Mercado Livre lança Mercado Envios Flex e promete entregas em até 24 horas
O que é o MercadoLíder e como faço para me tornar um?

Sem grana? Veja 7 ideias para ganhar dinheiro e ficar no verde

Publicado em: • Última Atualização:

Com a crise econômica, muitas pessoas têm investido em ideias para ganhar dinheiro de forma alternativa e aumentar a segurança financeira. Algumas opções incluem modalidades bastante simples de como ganhar dinheiro sem sair de casa.

O ideal é escolher alguma atividade que seja do seu gosto, pois quanto mais gostar da área escolhida, mais prazeroso será esse trabalho e melhores resultados poderão ser alcançados. Assim, o primeiro passo é conhecer e analisar, entre algumas opções disponíveis, a mais interessante para o seu perfil.

7 ideias para ganhar dinheiro

Entre as opções para ganhar dinheiro estão práticas mais ou menos trabalhosas, dependendo do seu objetivo e do tempo e dos recursos que poderá investir. Veja a seguir algumas delas!

1. Vender o que não usa

Uma ideia bastante simples para ganhar um dinheiro a mais é vender coisas que tenha em casa e que não usa mais, como roupas, calçados, acessórios, livros e outros itens.

O importante é garantir que os produtos estejam em boas condições e realizar um bazar ou brechó para revendê-los. Outra opção é que essas negociações sejam realizadas pela internet, pois atualmente existem plataformas digitais específicas para a venda de itens usados.

2. Ser freelancer

Dependendo da área de formação e também das suas aptidões, você pode se dedicar, nas horas livres, ao trabalho como freelancer e ganhar um dinheiro extra. Entre as atividades que estão em alta nesse modelo estão:

  • tradução de textos;
  • produção de conteúdos;
  • revisão;
  • diagramação;
  • programação;
  • design;
  • edição de vídeos, fotos etc.

Ao optar por essa alternativa, assegure-se de divulgar seu trabalho e contatar clientes por meio de plataformas confiáveis, garantindo mais segurança e credibilidade.

3. Ter uma loja online

Uma das opções mais lucrativas é criar uma loja virtual. Entretanto, ela pode ser um pouco mais trabalhosa, pois exige que sejam desenvolvidas algumas etapas para que possa funcionar, como:

  • escolher o segmento no qual vai atuar, como roupas, calçados, bijuterias, semijoias, eletrônicos ou outros;
  • elaborar um plano logístico eficiente para que não tenha atrasos na entrega das mercadorias;
  • escolher uma plataforma de e-commerce confiável e que permita o crescimento da loja;
  • definir se adotar um marketplace é a opção mais vantajosa para os objetivos com o negócio;
  • fazer a divulgação dos produtos e acompanhar as novidades da área.

Apesar das diferentes etapas necessárias para que a loja virtual possa funcionar, essa opção está entre as mais interessantes para profissionais que desejam se especializar e posteriormente dedicar-se exclusivamente a esse negócio.

As chances de crescimento acompanham o planejamento do e-commerce e também o tempo disponível para se dedicar à loja, portanto, trata-se de um investimento com bastante potencial futuro.

4. Ser um influenciador digital

Ser um influenciador digital é uma opção que pode trazer um retorno financeiro bastante sólido sem ter que sair de casa, no entanto, exige um perfil bastante comunicativo e dedicação.

O ideal é que você escolha um nicho sobre o qual saiba muito e produza conteúdos ricos sobre ele em diferentes canais, como YouTube, Instagram, Facebook e outros.

Para solidificar sua atuação, estabeleça parcerias com empresas confiáveis e atraia um público realmente interessado na área, pois essa seletividade será determinante para que você seja reconhecida e ganhe a confiança dos seguidores, influenciando a opinião deles.

5. Vender produtos digitais

Outra opção para quem quer ganhar dinheiro é desenvolver e vender produtos digitais. Por exemplo, se você sabe muito sobre um tema, é possível criar cursos online e vendê-los para um público interessado em aprender mais.

São diversos os segmentos que podem ser explorados com a venda de produtos online, como moda, aprendizado de idiomas, gastronomia, exercícios físicos, produção de artesanato, entre outros.

Além de cursos, é possível criar conteúdos ricos sobre o tema, fazer webinars e outras ações que enriqueçam a experiência dos usuários interessados. O importante é manter a criatividade e inovar nos produtos criados.

Também é fundamental que haja uma preocupação com a qualidade das produções e materiais vendidos. Se for um vídeo, por exemplo, a gravação e edição devem ser boas e a apresentação bastante clara. Se forem e-books, deve-se ter cuidados com o texto, revisão e diagramação do material.

6. Alugar quartos

Uma ideia para ganhar dinheiro que já era possível e atualmente tornou-se mais fácil devido à internet e aplicativos específicos para isso é a de alugar quartos ou imóveis que tenha disponível e estejam sem uso.

O fundamental dessa opção é criar um ambiente agradável e satisfatório para o hóspede e também atentar-se as formas disponíveis para contatos e pagamento, pois lembre-se que essa pessoa estará dentro da sua casa e, portanto, todas as medidas de segurança devem ser tomadas.

À parte esse cuidado extra, essa opção é bastante simples, pois não exige um trabalho direto do anfitrião e pode dar um retorno financeiro significativo dependendo do espaço disponível para alugar por temporada e a localização.

7. Fazer consultorias

Uma prestação de serviço que também é uma forma de ganhar dinheiro extra é a realização de consultorias. A área de atuação vai depender das suas qualificações profissionais, mas atualmente quase todos os segmentos têm planos estratégicos que podem ser desenvolvidos com auxílio de um consultor, como:

  • marketing;
  • financeiro;
  • vendas e relacionamento com o cliente;
  • recursos humanos;
  • viagens;
  • jurídico;
  • administrativa etc.

Nessa escolha, o importante é definir bem quais estratégias serão usadas para atrair clientes e quais soluções serão oferecidas para que eles realmente tenham um retorno financeiro pelo investimento na consultoria.

Por tais razões, é fundamental escolher uma área que você tenha facilidade para trabalhar e que conheça bastante, de forma a realmente agregar valor no negócio do cliente.

Atualmente, existem diversas atividades remuneradas que podem ser desenvolvidas do conforto de sua casa, seja para aumentar a renda atual ou mesmo para iniciar uma nova carreira sem abrir mão da estabilidade profissional atual. Independentemente do objetivo, é essencial escolher uma área que você tenha familiaridade e prazer em trabalhar.

Essas são algumas ideias para ganhar dinheiro que podem fazer diferença no seu orçamento. Existem opções mais profissionais e lucrativas, como criar uma loja virtual, ou mais simples de colocar em prática, como vender produtos usados.

E você, gostou dessas ideias e acredita que mais pessoas do seu meio teriam interesse em ganhar dinheiro assim? Então compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Sem grana? Veja 7 ideias para ganhar dinheiro e ficar no verde
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *