Shadowban: o que é, como evitar e reverter o banimento no Instagram

O shadowban é um banimento temporário que o Instagram aplica em alguns usuários. Para evitar esse problema na sua conta, o ideal é seguir as boas práticas da rede social como: não utilizar hashtags impróprias, ter um conteúdo de qualidade que não fira sua política de uso e muito mais.

O shadowban é uma prática que o Instagram realiza para garantir maior qualidade nas publicações e evitar que práticas indevidas sejam realizadas pelos usuários e por contas comerciais.

Por mais que ainda não seja tão conhecida, essa prática pode ser percebida em impactos negativos nas publicações, como diminuição nos comentários, curtidas e visualizações.

Logo, é uma penalidade que impacta diretamente nos resultados das estratégias de social media.

Logo, não deve ser ignorada. É preciso, então, saber exatamente o que é o shadowban, qual o motivo da criação dessa prática, como evitá-la e o que fazer quando ela acontece.

Dessa maneira, as contas conseguem garantir maior eficiência e alcançar os resultados esperados durante o planejamento de marketing.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o shadowban, como evitá-lo e o que fazer caso ele aconteça. Se é sobre isso que você quer saber, basta continuar a leitura. Vamos lá!

O que é shadowban?

O shadowban no Instagram é quando uma conta é banida ou escondida dos demais usuários sem que essa situação seja expressamente informada.

Essa prática, também conhecida como “banimento fantasma”, atua de maneira que o Instagram bloqueia o desempenho das postagens.

Esse bloqueio ocorre, de maneira imperceptível, e caso não haja uma análise mais aprofundada da conta, o usuário banido, nem mesmo percebe que há algo errado.

O shadowban acontece usualmente quando uma conta utiliza práticas que vão contra as diretrizes de comunidade da rede social.

Outro motivo para que esse banimento ocorra é quando os conteúdos publicados pela marca são muito inapropriados, de acordo com as políticas da plataforma.

Em todos os casos, esse banimento não é informado à conta nem aos demais usuários, fazendo com que seja praticamente imperceptível.

Contudo, os efeitos desse banimento geram reações negativas que comprometem as taxas de conversão da página.

Dessa forma, é comum notar problemas com o alcance de novos usuários, taxa de engajamento e até mesmo em novas conversões de vendas.

Isso porque quando uma conta é banida, o alcance das postagens do feed é diminuído, os comentários são reduzidos e as visualizações dos stories também caem drasticamente.

Na prática, a página penalizada fica temporariamente desativada para os demais usuários.

Ainda assim, os seguidores conseguem ver as publicações quando acessam a página em questão.

Porém, a rede social não prioriza mais mostrar os conteúdos dessa página para os seus seguidores diretamente na linha do tempo, como acontecia antes do banimento.

Já para os usuários que não são seguidores da conta, nos casos de contas abertas, a única maneira de visualizar os conteúdos dessa página é indo diretamente nela.

Ou seja, necessitando fazer uma busca direta, o que compromete totalmente o crescimento da base de novos seguidores.

Por que o shadowban foi criado?

Essa é uma prática que já existe no mundo das redes sociais há algum tempo, mas foi em 2017 que ela passou a fazer parte da avaliação de conteúdos do Instagram.

Isso porque ele tem como principal objetivo servir como uma medida de controle de qualidade dos conteúdos disponibilizados na rede, por contas pessoais e contas profissionais.

Assim, não somente um conteúdo considerado impróprio é banido ou ocultado, já que é preciso um conjunto de ações para ser banido, mas todas as publicações se tornam “fantasmas” por um tempo.

De modo geral, o Instagram utiliza isso para dificultar as visualizações de conteúdos considerados impróprios.

Sendo assim, ele age para impedir a visualização de postagens que violam as regras estipuladas pela plataforma.

É muito mais comum que essa prática seja feita com as contas comerciais.

Isso porque é muito mais provável que as empresas violem a política de bom uso da plataforma.

É justamente por isso que os profissionais de mídias sociais começaram a perceber a diminuição do engajamento ao analisarem as métricas das contas comerciais.

Já que fica visível a queda no alcance das publicações, nos comentários e também nas curtidas.

Quais são os principais motivos que levam ao shadowban?

Existem muitos motivos para que o banimento fantasma ocorra.

Porém, alguns motivos foram percebidos por muitas contas e passaram a se tornar mais comuns, dentre as empresas que violavam a política de bom uso da rede.

Veja abaixo alguns desses possíveis motivos.

Mau uso das hashtags

O uso de hashtags de maneira errada é um dos principais motivos do shadowban.

Isso acontece quando contas comerciais usam # que são proibidas pela plataforma ou ainda estão em análise e revisão pelo Instagram.

A atenção deve ser redobrada porque muitas vezes a empresa não se dá conta de que está realizando uma prática contrária à política da rede.

Como exemplo, podemos citar o caso da #sextou, que no Brasil é um termo para designar a “alegria” da sexta-feira.

Nesse caso, o Instagram associou a hashtag com a conotação original do termo em inglês “sex to you”. Dessa forma, muitas contas foram penalizadas sem se darem conta do ocorrido.

Entretanto, existem os casos mais explícitos de incitação às drogas, tráfico e discursos de ódio, que são diretamente penalizados.

Outro caso que pode gerar penalidade no uso de hashtags é o excesso delas.

Como indicação geral, o máximo de hashtag por publicação seria de 30, mas quem utiliza essa rede sabe que muitas contas extrapolam esse número já bastante farto.

Compra de seguidores e uso de robôs

Como já seria de se esperar, o Instagram condena qualquer atividade que envolva fraude de dados.

Logo, alguns casos de sorteios ou compra de seguidores podem fazer com que a rede social identifique mau uso da plataforma.

Fazendo com que ela perceba, que a conta comercial é violadora das regras e banindo temporariamente essa conta.

Denúncia de usuários

Quando uma conta recebe muitas denúncias de usuários diferentes, essa conta também estará sujeita a penalidades, como o shadowban.

As denúncias podem ser feitas quando os usuários percebem fraudes na conta comercial, como sorteios indevidos, compra de seguidores e curtidas ou uso indevido de robôs.

No entanto, quando usuários se deparam com conteúdos inapropriados, eles também podem denunciar a prática e comprometer o alcance da conta em questão.

Limite de uso diário ou por hora

A rede social utiliza diferentes mecanismos para identificar causas de fraudes de dados, como as citadas acima.

Portanto, é imposto um limite de uso que pode ser medido por hora ou uso diário.

Se pensarmos bem, essa medição faz sentido.

Afinal, caso uma conta começe a seguir um número muito grande de pessoas todos os dias ou curta centenas de publicações em uma hora, provavelmente quem está atuando é um robô.

Como descobrir se você está sofrendo shadowban?

Como já explicado, a prática do shadowban é feita para ser o menos perceptível o possível.

Logo, é difícil saber quando ele está acontecendo, principalmente para as contas que não fazem análise de desempenho constante.

Outro fator que dificulta a identificação dessa penalidade é a constante mudança no algoritmo da rede social, que causa muita confusão nos empreendedores digitais.

Mas, ao conhecer as principais causas, como as apresentadas nos tópicos anteriores, já é possível perceber se existe a possibilidade de sofrer com o banimento fantasma.

Portanto, é importante refletir para concluir se o uso de hashtags está sendo feito da maneira correta e se o uso de mecanismos, como robôs, pode estar comprometendo a conta.

Caso contrário, o ideal é fazer uma análise de desempenho das últimas postagens e identificar se houve uma queda significativa nas principais métricas, como engajamento, comentários, visualizações e alcance.

Se for percebido que existe queda nessas interações, é interessante fazer uma nova postagem, sem a utilização de práticas condenáveis.

Conseguindo assim, mensurar se a taxa de novas contas alcançadas está com um número ideal ou muito abaixo da média.

Caso novos usuários, mínimo de cinco, não encontrem a sua publicação por meio das hashtags utilizadas, ou por meio da localização informada, existe uma grande chance de a conta ter sido banida.

Ou seja, ela é caracterizada como temporariamente imprópria e esse banimento ocorre por tempo determinado.

Como impedir que o shadowban aconteça?

O shadowban está diretamente ligado a algumas práticas consideradas impróprias pelo Instagram.

Logo, o ideal é conhecer essas más práticas e evitá-las.

Portanto, separamos a seguir algumas das práticas mais prováveis de causarem esse banimento. Não deixe de conferir!

Não usar hashtags impróprias

As hashtags impróprias são geralmente utilizadas em fotos proibidas na plataforma ou associadas diretamente a termos indevidos.

Portanto, por mais que seja possível utilizar essas tags, o ideal é evitá-las.

Não exagere nas hashtags

Como já mencionado, o uso excessivo das tags é visto com maus olhos pela rede social.

Existe uma boa prática de usar apenas 30 por publicação. Algumas indicações promovem que o uso ideal é limitar a 6 hashtags e nunca ultrapassar 30 delas.

Faça variações

O uso excessivo do mesmo termo de hashtags pode ser percebido como spam pelo algoritmo do Instagram.

Por mais que o objetivo seja ser encontrado por meio de um termo de busca, encontrar variações é uma solução para não ser visto com maus olhos.

Minimize a automação

Algumas ferramentas podem melhorar o desempenho e otimizar os resultados da conta.

No entanto, a utilização de sistemas automatizados para conseguir mais seguidores e aumentar a interação é proibida pela plataforma.

Se você não quer correr o risco de ser shadownbanned, invista em dedicação e trabalho eficiente.

Seja moderado nas curtidas e comentários

Essa interação deve ser feita com sinceridade e dedicação, mesmo que parte dela seja feita de maneira mecânica.

Logo, não exagere nos comentários iguais em diferentes publicações ou diversas curtidas em posts ao mesmo tempo.

Alcance no Instagram: o que é, como funciona e como aumentar o seu!

Fique atento aos conteúdos postados

É preciso se preocupar com o conteúdo postado para que o tom de voz não seja pejorativo ou agressivo.

As referências utilizadas também devem ser cautelosamente escolhidas, bem como as publicações humoradas.

Caso a publicação seja mal interpretada, os usuários e seguidores podem se sentir ofendidos e denunciarem a conta.

Conteúdo para Instagram: Não sabe o que postar? Essas 14 dicas vão te ajudar a ter uma estratégia poderosa na rede!

Mantenha-se atualizado

Estar sempre informado sobre o nicho de atuação.

As políticas do Instagram também são uma excelente maneira de evitar penalidades.

Existem blogs e sites que estão constantemente postando conteúdos informativos e atualizados sobre o assunto.

Cuidado com as plataformas de gestão

Antes de utilizar uma plataforma de gestão, é preciso pesquisar a opinião de pessoas que já fizeram uso dela.

Afinal, a plataforma deve prestar um serviço eficiente e que respeite as normas e as políticas do Instagram.

Como reverter o shadowban?

Caso uma conta esteja sofrendo com o shadowban, é preciso conhecer as estratégias que podem reverter esse cenário. Veja a seguir algumas práticas para isso.

Pause as atualizações

Mesmo com o banimento fantasma, a conta comercial ainda fica ativa, mas as publicações serão muito restritas. Com isso, não adianta postar novos conteúdos ou fazer atualizações.

O ideal é esperar por um período de 24 horas e somente depois fazer novas postagens.

Edite as hashtags

É importante readaptar os conteúdos mais recentes às boas práticas.

Excluídas as hashtags desnecessárias, remova os excessos e substitua por aquelas que fazem mais sentido para a estratégia da marca.

Shadowban: banimento do Instagram

Remova aplicativos

Como os motivos do banimento são “ocultos”, é importante remover tudo o que puder incentivar as más práticas na rede.

Portanto, remova todos os aplicativos de terceiros e avalie as políticas de cada um antes de reutilizá-los.

Shadowban: banimento do Instagram

Reporte ao Instagram

O Instagram disponibiliza uma sessão para relatar problemas.

Após você ter feito todas as alterações para as boas práticas, informe à rede social que alguns posts não estão tendo a performance que deveriam.

Shadowban: banimento do Instagram

O shadowban é um mecanismo de segurança e de qualidade que o Instagram utiliza para penalizar as más práticas na plataforma.

Existem muitas técnicas para que isso seja evitado.

Contudo, também existem muitas más práticas que fazem com que a plataforma identifique irregularidade nas postagens.

O mau uso das hashtags é um grande exemplo.

A utilização irregular de robôs e aplicativos que desrespeitam a política de uso do Instagram também não são bem vistas.

É possível identificar o shadowban por meio da queda de métricas importantes nas publicações.

Caso seja percebido um banimento temporário da conta, é importante realizar as boas práticas.

Faça a readaptação dos conteúdos e aguarde um período para que a rede social tenha outra percepção da conta penalizada e passe a entregar resultados melhores.

Agora que você já sabe como evitar o banimento fantasma do Instagram, aprenda um pouco mais sobre essa rede tão importante para a estratégia de vendas do seu e-commerce.

Confira: O que é preciso para configurar e integrar os produtos no Instagram?

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário