Como escolher um nicho de mercado para atuar on-line?
Como montar uma loja virtual do zero? Veja o passo a passo completo

Template de loja virtual: o que é e por que é importante?

Publicado em: • Última Atualização:

Imagine entrar em uma loja no shopping e não conseguir encontrar o que deseja ou mesmo circular para ver os produtos, de tão bagunçado que o ambiente é. Como você se sentiria? Dá vontade de sair logo desse lugar, não é verdade? Pois é justamente isso o que acontece quando você escolhe um template de loja virtual inadequado. Os elementos ficam desorganizados, os produtos não são bem expostos e os visitantes acabam abandonando o site rapidamente. Aí está a importância de escolher um bom template para o seu e-commerce: ele tem um grande poder de influenciar na decisão de compra do consumidor.

Se quer acertar nessa escolha, não deixe de acompanhar o post de hoje! Entenda exatamente o que é um template, por que ele é importante e como decidir qual o melhor para você!

O que é um template de loja virtual?

Ainda em analogia a uma loja física, escolher um template é como visitar vários imóveis comerciais pela cidade em busca do espaço ideal. Você provavelmente encontra salas sem pintura ou móveis, prontas para serem reformadas e personalizadas como bem desejar. Ao escolher um template para loja virtual, você está em busca de um modelo de site ainda vazio, sem personalização, apenas com uma estrutura predefinida para a distribuição do conteúdo.

Tecnicamente, são arquivos HTML, PHP, XML, imagens e folhas de estilo CSS que podem ser modificados para formatar a exibição do site e a apresentação do conteúdo — colunas, menus, botões, cores, fontes, parágrafos e o que mais for preciso. Assim você personaliza o template com sua identidade visual, inserindo produtos e conteúdos como achar melhor. Com isso, transforma uma página em branco em um site único. Na hora da escolha, portanto, você deve procurar por um modelo que se adapte às suas necessidades.

Vale ressaltar que o que varia de acordo com o template escolhido e sua devida personalização é apenas a interface para o usuário. O painel administrativo do site continua o mesmo, assim como os conteúdos, que ficam armazenados no banco de dados, independentemente do template.

Por que o template é importante?

Para o administrador do site, o template é uma forma de facilitar o desenvolvimento das páginas, pois a estrutura já está criada e provavelmente já foi testada. Se fosse desenvolvido do zero, os custos, prazos e riscos de falhas aumentariam. Já para o usuário, o template tem o dever de oferecer a melhor experiência de compra possível.

Quando acessa a loja, o visitante deve se deparar com um layout agradável e organizado, que gere uma boa percepção da marca e o incentive a continuar navegando pelo site. Depois, a navegação deve permitir que ele encontre facilmente o que deseja, sem precisar de muito esforço. Estará, assim, bem orientado e seguro para realizar a compra. E essa é a grande importância do template de loja virtual: o aumento das conversões. Se o usuário se sente à vontade dentro do e-commerce, é mais provável que feche negócio.

Como escolher o template ideal?

Agora que você já entendeu a importância de escolher um template de loja virtual, vamos ver algumas características que ele deve ter. Basicamente, um bom template é aquele que atende às necessidades do seu negócio. Para que isso aconteça, atente-se para as seguintes questões:

Navegação

Como dissemos, o usuário deve se manter orientado e seguro durante sua experiência no site. Por isso, o template deve oferecer uma navegação simples e intuitiva, que não demande muito esforço do consumidor para se localizar nas suas páginas. O ideal é que ele não precise percorrer muitos passos para encontrar o que deseja — 2 ou 3 cliques a partir da página inicial é uma boa média. Além disso, o processo de finalização da compra deve ser objetivo e ágil, a fim de evitar o abandono do carrinho.

Personalização

O poder de customização do template também merece atenção. Afinal, o site deve ter a identidade visual da sua marca, que é transmitida por meio de cores, fontes, ícones e imagens do layout. O template deve oferecer essa possibilidade de personalização. Além disso, a compatibilidade com recursos avançados e plug-ins também é importante. Pode ser que você precise especificamente de uma funcionalidade que o template não oferece, mas que pode ser adicionada. Deve, assim, ser receptivo a essas integrações.

Responsividade

Os smartphones se tornaram um dos principais dispositivos para pesquisar preços, produtos e marcas. Certamente, durante a tomada de decisão de compra, o consumidor consultará o celular ao menos uma vez, podendo até efetuar a compra por ele. Hoje é indispensável, portanto, ter um site responsivo. Ao escolher seu template, verifique se ele se adapta corretamente a qualquer tela, seja de desktop, notebook, smartphone ou tablet. Na dúvida, faça um teste nesta ferramenta oferecida pelo Google.

Layout

Vamos voltar rapidamente à comparação com o espaço físico, ok? Produtos em excesso, desorganizados e caindo das prateleiras, além de atendentes inadequadamente vestidos e cores desagradáveis no ambiente: assim não dá nem vontade de ficar na loja, certo? O mesmo acontece na loja virtual! Para passar uma boa impressão e incentivar a compra, o template deve oferecer um layout agradável, harmônico e organizado, sem elementos supérfluos. A frase é clichê, mas vale a pena lembrar que menos é mais.

Leveza

O consumidor quer agilidade para finalizar sua compra. A verdade é que ninguém mais tem paciência para ficar esperando um site carregar. Se demorar muito, basta passar para a outra janela do navegador e comprar do concorrente! Portanto, preste atenção na velocidade de carregamento do template, que prejudica a experiência do usuário e ainda reduz o ranqueamento do site no Google. Temas muito carregados ou que exigem integração de muitos plug-ins geralmente são mais pesados.

Construir um site pode parecer uma tarefa complexa, especialmente quando falamos de um e-commerce. Porém, com os recursos de um template, você tem a capacidade de montar um site único e personalizado por conta própria! Basta prestar atenção nos detalhes que citamos aqui e aprender um pouco mais sobre as técnicas para customizar template de loja virtual!

Se você ainda está com dúvidas para escolher seu template ou montar sua loja virtual, entre em contato com a nossa equipe para darmos uma mãozinha!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Template de loja virtual: o que é e por que é importante?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *