Quais as vantagens e como implementar o SAC no meu e-commerce?
Por que fazer parcerias com os influenciadores digitais?

O que considerar antes de contratar um sistema de recomendação

Publicado em: • Última Atualização:

Um sistema inteligente de recomendação personaliza o atendimento aos consumidores dentro da loja virtual, apresenta produtos que tem relação ao comportamento do consumidor e desta forma, potencializa vários fatores como, maior venda, melhor experiência de compra, fidelização e retorno entre vários outros.

Porém, esta tecnologia inovadora que traz todos estes benefícios precisa ser implementada no momento certo. Aqui, destaco o que você precisa considerar antes de contratar um sistema de recomendação.

Como estamos falando de inteligência de vendas dentro da loja, precisamos ter as áreas básicas da loja virtual já configuradas e em total funcionamento para evitar problemas na venda.

Recursos mínimo para uma loja virtual

Desta forma, é importante que a plataforma de loja virtual escolhida tenha um bom layout aplicado, boa apresentação de produtos (spot), técnicas de usabilidade para exposição do preço do produto, botão de comprar/ver +detalhes (“call to action”), descrição do produto que deixa claro o que o produto faz, para que serve, detalhes técnicos, textos originais, boas fotos, bom design de informação para orientar o consumidor na arquitetura da informação e por aí vai. 

Quando olhamos o fluxo de fechamento do pedido, disponibilizar algumas formas de pagamento para facilitar a escolha do cliente. Alguns têm receio de informar o cartão de crédito (fundamental), neste caso, é importante ter alternativas como boleto bancário ou até mesmo uma carteira virtual como Paypal.  

Forma de entrega pode ser muito estratégico na loja, pois dependendo do custo e tempo de entrega, pode inviabilizar a venda. É recomendado que seja oferecido opções ao cliente, onde ele possa escolher por um prazo menor, normalmente mais caro, ou um preço melhor que normalmente é mais barato.

Em casos específicos e que a margem dos produtos permita, ofereça frete grátis para compras de valor superior ao ticket médio (média do somatório financeiro divididos pela quantidade de pedidos emitidos em um determinado período), também é uma forma de aumentar as chances de venda.

Poucos falam sobre atendimento, porém, é algo fundamental para loja virtual. O consumidor, por vezes, tem dúvidas sobre o produto, processo de entrega ou até mesmo sobre a própria loja. Caso ele tenha um canal fácil para falar com a loja, estas dúvidas podem ser resolvidas e a taxa de conversão aumentar.

Por último, com estes pontos já resolvidos, podemos considerar que temos uma loja virtual ativa e pronta para vender, ai vem os próximos passos importantes para esta realização.

Marketing de aquisição de clientes

Engana-se quem acha que vender na internet basta abrir a loja virtual. Para que a venda ocorra, o cliente precisa vir para sua loja, porém, esta não é uma tarefa tão fácil. 

Pense que sua loja e mais outras milhões estão lutando pelo mesmo consumidor. Atraí-lo é uma tarefa complicada. Um plano de marketing bem definido que considere estratégias de SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing), mídia paga como Adwords, banners em portais, email marketing (ainda com taxa de conversão bem interessante), redes sociais (conteúdo mais mídia paga) e por aí vai. 

Com a engrenagem de atração de clientes ativa e operante, ou seja, sua loja já tem clientes e já está vendendo ao menos uns R$ 10.000,00 (dez mil reais) por mês, aí sim é hora de pensar na personalização do atendimento para potencializar a venda.

O sistema de recomendação entra a partir deste momento, ou seja, loja operacional e com clientes comprando.

Visualize este cenário em sua cabeça: loja pronta, com clientes, todo funcional. É natural que seja a hora de colocar inteligência e personalização para encantar o cliente. Fazê-lo se sentir bem em sua loja. Encontrar o que procura, mostrar produtos complementares, outras opções e por aí vai. 

Este é papel da recomendação de produtos dentro da loja virtual e isso sendo bem feito, a taxa de conversão aumenta como consequência. 

Mais do que isso, um cliente bem além de recomendar sua loja para outras pessoas, retorna para comprar mais.

Loja inteligente que atende ao consumidor de forma personalizada é o melhor dos mundos para o varejo virtual.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que considerar antes de contratar um sistema de recomendação
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.