Tray é presença confirmada no Mercado Livre Experience 2018
Correios passa cobrar taxa de R$15,00 para encomendas internacionais

SEO on page: 7 técnicas para colocar em prática no e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Apesar de ser uma excelente oportunidade para empreendedores, o mercado digital também é muito competitivo. Por isso, não basta estar on-line. É preciso contar com recursos que contribuam para que o seu site se destaque dos concorrentes nas buscas. É aí que entra o SEO on page.

Você já ouviu falar desse conceito? Nos próximos tópicos, explicaremos do que se trata, como as empresas podem se beneficiar dele e ainda listar 7 técnicas fundamentais para colocá-lo em prática. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura e confira agora mesmo!

O que é SEO on page?

SEO on page consiste nas estratégias que são utilizadas no site do seu e-commerce e têm a ver com a otimização do conteúdo que fica disponível nele. Em outras palavras, o Search Engine Optimization (SEO) é um processo que objetiva deixar um site mais amigável para os mecanismos de busca.

Isso envolve a escolha de um bom título, que contenha as palavras-chave (que são buscadas pelo seu público) e também o uso de:

  • title tag;
  • meta description;
  • imagens;
  • URLs amigáveis (que contenham o assunto tratado na página, em vez de letras e números aleatórios);
  • conteúdos;
  • descrição de produtos.

A ideia é garantir uma página que tenha uma visualização agradável, mas que, ao mesmo tempo, faça os robôs dos sites de buscas perceberem que o conteúdo é organizado e relevante para o público.

Assista ao Escola Responde e veja mais dicas de SEO:

 

Quais benefícios a empresa pode obter com ele?

Adotar uma estratégia bem trabalhada de SEO on page ajuda a fazer com que sua loja virtual ocupe as melhores posições nos resultados das buscas — o que também traz mais credibilidade para o seu e-commerce — e, consequentemente, receba mais acessos e mais conversões orgânicas.

Porém, é preciso estar constantemente atento às novidades de SEO que surgem e são adaptadas e promover as melhorias necessárias para garantir que o seu site seja sempre considerado relevante e não caia algumas posições (o que pode representar perda nas vendas).

Também não podemos deixar de citar a vantagem que essa estratégia oferece para a experiência dos visitantes do site. Ao atender aos critérios dos motores de busca, sua loja virtual se torna mais amigável, relevante e com uma excelente usabilidade para os usuários.

Afinal, quais as técnicas podem ser adotadas para colocá-lo em prática?

Nos tópicos a seguir, confira as 7 principais técnicas de SEO on page para colocar em prática no seu site e otimizar a sua loja virtual.

1. Title tag

Title tag é o título da página do site, aquele que vai aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisas. É ele que indica do que se trata aquele conteúdo em questão (para os clientes e para os motores de busca).

O mais indicado é deixar a palavra-chave já como o primeiro termo que vai aparecer na title tag, ou, se não houver essa possibilidade, colocá-la o mais à esquerda possível, de forma que ela seja rapidamente identificada pelo usuário. Vale lembrar que ela deve conter no máximo 63 caracteres (para que não seja cortada pelo Google).

2. URL

As URLs também precisam ser bem amigáveis e, assim como as title tags, são lugares bem estratégicos para indicar o conteúdo para os motores de busca e os usuários. Lembre-se sempre de usar termos que estejam ligados aos seus produtos, além de incluir a palavra-chave que você quer ranquear.

Vale lembrar que é melhor evitar combinações longas de números e letras aleatórias, preferindo criar endereços fáceis e amigáveis para os motores de busca.

3. Meta description

A meta description é o texto que aparece logo abaixo nos resultados das buscas. São usadas como um anúncio do que a sua página contém e ajuda a guiar o consumidor para acessá-la, se for bem elaborada, indicando que, ali, ele vai encontrar o que procura.

Oficialmente, ela não é considerada um fator que contribui para o ranqueamento da sua loja virtual nas buscas. Porém, é importante para atrair mais tráfego de leads qualificados para o seu site, justamente, por deixar claro o que é que ele vai encontrar naquela página.

Ao elaborá-la, não se esqueça de fazer um resumo bem atrativo (e sincero) do produto que está sendo ofertado. Isso é essencial para reduzir a sua taxa de rejeição e abandono.

4. Palavra-chave

As palavras-chave devem ser definidas de acordo com o seu produto e o que os potenciais consumidores andam pesquisando. Afinal, de nada adianta ter um produto superdiferenciado e destacá-lo com uma palavra-chave que não tem um volume de buscas considerável, deixando de destacar a sua página nas primeiras posições na busca.

Lembre-se de prezar pela quantidade de conteúdo e evitar repetições excessivas dos termos ao longo da página, pois o Google pode punir essa ação, uma vez que leva em consideração a experiência dos usuários.

5. Palavras otimizadas

Assim como o conteúdo é importante, o uso de imagem (e outros conteúdos visuais) pode ajudar a melhorar a experiência das pessoas dentro da página e aumentar a permanência delas no seu site. Esses recursos também precisam ser otimizados para o SEO.

No caso de imagens, prefira deixar o arquivo com um nome parecido com a palavra-chave, em vez de “foto345.jpeg”, por exemplo. Essa dica simples ajuda a aumentar as chances de conseguir um bom ranqueamento no Google Imagens e o uso do texto informando do que se trata a foto em questão é um ótimo apoio para deficientes visuais e visitantes que não conseguem carregar o site por completo.

No caso dos vídeos, se forem publicados no YouTube, é preciso seguir as estratégias de SEO para YouTube.

6. Layout responsivo, prático e ágil

Com a popularização dos smartphones, muitas pessoas acessam a internet por meio dos celulares. Devido a isso, o Google também leva em consideração os sites que são adaptados para dispositivos móveis — lembre-se sempre do foco na experiência do usuário.

Portanto, se a sua loja virtual não é responsiva e não oferece boa navegabilidade para quem acessa pelo telefone, corre-se o risco de ser penalizado no ranqueamento. Sendo assim, é preciso solicitar diversos testes para a equipe responsável pelo desenvolvimento, garantindo que o design seja amigável para os diversos tamanhos e telas de aparelhos.

Também vale a pena planejar a arquitetura do site, de forma que o cliente consiga ter acesso a tudo que precisa com poucos cliques, e garantir que tudo seja feito com uma boa velocidade, visto que a demora pode ser um dos grandes motivos de os visitantes deixarem de acessar um endereço.

7. Link building

O Google também considera como fator de ranqueamento a linkagem interna (e também externa, desde que seja feita usando sites com autoridade) de conteúdos. Ao fazer link building com seus conteúdos internos, os buscadores entendem que o seu site tem mais conteúdos interessantes para oferecer aos clientes.

Dessa forma, além de aumentar o tempo de permanência das pessoas nele (e elevar as chances de conversão), a relevância do seu site e das suas páginas também cresce.

Apesar de serem um pouco mais técnicos, os recursos para colocar o SEO on page em prática são de suma importância para garantir que a sua loja virtual tenha um grande destaque nos resultados da busca, além de otimizar a experiência dos seus visitantes, o que é um fator de peso para aumentar as chances de vendas.

Tem interesse em saber mais sobre SEO e ver o seu e-commerce na primeira página do Google? Então, você não pode deixar de conferir este artigo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

SEO on page: 7 técnicas para colocar em prática no e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.