Digital influencers: o que são e como usá-los a favor do e-commerce?
Amazon Prime chega ao Brasil com frete grátis ilimitado e benefícios por R$ 9,90

Sustentabilidade para o e-commerce: saiba mais sobre o assunto

Publicado em: • Última Atualização:

Em um mundo cada vez mais consciente sobre os problemas ambientais que estamos testemunhando, é fundamental que as empresas embarquem nessa ideia. Começar a pensar em estratégias e incluir projetos de sustentabilidade para o e-commerce é um processo que pode ser bastante positivo para os consumidores, para os negócios e para o planeta.

A sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de práticas que tem como objetivo utilizar os recursos naturais de maneira responsável, de um modo que o meio ambiente não seja prejudicado. Os clientes pensam cada vez mais nas empresas eco-friendly, o que pode ser muito positivo para a sua marca.

Neste post vamos mostrar as principais informações a respeito da sustentabilidade no e-commerce. Confira!

Qual a importância da sustentabilidade para um e-commerce?

Atualmente, vivemos em uma época em que as pessoas buscam expor as suas opiniões cada vez mais e procuram se informar sobre absolutamente tudo na internet. Dentro desses aspectos, há alguns assuntos que acabam ganhando mais destaque, como as questões ambientais e de sustentabilidade. Isso é muito positivo e importante, por isso, as empresas e e-commerces precisam se adaptar.

Com o desenvolvimento das redes sociais e o maior acesso às informações na internet, as pessoas estão ainda mais interessadas e preocupadas com o ecossistema, o ambiente, os animais, as causas sociais, entre outras. E no mercado, de forma geral, seja online ou offline, os consumidores têm procurado por marcas eco-friendly e que respeitem o meio ambiente.

Com isso, a sustentabilidade se mostra muito importante para atrair novos consumidores, fidelizar os clientes, aumentar as vendas de seus produtos e melhorar a sua imagem perante o mercado. Em um mundo cada vez mais consciente, é essencial associar o seu e-commerce às ações e atitudes sustentáveis.

Ao criar uma consciência sobre o modo de produção de seus produtos, encontrar maneiras menos poluentes de se trabalhar, utilizar materiais recicláveis, entre outras ações, você consegue mexer positivamente com o psicológico de muitas pessoas. Além disso, agrega valor ao branding da loja e tem o benefício de realmente fazer algo com sentido para o cliente que está consumindo seu produto.

Quais medidas tomar para criar processos ecologicamente e socialmente amigáveis?

É fundamental que um e-commerce comece a pensar nas questões ambientais e passe a tomar medidas para criar processos ecologicamente e socialmente amigáveis. Isso vai fazer com que o seu negócio conquiste ainda mais clientes e você melhore a imagem da sua marca com ações que sejam benéficas para o meio ambiente. Vamos conferir algumas medidas que você deve prestar atenção.

Embalagem sustentável

A embalagem está presente em todo e qualquer produto que seja entregue ao cliente. Por isso, essa questão deve ser muito bem pensada e planejada em sustentabilidade para o e-commerce. Busque utilizar materiais reciclados, biodegradáveis ou reutilizáveis nas embalagens para não agredir o meio ambiente. Outra opção é usar um material que possibilite a reutilização dele para outras tarefas da rotina do cliente.

Selo de sustentabilidade

Ter um selo de sustentabilidade no seu negócio serve para mostrar para seus consumidores e potenciais clientes que a sua marca desenvolve ações sustentáveis e se preocupa em diminuir as agressões ao meio ambiente. Esse chamado marketing verde mostra para os clientes que seus produtos e serviços estão de acordo com a natureza, priorizando a sustentabilidade.

Frete sustentável

Há diversas maneiras de realizar a entrega de um produto na casa das pessoas, mas poucos sabem que é possível fazer esse frete de maneira sustentável. Muitos e-commerces já estão adotando e utilizando veículos e meios de transporte que não agridem o meio ambiente. Incentivar o uso de bicicletas ecológicas, patinetes e veículos que gastem pouco combustível são algumas boas práticas.

Campanhas e ações sociais

Ações sustentáveis baseadas no nicho do e-commerce também são importantes. Por mais que não tenha uma operação física consumindo energia, toda loja online produz algum tipo de desperdício que pode ser reduzido. No caso de um fabricante parceiro, por exemplo, é essencial realizar a conscientização dele para pensar em um meio de poluir menos o meio ambiente.

Essas ações devem estar visíveis no blog, nas redes sociais e no próprio e-commerce da marca. Um recurso que tem sido muito usado em lojas online é a opção de doações para órgãos e instituições no momento de finalizar a compra. Você pode colocar a opção para a pessoa doar, por exemplo, 1% do valor para uma certa instituição que trabalhe com questões sustentáveis.

Produção sustentável

A produção é um processo que, muitas vezes, acaba sendo realizado de maneira pouco sustentável. Por isso, um e-commerce que deseja seguir a linha da sustentabilidade precisa tomar atitudes em relação a isso. Avalie sua produção e busque maneiras de economizar energia, substituir materiais que produzam grande quantidade de resíduos e adote os que podem ser reciclados ou reutilizados.

Escritórios mais conscientes

Uma loja virtual não precisa, necessariamente, de um escritório físico. Porém, muitos e-commerces adotam esses locais para realizar reuniões, planejamentos, entre outras tarefas. É muito importante que as pessoas também mantenham as atitudes sustentáveis nesses lugares, como apagar as lâmpadas quando sair do escritório, adotar caronas solidárias entre os colaboradores como forma de evitar o consumo de combustíveis, entre outras.

Como a sustentabilidade agrega valores sociais à marca do e-commerce?

A maneira como os consumidores estão comprando e se conscientizando está mudando cada vez mais. Com o maior desenvolvimento das redes sociais e compartilhamento de informações, as pessoas estão vendo a necessidade de mudar suas ações e tomar atitudes mais sustentáveis. Isso faz com que a sustentabilidade agregue valores sociais à marca do e-commerce e melhore sua imagem perante o mercado.

A sustentabilidade para o e-commerce é um assunto fundamental de se discutir, pois é capaz de causar diversos benefícios para as marcas, para a sociedade e para o meio ambiente. É preciso que as lojas virtuais adotem medidas mais sustentáveis, como a utilização de embalagens reutilizáveis ou recicláveis, uma produção que não agrida a natureza, entre outras. Os consumidores estão comprando mais de e-commerce que se preocupa com a sustentabilidade e o meio ambiente.

E aí, conseguiu entender a importância das ações sustentáveis para o e-commerce? Então continue navegando no nosso blog e leia agora mesmo o texto “6 dicas indispensáveis para fazer o lançamento da sua loja virtual“.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Sustentabilidade para o e-commerce: saiba mais sobre o assunto
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.