Conheça 9 tipos de e-commerce e entenda a diferença entre eles
Omni, cross e multichannel: afinal, qual é a diferença?

Template para e-commerce: saiba como escolher o ideal

Publicado em: • Última Atualização:

A criação de uma loja virtual do zero exige diversos cuidados por parte do lojista para garantir uma melhor experiência de compra para os usuários. E a escolha do template para e-commerce é essencial nessa etapa! Um template adequado facilita o processo de compra do consumidor, confere agilidade ao fechamento dos pedidos e ao pagamento em si, além de impactar na percepção do cliente sobre a identidade da marca.

No fim das contas, o que você precisa guardar é que a escolha do template tem impacto direto nas vendas, podendo tanto atrair mais consumidores e fidelizar clientes como prejudicar fluxos e afastar potenciais compradores. Mas como escolher um bom template para e-commerce?

Uma vez que essa definição tem tanta relevância para o crescimento e a consolidação da loja virtual, seguir algumas boas práticas é mais que recomendado. Para ajudá-lo nesse processo, separamos aqui ótimas dicas para você escolher o template da sua loja virtual sem erro. Confira!

Procure saber se o template é responsivo

Desde 2015, o Google implantou diretrizes para punir sites não responsivos, aqueles que não se adaptam a dispositivos móveis. E isso é, na verdade, resultado de um fenômeno comportamental por parte dos consumidores, que vêm usando cada vez mais smartphones e tablets para realizar compras online.

Por essas e outras, checar a responsividade do template é o primeiro passo para garantir um tráfego maior para o e-commerce e, consequentemente, melhores oportunidades de venda. Para testar, acesse o template escolhido via smartphones com telas e sistemas operacionais diferentes — como Android e iOS. Só para confirmar, teste também com um tablet!

Dê atenção especial à página inicial

A página inicial do e-commerce é a porta de entrada para novos clientes. Ela deve, portanto, ser valorizada como um cartão de visitas da marca! Para isso, identifique se a home é atraente e combina com o segmento de negócios escolhido. Tudo bem que a usabilidade é essencial em todo o site, mas, além de uma fácil navegação, a página inicial também deve ser capaz de valorizar produtos em destaque.

Analisar se a home consegue atender a todas essas demandas é importante não só para evitar frustrações futuras, mas para garantir uma navegação mais intuitiva para o usuário, de forma que ele encontre o que procura com o máximo de rapidez e eficiência.

Garanta a possibilidade de personalização

Ainda que o template atenda satisfatoriamente a seus objetivos com o layout da loja virtual, é sempre bom avaliar a possibilidade de personalização. Afinal, algumas mudanças podem ser necessárias para deixar o design mais alinhado com a imagem que a marca pretende transmitir. Entre as opções de personalização que podem ser úteis estão:

  • mudança da fonte usada;
  • alteração da disposição das imagens nas páginas;
  • inserção de recursos, como avaliação de clientes e área para texto;
  • troca de cores das fontes ou do fundo.

Na prática, o template ideal é aquele que permite mudanças que o tornem mais alinhado com os objetivos do lojista. Uma boa pedida não pode, portanto, ser estática.

Navegue para conhecer a usabilidade

Uma boa usabilidade se traduz basicamente em facilidade para navegar pelo site sem atritos ou desafios. Isso inclui rapidez para encontrar o que procura e clareza para identificar destaques, seja a partir de cores ou fontes diferentes, por exemplo.

O objetivo aqui é tornar o processo de compra mais ágil e agradável para o cliente, de forma que ele não precise se esforçar para encontrar um produto ou chegar até a página de fechamento do pedido. É, assim, uma característica fundamental para o e-commerce vender mais.

Uma navegação mais intuitiva torna a experiência de compra mais satisfatória para o usuário. Você deve considerar que um potencial cliente não tem disponibilidade para explorar seu site de ponta a ponta até encontrar o caminho certo. Por isso, observe como a primeira navegação pelo template flui. Caso sinta qualquer dificuldade, mude.

Por fim, também é importante lembrar que a usabilidade do template deve ser testada em navegadores e dispositivos diferentes, de forma a garantir que o consumidor terá uma boa experiência independentemente de como escolher acessar seu e-commerce.

Pense na relação com a identidade da marca

Um item fundamental na escolha do template é verificar se o modelo da sua preferência tem relação com a identidade da marca. Se o e-commerce quer transmitir uma mensagem mais descontraída, minimalista, sofisticada, tecnológica ou o que for, o template deve despertar justamente essa sensação no usuário que o acessa.

É simples: tanto a identidade visual quanto a linguagem usadas no template devem estar de acordo com o que a marca deseja comunicar ao cliente. Alguns aspectos que são determinantes nesse sentido são:

  • sensações transmitidas pelas cores usadas;
  • ângulo e iluminação das fotos;
  • fontes usadas;
  • linguagem do conteúdo e das imagens.

E atenção: ainda que algumas características do layout possam ser personalizadas, o ideal é que o template se aproxime o máximo possível do que se deseja transmitir.

Evite pecar pelo excesso

Mesmo que a identidade visual da marca valorize a multiplicidade de elementos, aquela velha regrinha que diz que menos é mais pode ser bastante válida na escolha de um template adequado.

O excesso de colunas, dispondo tudo de forma homogênea e não valorizando produtos e promoções que mereçam destaque, pode dificultar a visualização das informações mais relevantes, por exemplo. Só 2 colunas, por outro lado, deixa a disposição das informações mais organizada, facilitando que o usuário encontre o que quer.

Podemos citar ainda outro exemplo para confirmar que menos pode mesmo ser mais nesse caso: pense naqueles templates que precisam de plugins para funcionar. Na prática, quanto mais plugins são necessários para carregar uma página, mais lenta ela se torna. Com isso, o e-commerce corre o risco de o usuário não conseguir carregar todas as informações da página, prejudicando a experiência de compra.

Considere o conteúdo do site

Uma vez que o template costuma indicar o que terá mais destaque no site, você deve observar o espaço reservado para cada tipo de conteúdo. Se o modelo prevê muitas áreas para texto e esse não é o objetivo da marca, o melhor é optar por um que tenha mais imagens em destaque.

O ideal é escolher um template que permita a inserção de conteúdos relevantes para dar andamento a uma estratégia de SEO para gerar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. Nem por isso, no entanto, a disposição de outros elementos deve ser negligenciada! Afinal, o e-commerce ainda precisa mostrar imagens dos produtos, oferecer verificação de frete, informar preços e opções de pagamento, disponibilizar avaliações e assim por diante.

Como você pôde ver, uma loja virtual de sucesso exige cuidado no planejamento. E um dos primeiros passos é a escolha de um template para e-commerce que valorize a experiência de compra do consumidor!

Pronto então para começar com o pé direito? Que tal saber o que seus contatos esperam do template quando acessam uma loja virtual? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e confira outras opiniões!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Template para e-commerce: saiba como escolher o ideal
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.