A tendência das contas digitais

Comprar e vender online já é um sinal da transformação digital que nossas vidas vêm passando nos últimos anos. Todo o ecossistema […]

Comprar e vender online já é um sinal da transformação digital que nossas vidas vêm passando nos últimos anos.

Todo o ecossistema que envolve as vendas online também vem acompanhado da digitalização, seja na parte da gestão, onde um bom sistema ERP é capaz de automatizar processos antes feitos manualmente, seja também no pagamento e recebimento de transações financeiras.

É aí que entram as contas digitais: que de forma ampla, é uma conta-corrente disponível apenas pela web, onde todo o atendimento e operações são feitas através da internet, sem precisar ir a agências bancárias. 

No Brasil, começou a se falar de contas digitais através das instituições financeiras e também pelas fintechs, que são empresas de tecnologia financeira e a modalidade vem se ampliando no mercado nos últimos anos. 

Benefícios em utilizar uma conta digital

Entre os maiores benefícios em ter uma conta digital está a facilidade em fazer transações e também a diminuição de burocracias e taxas cobradas pelos bancos, para fazer transferências ou pagamento de impostos. 

Dispor de uma conta digital dentro do sistema de gestão ERP é uma certeza que a organização das entradas e saídas de valores fiquem armazenados em um único lugar, podendo ser acessada de qualquer dispositivo a qualquer hora. 

Nos últimos meses, com a efetivação do Pix, muito tem se falado sobre pagamento instantâneo e contas digitais.

Para quem ainda não sabe, o Pix é um meio de pagamento que facilita a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e também recolhimento de impostos. Com as facilidades de pagar instantaneamente, muito se discute sobre os sistemas robustos das instituições financeiras, e como este mercado está cada vez mais se abrindo para fintechs e contas digitais. 

Por que utilizar uma conta digital?

Se o formato de comprar muda, o formato de vender também precisa se adequar.

O consumidor do nosso tempo busca por conectividade e facilidades na hora de realizar as suas compras.

Para o empreendedor, utilizar uma conta digital é importante para estar ativo nas operações de e-commerce e também auxiliar na gestão do negócio, integrando entradas e saídas financeiras sem sair do mesmo sistema. 

Algumas das maiores vantagens em utilizar uma conta digital são: 

  • Otimização de tempo;
  • Gestão e organização de fluxo de caixa;
  • Relatórios financeiros do seu negócio;
  • Maior controle das movimentações financeiras;

No caso de Micro e pequenos empreendedores de e-commerce, uma conta digital inserida no sistema de gestão faz com que as contas pessoais e profissionais fiquem separadas de forma distinta, fazendo o negócio prosperar.

Unificar o trabalho é uma forma de otimizar tempo da equipe para pensar no negócio de forma inteligente e criativa. É preciso criar presença digital forte para que a sua loja online projete boas projeções de vendas. 

Utilizar contas digitais e opções de pagamentos instantâneos, como o Pix, é uma realidade que fará cada vez mais parte da nossa rotina, onde se valer de tecnologia para processos diários devem ser incorporados, tanto nas nossas vidas pessoais quanto profissionais.

Isso traz mais praticidade, assertividade e mais integração, além de ser um importante aliado para a proteção dos seus dados, por conectar sistema de gestão e financeiro em um único sistema. 

Organização na gestão do negócio

Além dos benefícios citados, é importante destacar que a divisão dos valores da empresa e dos valores pessoais é fundamental para que a empresa possa organizar a sua operação e manter a saúde financeira do negócio. 

Quando as movimentações são integradas automaticamente através de um sistema de gestão, também fica mais fácil administrar os ativos da empresa. Assim como, realizar processos do dia a dia do e-commerce, como a emissão de notas e boletos bancários, pagamento de contas e controle do fluxo de caixa. Essas ações facilitam a gestão e organização do negócio, proporcionando ao empreendedor uma visão mais ampla e dinâmica. 

As contas digitais possuem uma configuração intuitiva e segura quando aliadas ao sistema ERP, garantindo agilidade nas operações e também facilidades para a conciliação bancária, que permite realizar conferências dos dados obtidos através de extratos bancários. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário