Selo de segurança: o que é, sua importância e como conseguir um

O selo de segurança é um certificado visível em sites ou e-commerces. O seu principal objetivo é sinalizar para o visitante que ele está em uma página segura. Normalmente localizado no rodapé das páginas, esse selo é essencial para quem vende online, pois, transmite segurança para o consumidor.

O selo de segurança é uma forma de contar com soluções que fazem com que um site ou e-commerce tenha mais segurança nas operações, no armazenamento das informações e nas transações realizadas.

Já não é novidade que a confiança que uma empresa transmite para os seus clientes é um fator decisivo na hora de comprar online.

Por isso, é tão importante conhecer e utilizar os selos de segurança que mais se destacam no varejo digital.

É claro, essas ferramentas têm como objetivo tornar o site muito mais seguro para a empresa, o que se reflete em credibilidade para os clientes.

Quer saber o que é e quais são os principais selos de segurança que auxiliam as empresas a conquistarem a confiança dos clientes?

Se sim, basta continuar a leitura, que é sobre isso que falaremos nas próximas linhas.

O que é um selo de segurança?

O selo de segurança é uma certificação oferecida aos e-commerces para mostrarem, em suas páginas, que a navegação na página web conta com recursos de segurança, para a empresa e para o usuário.

Comumente, esses selos ficam expostos no rodapé da página web, para poderem ser facilmente visualizados pelos usuários e potenciais clientes.

O objetivo principal do selo de segurança é mostrar, para a audiência do e-commerce, site ou blog, que a página conta com soluções tecnológicas de segurança web.

Aumentando assim, o potencial competitivo e deixando os visitantes da página mais seguros para navegar e consumir da marca no ambiente online.

Contudo, apenas mostrar o selo de segurança não deixa a página de fato mais segura.

É preciso contar com as práticas e soluções que realmente tornam o ambiente digital muito mais seguro para os clientes.

Confira também: Os 7 principais desafios de segurança virtual para lojas brasileiras

Qual é a importância de ter um selo?

Como o ambiente online é bem suscetível a invasões de hackers e fraudes, as tecnologias antifraude estão sendo cada vez mais utilizadas e demandadas pelos usuários.

Essas ferramentas contam com processos mais eficientes que protegem a página e mantêm a loja online mais segura e confiável, garantindo uma plataforma estável para as diferentes transações.

Quando o e-commerce se preocupa e busca essas soluções, é disponibilizada uma imagem do selo de segurança para ser anexada à página web.

Dessa maneira, a marca confere maior credibilidade online e ainda melhora a percepção do Google sobre os negócios.

Isso porque o PageRank entenderá que a página é segura e favorecerá a indicação do site para os usuários que estiverem buscando as soluções que você oferece.

Com a utilização dessas ferramentas, é possível garantir mais segurança nas informações trocadas entre cliente e empresa, fortalecer a identificação de tentativas de fraude e manter as formas de pagamento mais seguras.

Alguns dos principais benefícios de contar com selos de segurança web são:

  • maior credibilidade e confiança;
  • maior vantagem competitiva;
  • melhora do PageRank, informando ao Google que o site utiliza boas ferramentas de segurança.

Como conseguir um selo de segurança?

Para conquistar um selo de segurança, é preciso contar com as lojas certificadoras.

Portanto, o primeiro passo é entrar em contato com uma loja de segurança, que tenha credibilidade no mercado.

Após o contato e o fornecimento de determinados dados, como o CNPJ, a loja certificadora contatada realiza uma análise da situação da empresa para identificar a melhor solução para aquela página web.

Após a análise dos critérios necessários para fazer essa identificação, o certificado necessário é instalado. Tudo é feito de maneira online.

Contudo, é fundamental entender as necessidades de cada página web para saber qual a melhor solução.

Soluções como SSL, por exemplo, conferem mais segurança para as informações e os dados dos clientes por meio da criptografia.

Mais à frente, falaremos sobre os principais selos de segurança que já são testados e aprovados pelo mercado online.

Existem dois principais tipos de selo de segurança: o selo estático e o selo dinâmico.

O selo estático é uma imagem com o logotipo da certificadora, que serve para mostrar que o site utiliza a criptografia como ferramenta de segurança, mas não é validado.

Já o selo de segurança dinâmico apresenta as informações necessárias sobre a organização para os clientes e potenciais clientes que visitam a página.

Muitas vezes, o selo dinâmico é apresentado em tempo real, diferentemente do selo estático.

Quais são os principais selos de segurança?

Agora que já sabemos a importância e relevância de contar com um selo de segurança para deixar o ambiente mais protegido, bem como visível para a audiência que ela está navegando por uma página segura, é preciso conhecer os principais selos.

Para isso, separamos os principais a seguir. Confira!

1.Certificado SSL

Secure Socket Layer é uma excelente ferramenta para garantir segurança nas informações e nos dados transmitidos.

Isso porque ele permite um caminho seguro entre o navegador e o servidor utilizado.

Essa solução aparece como a figura de um cadeado na barra de endereço do navegador.

É bastante procurado pelos usuários, que entendem que a página é segura e pelo próprio Google.

Com isso, quem utiliza essa ferramenta, conquista um melhor posicionamento nos motores de busca, uma criptografia mais avançada, o cadeado verde no site e maior confiança dos usuários.

Existem diferentes tipos de certificado SSL, como a validação de domínio, validação organizacional, a validação estendida e muito mais.

O que é SSL e qual é a importância dele para o meu e-commerce?

2.Site Lock

O Sile Lock é um sistema que realiza varreduras no site da empresa e identifica as possíveis vulnerabilidades, bem como os diferentes tipos de ameaças online.

Essa ferramenta de proteção também faz a verificação de e-mails e aplicações.

Ela conta com diferentes planos de uso, que variam de acordo com o tipo de verificação desejada, a frequência da análise escolhida e o número de páginas que serão protegidas.

Essa é uma opção muito eficiente por deixar o site com uma avaliação constante das possíveis ameaças, dificultando as possíveis ações de hackers, gerar maior credibilidade dos consumidores, melhorar o desempenho do PageRank e contar com preços acessíveis.

3.Site Blindado

O Site Blindado também é bem conhecido no mundo dos sistemas de segurança digital, pela eficiência na análise à procura de possíveis falhas operacionais de segurança.

Ele ainda fornece um relatório de desempenho que indica os pontos que devem ser melhorados na segurança do site.

Ele também permite que o selo de segurança seja indexado no seu site para que os usuários e visitantes percebam valor e se sintam mais seguros em realizar negócios com página online da empresa.

4.Clear Sale

Um dos pontos mais relevantes dessa ferramenta é que ela conta com uma poderosa tecnologia antifraude que previne o site contra fraudes.

Com ela, muitas perdas causadas por chargeback são minimizadas, e ela ainda ajuda a aumentar a taxa de aprovação dos seus clientes.

Além disso, a ferramenta ainda disponibiliza um score antifraude, sistema de inteligência artificial, sinalização contra ataques cibernéticos e outros recursos eficientes.

5.E-bit

Essa é uma importante ferramenta porque conta com bastante eficiência nas soluções disponibilizadas, de maneira gratuita.

O E-bit faz uma consideração das avaliações dos usuários e os direciona para uma página previamente determinada, na qual é realizada a confirmação de segurança.

Logo, é um dos selos de segurança mais utilizados e procurados no mercado digital, como os e-commerces.

6.Reclame Aqui

O Reclame Aqui não é uma ferramenta de proteção ou que realiza uma varredura para encontrar possíveis falhas de segurança, ou mesmo chances de invasões.

Contudo, ele faz parte da nossa lista por ser um site muito visitado e que tem muita credibilidade na avaliação e no julgamento dos usuários, em geral.

Com isso, as empresas bem avaliadas nesse site conquistam um importante selo de confiança e boa capacidade de solucionar problemas, que impactam diretamente na tomada de decisão dos consumidores.

7.Comodo

O Comodo faz a validação da identidade do site ou e-commerce, mostrando os detalhes da loja e suas características de segurança para os consumidores entenderem mais da loja online antes de realizarem uma compra.

Esse site também permite a utilização de um selo de segurança para ser colocado à vista no site da sua empresa.

Basta passar o mouse no layout do selo para os principais dados ficarem visíveis.

8.Loja Confiável

O selo da Loja Confiável é todo baseado nas avaliações e fotos enviadas por clientes que já consumiram a sua marca.

Assim, quando uma empresa tem esse selo, ela mostra que é de confiança e oferece serviços de qualidade, testados por consumidores que já compraram de você.

Com avaliações de terceiros, a empresa melhora e oferece uma prova social que impacta diretamente na capacidade de influenciar potenciais clientes.

Tipos de níveis de segurança

Cada selo de segurança possui um nível de proteção e é importante conhecer cada um deles para adequar o seu site, confira:

  • A1 — o certificado é gerado e armazenado em um computador por meio de um software, tendo 1 ano de validade;
  • A3 — nesse modelo, o certificado é gerado e armazenado em um hardware criptografado, tendo 3 anos de validade.

O selo de segurança é uma ferramenta importantíssima para os negócios online, pois mostra que a empresa é confiável, tem credibilidade e oferece recursos de segurança que protegem os dados e as transações dos seus clientes.

Além disso, essa já é uma demanda do público consumidor, que precisa sentir-se seguro para fazer as compras online.

Existem diferentes soluções de segurança disponíveis, sendo que é preciso entender qual delas é a mais indicada para cada empresa, de acordo com a situação atual e as necessidades mais urgentes.

O assunto pode parecer complexo mas não é, em caso de ainda haver dúvidas, confira este artigo: Tudo o que você precisa saber sobre Certificado Digital.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário