Passo a passo: saiba como montar uma loja de camisetas
Anunciar no Google Shopping: Como funciona e quanto custa?

Som automotivo, carburador, esmalte e salto alto. O que isso tem a ver? Conheça a Marsan Automotiva

Publicado em: • Última Atualização:

Uma loja de produtos automotivos. Até então um mundo masculino e controlado em sua grande maioria por homens que entendem do negócio ganhou tons rosados e teve uma mulher no controle de tudo. Isso mesmo, a personagem dessa história é Antonia, um nome forte para um segmento forte.

Especialista em acessórios e som automotivos, a Marsan está na Tray há mais de 3 anos e já cresceu e aumentou seu portfólio várias vezes por esses anos. Segundo Antonia, o crescimento foi aquém do esperado, mas depois que percebeu que a loja tinha estrutura e apoio para crescer, eles investiram e cresceram de maneira ordenada. Tanto que saíram da casa onde ela controlava tudo com a ajuda do marido e foram para um local próprio.

Por que uma loja de acessórios para carro

Antonia conta que não sabia nada do segmento. Trabalhou por 16 anos em um banco e quando decidiu sair, soube que precisar fazer alguma coisa para ter renda, mas não sabia o que. Foi aí que o marido, apaixonado por carros, deu a ideia de ela começar esse negócio.

Se antes ela queria fazer bolos para vender em sua casa, com a ideia do marido ela ampliou seus horizontes e investiu pesado no novo ramo.

Ele a ajudou a montar a loja e a entender o que seria melhor para ela vender. Como ela não conhecia nada, ele a instruiu a escolher coisas que fossem fáceis ela aprender e dominar. Foi um ótimo conselho, afinal, além de aprender, ela ainda conseguiu fazer o negócio crescer e atingir a marca de quase 3 mil pedidos por mês no ano de 2017.

No começo, apesar do marido a incentivar, Antonia seguiu sozinha e aprendeu sobre tudo do universo de carros e e-commerce ao mesmo tempo. Ela conta que era leiga nos dois ramos e que precisou ler e entender muito para dar continuidade no negócio.

Aos poucos, com o conhecimento que ia ganhando, começou a conseguir investir mais em suas ideias e aprimorar mais o negócio, por isso do crescimento acentuado. Ela destaca que trabalhava mais de 16 horas por dia para dar conta de todas as atividades, que antes, era feita apenas por ela. Agora já conta com alguns funcionários para ajudar.

Ano de 2017 e ano de 2018

Apesar de ser um segmento muito complicado para se trabalhar, por conta da concorrência, segundo Antonia, a loja cresceu muito nos últimos 3 anos, mas especialmente no ano de 2017.

Segundo a empreendedora, a empresa cresceu mais de 30% durante o ano de 2017, atingindo quase 3 mil pedidos por mês. As vendas são provenientes de Marketplaces, onde 90% do faturamento vem desses canais, com destaque para o Mercado Livre, onde ela diz vender o maior número.

Antonia aponta que o que ajudou a Marsan crescer no Mercado Livre foi o envio em 24 horas. Depois que as regras mudaram no ano de 2017, muitas lojas que demoravam para enviar o pedido apareceram e por isso, as que mandavam no tempo exigido se destacaram e isso auxiliou o aumento das vendas. Sem contar a reputação, que segundo ela, ajuda os clientes a terem mais confiabilidade nos produtos e na loja em si.

Em 2018, a Marsan tem como meta aumentar as vendas na loja virtual, ou seja, além de continuar crescendo nos Marketplaces, crescer na loja virtual. Para isso, um planejamento de vendas e marketing já foi traçado e o investimento será maior em marketing, a fim de trazer clientes para a loja, além de trabalhar os clientes que compram nos Marketplaces e trazê-los para a loja.

Estrutura é sempre importante

Apesar do crescimento acima da média estipulada pela Marsan nos últimos anos, Antonia conta que nada cresceu de maneira desordenada e que em alguns momentos, ela deixou de vender algumas coisas, pois não tinha mais espaço para guardar estoque.

Hoje, em um ambiente muito maior que o inicial e próprio para o estoque dos produtos que comercializa e com a contratação de funcionários, que a auxilia em sua venda de envio de produtos, ela planeja um crescimento de mais de 30% no ano de 2018. Uma das medidas é estudar mais sobre o segmento e trazer produtos que ainda não existem no mercado ou que são de difícil acesso por um preço acessível.

Antonia salienta a importância do conhecimento nas tomadas de decisão em como a ambição não poder tomar o lugar do bom senso. Ela destaca que sua visão de negócios, adquirido depois de anos trabalhando no banco e o dom natural para mexer com os números mostrou que seu negócio tinha que crescer de maneira estruturada ou caso contrário ela colocaria tudo a perder.

A empreendedora conta que quando trabalhava no banco, viu várias empresas com altas vendas quebrarem por falta de estrutura financeira ou administrativa e ela não queria que se negócio se tornasse mais um número dessa estatística.

Por isso, ela além de estudar sobre o segmento e sobre seu negócio, investiu em mais conhecimento do que já possuía para a administração de uma empresa e cresceu de acordo com o que sabia que seria melhor ao seu negócio.

Olhando para o futuro

Por isso, olhando para o futuro, Antonia vê seu negócio crescendo ainda mais, hoje, com os funcionários que permitem seu descanso. Sua jornada de trabalho de 16 horas fora primordial ao crescimento e hoje, com um pouco menos de tempo dedicado à loja, ela consegue também aproveitar sua vida como mãe e esposa, algo que ela gosta muito, como deixou em destaque.

Para o e-commerce, Antonia acredita que assim como o seu negócio, o segmento tem apenas a crescer. As pessoas estão tomando mais consciência de que as compras on-line são seguras e que é mais fácil do que realmente parece, além da segurança, em si, estar se renovando todos os dias.

A facilidade de pagamento também é outro fator que a empresaria defende como sendo primordial ao crescimento do segmento. Boleto, transferência bancária e cartão de débito e crédito auxiliam as lojas a venderem mais e de maneira mais saudável.

Mas tudo isso, acredita ela, virá acompanhada de uma grande mudança. Antonia acha que o e-commerce como o vemos hoje irá mudar muito em pouco tempo e em 2018, essas mudanças já começaram a acontecer e que uma das grandes mudanças será no cenário de Marketplaces, com a entrada de novos grandes para competir de igual para igual.

Quer saber mais? Então confira agora os segredos desse case de sucesso!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Som automotivo, carburador, esmalte e salto alto. O que isso tem a ver? Conheça a Marsan Automotiva
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *