é que esses tipos de dispositivos ainda não codificam a língua portuguesa, devido à sua complexidade. Em virtude disso, ainda não são muito populares no Brasil. Quando o português estiver acessível nesses aparelhos, com certeza haverá um aumento significativo de vendas no país, afetando o marketing digital diretamente, assim como o e-commerce brasileiro como um todo.
Integração com redes sociais
Outra tendência do e-commerce é a integração das lojas virtuais com as redes sociais, se transformando na extensão de venda direta da loja. Isso ocorre especialmente com o Facebook e o queridinho dos brasileiros, o Instagram.
O problema está em alguns obstáculos que parte das plataformas encontra na integração com as redes sociais na hora do checkout. O importante é sempre observar sua plataforma de e-commerce, para que ela seja uma aliada no momento da integração com as redes sociais.
E-commerces de nicho
As chances de sucesso podem ser maiores em e-commerces de nicho. Um exemplo que tem crescido muito, por exemplo, são lojas especializadas em moda plus size, ou então, lojas com foco em acessórios pet.
Uma das tendências para 2019 é um aumento desse tipo de negócio, tirando proveito das vantagens da segmentação do varejo digital. Fique de olho!
Realidade virtual e aumentada
Pois é! Tanto a realidade virtual como a aumentada já são utilizadas em algumas lojas virtuais, principalmente no exterior. Elas são oportunidades para os clientes avaliarem produtos fora de uma loja física, melhorando assim a experiência de compra online e a boa experiência do usuário, como sabemos, aumenta muito a taxa de conversão.
Mobile
Por fim, talvez o mais importante: o futuro (e arrisco dizer, já o presente) do e-commerce é mobile!
Atenção redobrada ao perfeito funcionamento de sua loja virtual nos dispositivos móveis. A experiência do usuário deve ser rápida e didática, facilitar e encurtar os caminhos para a conversão!
Lembre-se também que a tendência mobile é tão crescente que se reflete em muitas outras, como o surgimento das Carteiras Digitais, que transformam smartphones em cartões de crédito, e o Social Selling, fenômeno de acontece com maior intensidade nos Apps.
E você? Sugere mais alguma grande tendência para esta lista?
Um grande abraço e até o próximo conteúdo!