Templates para sites ou layout personalizado: qual a melhor opção para a sua loja?

Toda vez que acessamos uma página na web, além do conteúdo, a maneira como os elementos são disponibilizados na tela é algo […]

Toda vez que acessamos uma página na web, além do conteúdo, a maneira como os elementos são disponibilizados na tela é algo que nos chama atenção de primeira, assim como suas cores, fontes e formatos.

Esse aspecto visual e funcional que otimiza a performance do site é conhecido como template — um modelo de layout responsável por criar um padrão para um determinado estilo de item gráfico. Por isso, é fundamental que ele seja atrativo.

Considerando que a internet atualmente dispõe de diversas opções de templates, um dos maiores desafios dos empreendedores é saber qual a opção ideal para o desenvolvimento da página na web. Ou seja, é melhor utilizar templates para sites já prontos ou optar por algo personalizado?

Pensando nisso, para reforçar sua autoridade online, explicaremos as diferenças entre os dois conceitos e as principais vantagens de cada um, destacando qual é a melhor opção para o seu negócio, se o uso de templates prontos ou de um layout personalizado.

Confira também essas dicas: Template para e-commerce: saiba como escolher o ideal

Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Template pronto e layout personalizado: entenda as diferenças

Primeiramente, os templates prontos são modelos de layouts genéricos para sites, disponibilizados para download com o objetivo de facilitar a criação de um site ou mesmo o desenvolvimento de uma simples página web.

Em outras palavras, podemos dizer que o template é um formato pronto no qual o empreendedor consegue modificar as informações como quiser. É importante destacar que muitos modelos de template são desenvolvidos em código HTML puro, em que é possível realizar apenas edições básicas, como cores, imagens e tipografia, por exemplo.

Já o layout personalizado consiste em sites desenhados e programados para atender a todas as necessidades do empreendedor, apresentando todas as funcionalidades desejadas para causar um efeito único para o seu negócio.

Ou seja, é um site com visual e funcionalidades desenvolvidas a partir do zero, conforme a sua necessidade e disponibilidade de investimento. Assim, a equipe pode planejar cada detalhe da experiência do usuário e da navegação para que o site cumpra todas as suas funções e ainda encante o público.

Mas, afinal, qual a melhor opção? A verdade é que isso depende de muitos fatores e que a escolha dos lojistas não pode ser definitiva. As duas opções apresentam vantagens e desvantagens. Além disso, o mercado online se reinventa com frequência, sendo necessário realizar otimizações constantes na loja virtual.

Conheça as suas principais vantagens e desvantagens

Como dito, tanto os templates para sites prontos quanto o layout personalizado apresentam vantagens e desvantagens, e cabe a você avaliar qual das opções é mais compatível com a sua estratégia, a sua realidade e os seus recursos disponíveis. A seguir, confira quais são elas!

Vantagens do template pronto

  • Investimento baixo e, por isso, mais acessível;
  • Implementação mais ágil;
  • O prazo de entrega é menor, pois é preciso fazer apenas a formatação e revisão do conteúdo;
  • Há inúmeros modelos disponíveis para serem escolhidos.

Desvantagens do template pronto

  • Os efeitos são limitados ao tema e genéricos, pois não há personalização;
  • É possível que não tenha licença para todos os plug-ins;
  • As licenças são curtas (não será possível manter alguns plugins atualizados);
  • Não é possível atualizar o tema;
  • O mesmo layout pode ser adquirido por outros sites.

 Vantagens do layout personalizado

  • código limpo e otimizado;
  • Personalização completa;
  • Flexibilidade para desenvolver um tema de acordo com as necessidades da empresa;
  • Suporte total do tema;
  • Alinhado à identidade visual da empresa;
  • Fácil reconhecimento por parte do público;
  • Maior capacidade de conversão.

 Desvantagens do layout personalizado

  • Tempo maior para a elaboração e entrega;
  • Custo mais elevado devido à personalização;
  • Necessidade contratação de profissionais especializados;
  • Tempo para aprovação maior.

Fatores que devem ser considerados

Em geral, o layout ideal é aquele que atende às necessidades do seu negócio ou projeto, apresenta bom desempenho e fornece uma boa usabilidade e experiência ao cliente.

Além disso, outros fatores podem ajudar você a identificar um bom template e realizar a escolha certa. Saiba quais aspectos devem ser considerados!

Custos

Quando se trata de preço, sem dúvida, o template pronto pode ser mais vantajoso, já que muitos são gratuitos. Nesse caso, muitos fornecedores desse serviço se preocupam mais com a quantidade do que, necessariamente, com a qualidade e, por isso, os valores dos modelos costumam ser baixíssimos.

Caso o seu negócio seja iniciante e você não disponha de um orçamento suficiente para começar o site, a dica é investir no mais barato. Com o tempo, é possível adaptar outros recursos em seu modelo.

Experiência do usuário

Independentemente se o seu negócio tenha um site personalizado ou um template pronto, tenha em mente que o público vem em primeiro lugar. Ou seja, é necessário proporcionar uma experiência ao usuário única e memorável.

O site deve ser responsivo e rápido, com a capacidade de se adaptar a qualquer plataforma. É necessário assegurar que a plataforma esteja de acordo com o que os seus usuários esperam quando acessam a página.

Confira também: A importância de ter um site responsivo!

Praticidade

Outro fator importante é a praticidade para implementar as informações do seu negócio. Em geral, os empreendedores têm muita expertise em sua profissão, porém, quando se trata de conhecimento de linguagens de programação e códigos, eles têm dificuldades.

Afinal, esse tipo de trabalho requer conhecimento técnico e especializado. Por esse motivo, lembre-se de considerar uma forma de facilitar os seus processos.

Identidade da marca

Com o meio corporativo em constantes transformações, torna-se indispensável pensar em boas estratégias de branding para estar à frente dos concorrentes. Tendo isso em vista, o design de um site deve transparecer a missão, a visão e os valores adotados pelas organizações com o intuito de construir e transmitir uma imagem de credibilidade. Nesse caso, o ideal é escolher um layout que contribui para que o seu negócio tenha uma reputação positiva na web.

Como você pôde ver, os templates para sites são uma solução padrão enquanto o layout personalizado proporciona mais flexibilidade para customizações. Sendo assim, antes de escolher qualquer alternativa, saiba ponderar as vantagens e desvantagens de cada uma delas e o que podem representar para o seu negócio.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar com a gente? Então, deixe aqui o seu comentário!

Rated 1 out of 5
14 de janeiro de 2022

Olá!
Muito didático, muito bom, ótimo atendimento.
Me dá uma dica por favor, site de vendas, consigo criar usando somente o CPF? Loja virtual é a mesma coisa?

Claudio Dh

Deixe seu comentário