Shopee é seguro? 6 motivos que comprovam que vale a pena vender e comprar no marketplace

Shopee é seguro? O site é considerado seguro pois possui: Avaliações positivas e milhões de downloads nas lojas oficiais (Apple Store e Play Store), possui segurança de dados, fornece o rastreamento de pedidos, tem garantia de reembolso ao cliente, possui vários canais de atendimento e disponibiliza avaliações de produto/vendedores e entrega.

Já faz algum tempo que vemos uma verdadeira ascensão dos e-commerces. Com eles, houve a popularização de aplicativos de compras e o principal deles foi o da Shopee e muitas pessoas se perguntam… será que Shopee é seguro?

Diversas marcas e lojas foram surgindo e conquistando o seu espaço e reconhecimento no mercado, e uma das que tem chamado mais atenção recentemente, definitivamente é a Shopee.

Tendo surgido em 2015, a plataforma chama a atenção pela sua eficiência, mas também pelas suas propagandas criativas e que grudam na cabeça.

Entretanto, é extremamente comum que muita gente fique desconfiada de marcas novas, e se questione se elas são realmente seguras.

Isso vale para esse caso, e visando esclarecer esse problema, preparamos esse texto em que explicaremos como funciona para comprar e vender na Shopee, e permitir que você tire as suas próprias conclusões!

Ficou curioso, não é mesmo? Então chega de enrolação e vamos para o texto!

O que é Shopee?

Antes de começarmos a entender mais sobre se a Shopee é ou não segura, e de como funcionam as suas vendas, é necessário conhecermos um pouco mais sobre a própria marca.

A Shopee nada mais é do que um marketplace chinês que surgiu em 2015, mas que levou um tempo para estourar no Brasil, tendo começado a fazer mais sucesso apenas ali em 2020.

Pesquisa recente, afirmam que a Shopee pode ter alcançado cerca de R$ 16 bilhões em vendas no Brasil no ano de 2021.

Existem muitas leituras do porquê desse marketplace ter conseguido estourar tanto nos últimos, e de fato a presença da marca em propagandas nos canais de vendas é bem relevante.

É muito difícil conhecer alguém que não se lembre de ter visto pelo menos uma propaganda da marca em portais como o YouTube, Google Ads, Instagram, TikTok ou até mesmo em grandes emissoras de TV.

Porém, é importante dizermos, que não é apenas de mídia paga que vive a Shopee.

Devido aos seus benefícios, seus preços extremamente econômicos, dentre outras vantagens, a marca consegue realmente fidelizar os seus compradores.

Fazendo com que eles mesmos divulguem e recomendem os serviços do marketplace, e ajude no seu crescimento.

Shopee é seguro?

Agora que já entendemos um pouco mais sobre o que é a Shopee, que tal tentarmos responder a tão esperada pergunta?

Será que a Shopee é realmente segura? É isso que nós vamos tentar explicar para vocês a seguir, então continue com a gente para descobrir mais!

Avaliações positivas

O primeiro passo talvez seja lembrar que a Shopee é uma empresa chinesa que vende no mundo inteiro para um enorme público, então, que tal olharmos o que essas pessoas dizem sobre a marca?

Com certeza você deve lembrar que hoje em dia, é muito fácil para qualquer pessoa deixar uma avaliação, seja ela positiva ou negativa sobre um app, junto de um comentário dentro das plataformas de downloads.

Quando conferimos nesses locais, nós conseguimos ver duas coisas que chamam muito a atenção logo de cara: o número de downloads e as avaliações.

Quando olhamos a plataforma da Apple, e a dos aparelhos Androids, o app da Shopee possui mais de 100 milhões de downloads, e com um número altíssimo de avaliações positivas.

No caso da plataforma da Apple, por exemplo, a média das avaliações é de 4.8, enquanto a nota máxima é 5. Será que um aplicativo que não é confiável conseguiria ter uma avaliação tão elevada?

Avaliação App Shopee - Shopee é seguro

Segurança de dados

É mais que natural que tenhamos inúmeros receios quanto ao risco de fraudes e golpes nas compras online.

Entretanto, é importante pensarmos que os donos das plataformas também têm essa preocupação e buscam constantemente aprimorar a segurança da sua plataforma, até mesmo para garantir a integridade dos seus dados.

O marketplace possui o selo de segurança https, que visa proteger o usuário de qualquer tipo de problema enquanto acessa a plataforma.

Além disso, o site não possui nenhum tipo de erro grave que seja listado como falha de segurança, além de não constar na lista negra de nenhum dos programas de antivírus.

Segurança de dados - Shopee é seguro

Rastreamento de pedidos

Outra das grandes ferramentas, e também uma das mais úteis, para proporcionar maior segurança para quem visa consumir pelo app é o sistema de rastreamento das compras.

Com isso, é possível saber por meio de poucos toques na tela qual o status da sua entrega, sem contar que a Shopee ainda envia notificações sempre que há uma atualização sobre o processo.

Além disso, também é possível rastrear o seu pedido e visualizar onde ele está exatamente. Para isso, você primeiro deve abrir o app e acessar a aba “Eu” seguido por “Minhas compras”.

Rastreamento de pedidos Shopee
Rastreamento Shopee

Lá você poderá verificar cada um dos pedidos que estão em andamento, sem contar que também pode olhar aqueles que já foram realizados.

Vale ressaltar que no caso dos pedidos internacionais, o tempo médio de entrega é de algo entre 45 e 60 dias.

Garantia de reembolso

Não são todas as empresas que genuinamente se preocupam com a satisfação e a qualidade do serviço oferecido ao consumidor, mas a Shopee definitivamente se importa.

Tanto que, a empresa disponibiliza para todas as suas vendas o sistema da Garantia Shopee, afinal, eventualidades acontecem, o produto pode chegar danificado, ou até mesmo não satisfazer o comprador.

Esse sistema de garantia funciona de forma extremamente simples, porém muito funcional, onde o cliente pode solicitar o reembolso caso não se sinta satisfeito com o pedido.

O funcionamento é simples, absolutamente todas as compras da Shopee tem seus valores retidos, e apenas são repassados aos vendedores após o cliente confirmar a entrega.

Além disso, evitar fraudes ou golpes, já que se o cliente não receber o produto, o vendedor também não ganha o dinheiro, ainda permite a devolução do produto com mais facilidade.

Uma vez que o item tenha vindo danificado, ou simplesmente não agrade o consumidor, é possível solicitar a devolução pelo app, recebendo de volta o dinheiro gasto.

É importante ressaltar que para poder solicitar o reembolso, você não deve confirmar o pedido, ok?

Reembolso Shopee - Termos

Atendimento ao cliente

Outro dos pontos que mostram a confiabilidade da Shopee é a facilidade de comunicação, e a qualidade de atendimento com os clientes.

Esses dois pontos são fundamentais para dar todo o suporte necessário para o usuário, de forma a garantir que ele se sinta bem atendido, e a empresa possa efetivamente tratar do problema apresentado por ele.

Justamente por isso a Shopee disponibiliza diversos canais de comunicação para o cliente, facilitando ao máximo o contato.

Em caso de qualquer problema ou dúvida, o usuário pode entrar em contato por vários canais.

Portanto, temos as seguintes opções disponiveis: redes sociais, e-mail e até mesmo o chat do app que possui uma assistente virtual para ajudar com as dúvidas dos clientes.

Atendimento ao cliente - Shopee

Avaliações de produto/vendedores e entrega

Como nós já explicamos, dentro do marketplace da Shopee, existem diversos e-commerces e vendedores diferentes, responsáveis por realizar a venda para o cliente.

Sabendo disso, e da importância que tem para o usuário, saber o quão confiável é a pessoa que está comprando, a Shopee desenvolveu um sistema de avaliação para ajudar.

Ele é extremamente simples e funcional, semelhante aos sistemas de avaliação utilizados para os mais diversos aplicativos.

Nele, o usuário pode dar uma nota de 1 a 5, e deixar um comentário contando sobre a sua experiência, tanto para um vendedor, quanto para algum produto específico.

Dessa forma, cada um pode avaliar com calma, e com base no feedback dos outros, a qualidade e a confiabilidade do que está comprando.

Além disso, essa prática ainda incentiva os vendedores da plataforma a melhorarem a qualidade do serviço, já que com isso receberão melhores avaliações, e poderão conseguir ainda mais vendas.

Avaliações de produto/vendedores e entrega Shopee
Avaliações de produto - Shopee

Como criar conta e comprar na Shopee

Após ter escutado tanto sobre as qualidades e a confiabilidade da Shopee, é bem possível que você tenha ficado curioso sobre como fazer para realizar uma compra lá dentro.

Antes de tudo, para que isso seja possível, é necessário criar uma conta na plataforma, o que pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto pelo site.

Pensando nisso, nós decidimos criar esse passo a passo, bem simples, para ajudar você a criar a sua conta na plataforma, por ambos os meios. Está preparado? Então continue com a gente!

Criando a conta pelo aplicativo

Para criar uma conta no aplicativo, você deve primeiro tê-lo baixado em seu aparelho, e então nós poderemos começar o processo.

Abrindo o app, você deverá ir para a guia “eu”, e então clicar na opção “cadastrar”.

Cadastro App da Shopee

Após isso ele pedirá para você digitar o número do seu telefone e clicar em avançar.

Cadastro App da Shopee

Feitos esses passos, você deverá concluir a verificação CAPTCHA, e em seguida digitar o código de verificação, para então clicar em avançar.

Feito isso, faltará apenas definir uma senha, para então concluir o seu cadastro.

Criando a conta pelo site

O procedimento pelo site também é bem simples, e tem até algumas semelhanças com o aplicativo.

Após abrir o site, você deverá selecionar a opção “Cadastrar”.

Cadastro site Shopee
Cadastro site Shopee

Em seguida, ele pedirá para você digitar o seu número de telefone, e em seguida, apertar no botão PRÓXIMO.

Feito isso, você deverá completar o enigma de verificação completo, para poder inserir o código de verificação, e então apertar a opção VERIFICAR.

E então, faltará apenas definir a senha.

Supersimples, não é mesmo?

Como criar conta para vender na Shopee

Nós já explicamos como criar conta na Shopee para aqueles que desejam consumir dentro da plataforma, mas e para aqueles que querem vender?

O procedimento é um pouco diferente, mas não é nada fora do comum, então pode ficar tranquilo que nós explicaremos!

Para realizar o cadastro na plataforma, é preciso primeiro acessar o site e clicar na opção “cadastrar”.

Cadastro de vendedor Shopee

Em seguida, serão requisitadas uma série de informações pessoais que devem ser preenchidas com atenção para evitar erros.

Feito isso, vá à opção ”torne-se um vendedor” no canto superior esquerdo, e em seguida em “Central do Vendedor”, e termine de realizar o cadastro.

Depois disso, você deverá decidir se é uma loja pessoal, que utiliza o CPF, ou uma empresarial, que faz uso CNPJ para registrar as suas atividades.

Após isso, basta retornar à Central do Vendedor e clicar em “Perfil da loja” onde você completará os campos.

Após preencher todas as informações, especificar o segmento, e realizar o cadastro dos seus produtos você estará com tudo pronto para começar a vender na Shopee.

O que encontro no Shopee?

A Shopee é conhecida por possuir diversas categorias, e vender de praticamente tudo em sua plataforma, mas você sabe exatamente o que você pode encontrar lá? Pensando nisso, nós preparamos uma lista com algumas das coisas que você pode achar na plataforma, tais como:

  • Computadores e acessórios;
  • Eletrodomésticos;
  • Saúde e beleza;
  • Brinquedos infantis, roupas e moda;
  • Jogos e consoles;
  • Automotivo;
  • Viagem.

Recomendações para evitar golpe na Shopee

Por fim, para aqueles que seguem preocupados com a possibilidade de sofrer algum tipo de fraude na Shopee, separamos algumas dicas para ajudar, bora conferir?

Compradores

A coisa mais importante para garantir a segurança da compra, é nunca realizar a compra ou o pagamento por fora do aplicativo.

É justamente por meio da plataforma que a empresa consegue ter algum controle sobre o vendedor.

A partir do momento que você opta por realizar um acordo por fora, a empresa já não tem como se envolver e você passa a contar apenas com a índole da pessoa.

Além disso, ficar atento às avaliações e comentários dentro da plataforma também pode ser bem útil para identificar se aquela loja ou vendedor é confiável.

Vendedores

E no caso dos vendedores que têm receios de serem enganados pelos compradores, a principal dica é ficar atento a compras que aparentam ser muito fora do comum.

Valor final muito fora do comum, ou a aquisição de muitos produtos são motivos de desconfiança, e nesses casos, realizar uma pesquisa sobre o comprador pode ser uma boa ideia.

Em último caso, não tenha receio de cancelar a compra, afinal, é sempre melhor se precaver.

A Shopee é uma empresa que tem ganhado espaço dentro do ramo de marketplaces em todo mundo, se comprometendo a entregar uma boa experiência para o usuário.

Obviamente isso passa por uma forte segurança, e garantias contra eventuais golpes, para proteger ao máximo o consumidor.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e para continuar aprendendo sobre a Shopee confira:

Como começar a vender do zero na plataforma!

Como começar do zero na Shopee!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário