SEO local: qual é a importância dessa estratégia e como usar no e-commerce?

Já não é novidade que o consumidor digital busca produtos ou serviços que vão além de qualidade e preço — eles buscam […]

Já não é novidade que o consumidor digital busca produtos ou serviços que vão além de qualidade e preço — eles buscam também uma ótima experiência online. Desse modo, toda e qualquer estratégia é válida a fim de capturar sua atenção e convertê-lo. O SEO local é uma das técnicas que vêm crescendo em termos de relevância para o e-commerce, e nós vamos explicar o porquê.

De acordo com um levantamento feito pela MDG Advertising, os resultados que aparecem no motor de busca Google como locais são valorizados por 71% dos entrevistados. Além disso, outro dado bastante relevante da pesquisa é que 61% dessas pesquisas locais acabam motivando compras.

Para se manter no ranking dessas buscas, portanto, é necessário conhecimento e algumas dicas. Então, se você quer entender mais a respeito da importância dessa estratégia e como utilizá-la em seu e-commerce, continue a leitura. Vamos lá?

O que é SEO local?

Todos sabemos que atrair consumidores (ainda mais novos) próximos ao seu estabelecimento pode ser bastante difícil graças à quantidade de concorrentes de um mesmo setor. Quando um usuário busca por “restaurantes perto de mim”, ele pode encontrar uma infinidade de opções. Então, como fazer para que seu negócio apareça para ele e se destaque?

Uma ótima maneira é fazendo uso de SEO local, que nada mais é que uma forma de otimizar os buscadores como o Google a mostrarem sua empresa quando possíveis clientes fizerem uma pesquisa relacionada ao seu negócio.

Dessa forma, sua empresa pode tornar-se referência em determinada região e atrair novos consumidores sem investir em campanhas de marketing para isso. Um sonho, não é?

Qual é a importância das estratégias de SEO local para uma loja virtual?

Se você ainda tem alguma dúvida da relevância da técnica, aqui vai um dado de deixar qualquer um boquiaberto: de acordo com o Google, as pesquisas que contêm “aberto perto de mim” e “perto de mim hoje” cresceram 900% em relação a 2018.

Ou seja, clientes estão preocupados sim com o tempo que podem levar para chegar até determinado comércio ou tempo de entrega ao fazerem um pedido. Logo, se você tem tudo para ser considerada uma ótima marca para um potencial cliente, por que não investir em SEO local e vender mais?

Além disso, outros benefícios ficam bem claros:

  • caso sua empresa seja omnichannel (isto é, está presente em vários canais atuando da mesma maneira), gera uma qualidade muito maior na experiência geral do cliente;
  • estabelece uma autoridade local para aqueles que aparecem em primeiro no ranking;
  • contribui para a decisão do consumidor e, consequentemente, do resultado financeiro da empresa;
  • adquire novos clientes, reduzindo o CAC;
  • conquista a confiança de clientes;
  • atrai tráfego orgânico e qualificado.

Agora que você sabe o que é e suas contribuições para e-commerce, que tal saber quais são os fatores de rankeamento do SEO local? Confira a seguir.

Quais são os principais fatores de rankeamento?

Veja a que você deve atentar-se para garantir que esteja no topo dos rankings de SEO local:

Cadastro no Google Meu Negócio

Sua empresa deve ser cadastrada no Google Meu Negócio, pois lá é possível encontrar todos os detalhes possíveis, como endereço, telefone, comentários de clientes e website. Além disso,, outros fatores também são essenciais, como comportamento do consumidor, SEO on page e link building. Ou seja, é importante dar atenção a todos os pontos.

Proximidade

Quando falamos de proximidade, queremos nos referir à distância do consumidor em relação ao comércio ou negócio que ele busca no Google. Ou seja, para o motor de busca, os mais importante serão aqueles mais próximos do usuário.

Destaque

O Google sempre pensará na experiência do cliente e, portanto, sugerirá aqueles locais que tiverem boas avaliações de outros consumidores, além de sua popularidade. Por isso, incentive que seus clientes façam reviews sobre seu negócio online.

Como começar a fazer SEO local no meu e-commerce?

Por meio dos passos a seguir, você investirá nos caminhos certos para fazer um SEO local de qualidade:

  • abra uma conta no Google Meu Negócio e configurá-lo por completo;
  • utilize backlinks em seus conteúdos;
  • use as técnicas de SEO tradicionais (desenvolvimento de título adequado, tags, metatags, hiperlinks, link building, palavras-chave etc);
  • utilize o Google Posts para atualizar novidades sobre seu negócio;
  • incentive usuários a fazer resenhas sobre sua marca no Google;
  • responda todos os comentários de clientes quando lhe derem estrelas no Google;
  • tenha um site responsivo;
  • faça marketing de conteúdo com foco em determinadas regiões relevantes para seu negócio.

Quais ferramentas são essenciais para fazer um bom SEO local?

Alguns softwares (gratuitos, inclusive) são essenciais. Veja os que indicamos.

SemRush

O SemRush é muito interessante para você saber quais são as palavras que estão sendo mais pesquisadas pelos usuários e quais são utilizadas pela concorrência. Tudo em único lugar!

Keywoord Tool

Ela também é relevante para palavras-chave complementares, as quais você pode adicionar em seus conteúdos, suas campanhas e seus anúncios no Google, trazendo, consequentemente, melhor conversão.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ótima ferramenta, pois, por meio dela, é possível saber a origem de seus clientes. Logo, utilizou-se as recomendações de localização do Google e verificou-se o quanto está ganhando com isso.

Viu a quantidade de benefícios que sua empresa pode obter ao investir numa estratégia de SEO local? E-commerces que queiram, portanto, ganhar relevância dentro de um mercado bastante concorrido devem recorrer a todas as ferramentas disponíveis. Essa é, sem dúvidas, uma das que mais vêm crescendo, como apontamos nos dados trazidos. Ou seja, sua utilização é essencial para ganhar reconhecimento e notoriedade.

Agora que você entendeu tudo a respeito de SEO local, então não dá para deixar a estratégia de lado, não é mesmo? Comece já a utilizar nossas dicas, conquiste novos consumidores, reduzindo seu CAC, e ganhe autoridade na região em que atua. Com certeza, além de melhorar as vendas, conseguirá fidelizar seus clientes com mais facilidade!

Se você gostou deste artigo e acredita que amigos e familiares poderão beneficiar-se com o conteúdo, então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário