Social Commerce: como conseguir influência sobre a sua marca?

Faz tempo que ter perfis nas redes sociais se tornou obrigatório para as marcas. No entanto, se quiser usar esses espaços como […]

Faz tempo que ter perfis nas redes sociais se tornou obrigatório para as marcas. No entanto, se quiser usar esses espaços como ferramenta de conversão e engajamento com o público, você deve ampliar sua estratégia e apostar em Social Commerce.

Não sabe do que estamos falando? Neste artigo, você vai entender o que esse conceito significa e como ele vai ser essencial para melhorar seu relacionamento com os clientes e aumentar o buzz em torno do seu negócio. Continue a leitura e confira nossas dicas para usar o poder das redes sociais a favor da sua empresa!

O que é Social Commerce?

O Social Commerce é uma estratégia que aproveita as interações dos usuários nas redes sociais para fortalecer a imagem da marca e conquistar mais vendas no e-commerce. Em vez de tratar esses dois espaços como plataformas distintas, o gestor do negócio aproveita o potencial do engajamento dos seguidores e usa isso para conduzir mais pessoas à conversão.

Como as redes são um espaço de conversa constante, a marca passa a participar dessas discussões, ouvindo o que os outros têm a dizer sobre ela, criando relacionamentos com os consumidores, gerando afeto, produzindo conteúdos interessantes e, é claro, oferecendo produtos que solucionem os problemas do público.

Além disso, esse modelo de negócio faz com que as transações aconteçam ali mesmo no ambiente das redes sociais, não sendo necessário ir até o site de vendas. Isso acontece principalmente quando as próprias plataformas criam ferramentas específicas para marcas anunciarem e venderem.

Entre as principais vantagens de investir em Social Commerce está o fato de que a marca usa todo o potencial das redes sociais em que está presente, criando uma experiência mais enriquecedora para seus seguidores e usando a interação para converter de maneira mais orgânica, sem precisar direcionar as pessoas até um outro site específico.

Como fazer Social Commerce na prática?

Quer entender como aderir ao Social Commerce e conseguir aumentar a influência da sua marca nas redes sociais? Então, veja as dicas que separamos a seguir.

Estruture bem a empresa nas redes sociais

Se seu negócio ainda não tem uma boa presença nas redes sociais, você deve começar investindo nesse aspecto. É preciso ir além de ter contas empresariais. Busque entender o perfil dos seguidores de cada plataforma e saber como se relacionar com eles da forma mais efetiva. Você vai notar que cada espaço usa uma linguagem diferente e oferece possibilidades distintas de interagir e criar conteúdo.

O Social Commerce só funciona se existir um relacionamento entre marca e clientes. Afinal, é isso que vai fomentar o boca a boca que seu negócio precisa para conseguir vender nesses espaços. Então, não tenha medo de criar conversas, fazer perguntas e até mesmo receber críticas. É esse engajamento que tem o maior valor.

Construa uma presença digital forte

A presença digital não se restringe às redes sociais. Além do seu e-commerce, que precisa estar bem estruturado, você também pode gerenciar a imagem da sua marca em sites de avaliações, criar um blog para compartilhar conteúdos interessantes, investir em anúncios pagos em sites influentes e ferramentas de busca.

Todas essas iniciativas vão contribuir para que sua empresa ganhe autoridade no ambiente virtual. À medida que seu negócio tem mais visibilidade, ele é mais lembrado pelo público e, consequentemente, as pessoas comentam mais sobre ele.

No entanto, nada de ignorar os comentários negativos e reclamações. Nessas situações, é importante saber como responder os feedbacks e como consertar os problemas expostos para melhorar a experiência do cliente, garantir a satisfação e limpar sua imagem no ambiente online.

Faça parcerias

Se seu e-commerce ainda está começando a ganhar espaço nas redes sociais, um ótimo caminho é se juntar a outras marcas e influenciadores. Sorteios, promoções, brindes e parcerias pagas geram maior exposição e aumentam o número de pessoas que passarão a acompanhar o trabalho da sua empresa.

Nesse momento, é importante que, ao chegar nos perfis da sua marca, os novos seguidores encontrem um conteúdo realmente interessante. É isso que vai fazer com que eles continuem a seguir e divulguem para os amigos.

Diversifique os canais

Muita gente não sabe se é melhor investir em apenas uma rede social ou em várias ao mesmo tempo. Essa decisão precisa ser tomada observando o seu público-alvo. Atualmente, a maioria das pessoas está presente em várias plataformas e, se esse é o perfil dos seus seguidores, deve ser o da sua marca também.

Além de diversificar os canais de comunicação, é importante pensar em formas de conectar uns aos outros em sua estratégia. Assim, você leva os seguidores em uma experiência ainda mais interessante que sai de uma rede para a outra, com conteúdos que se complementam e retêm a atenção.

Fique por dentro das novidades

Para ter bons resultados com o Social Commerce, sua marca não pode ficar para trás nos novos recursos que aparecem nas redes sociais. É necessário mostrar que sua empresa está sempre se atualizando e seguindo as tendências do momento para acompanhar as preferências do público.

As ferramentas de interação são um bom exemplo disso. Plataformas como o Instagram, o Facebook e o TikTok estão sempre lançando novas possibilidades de aparecer e criar conteúdos.

Junto a isso, existem os recursos direcionados para negócios, que são seus grandes aliados no Social Commerce. Os botões de compra, as tags de produtos nas fotos, os anúncios e outras melhorias favorecem as iniciativas das marcas e ajudam no processo de oferecer produtos e concluir vendas.

Gostou de entender melhor sobre o Social Commerce e todo o potencial de usar essa estratégia online? Para garantir bons resultados, não deixe de criar um plano de ação sólido e definir indicadores que possam ser acompanhados. Assim, você vai saber se está no caminho certo ou se precisa aprimorar suas iniciativas.

Que tal ler mais um pouco sobre a relação entre as redes sociais e o e-commerce? Confira um artigo que vai explicar como cada um desses canais pode ser útil para seu negócio virtual. Boa leitura!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário