O que é pop-up store e quais são suas vantagens?
Voice commerce: o que é, como funciona e por que utilizá-lo?

Scan & go: conheça esta tendência que está crescendo no Brasil

Publicado em: • Última Atualização:

O processo de checkout permaneceu inalterado por décadas e continua sendo um ponto problemático para os varejistas físicos. As longas filas desestimulam e até impedem o consumidor de comprar no local. Mas as novas tecnologias, como inteligência artificial e o Scan & go, estão mudando isso.

De fato, esses avanços nos serviços de pagamento estão preparando os consumidores para abordagem do tipo “você mesmo”, quando se trata de finalizar transações em uma loja. Grandes redes já estão investindo na tecnologia. Descubra os motivos a seguir!

O que é Scan & go e como a tecnologia funciona?

Como os varejistas tradicionais procuram melhorar a experiência na loja para competir com os gigantes do comércio eletrônico, eles estão enfrentando desafios sem precedentes, impostos pela redução de receita e pelo aumento de custos.

Mas, para quem investe de maneira inteligente nas iniciativas digitais certas, existem enormes oportunidades. Por essa razão, tecnologias transformadoras, como soluções móveis de Scan & go, estão ganhando impulso em todo o mundo.

A tecnologia está começando a revolucionar a maneira como os clientes interagem com as lojas físicas — eliminando a necessidade do caixa e permitindo que os varejistas concentrem seu pessoal e investimentos em outras áreas relevantes.

Antes de conhecer os demais benefícios, precisamos entender exatamente o que é a tecnologia: em um cenário de varejo convencional, quando os clientes visitam uma loja e decidem comprar, geralmente precisam ir até o caixa para que seus itens selecionados sejam digitalizados e depois pagos.

Com o Scan & go, o consumidor utiliza o próprio smartphone para digitalizar os itens (pelo código de barras) e, depois, realizar a compra pelo dispositivo com um cartão de crédito cadastrado. Isso pode ser feito em qualquer local da loja — eliminando a necessidade de encontrar o caixa e aguardar na fila.

Todo o processo consiste em:

  • baixar o app da empresa;
  • escanear o código QR da loja para fazer check-in;
  • escanear o código de barras do item para adicionar ao carrinho;
  • pagar no aplicativo com cartão de crédito.

A evolução da tecnologia

O Scan & go foi projetado para tornar a experiência de compra mais simples, rápida e conveniente para os consumidores. Assim como o código de barras transformou a eficiência das lojas de varejo no início dos anos 80, o Scan & go pode ser a próxima grande tecnologia disruptiva do varejo, melhorando uma variedade de práticas.

As primeiras implementações da tecnologia exigem que os compradores carreguem um scanner portátil pela loja. Mas, atualmente, há uma nova geração que substitui o scanner de mão por um aplicativo nos smartphones dos consumidores.

O aumento nos pagamentos sem contato e o crescente uso de serviços de pagamento móvel, como Apple Pay e Samsung Pay, são sinais de que os consumidores estão prontos para adotar a tecnologia.

Da mesma forma que as máquinas de preço espalhadas pela loja são mais eficientes, o Scan & go é o próximo passo lógico para otimizar e aprimorar a experiência na loja física.

Quais são as vantagens do Scan & go para lojistas?

Um dos principais benefícios é o aumento do gasto médio por visita. Como você pode ver o preço acumulado enquanto escolhe os itens, é mais fácil acompanhar seus gastos. Se o total estiver abaixo do previsto, isso incentivará novas compras por impulso. Veja outras vantagens a seguir.

Reduz os custos

Com o Scan & go, os varejistas podem reduzir (ou remover) os caixas em suas lojas. Isso elimina o investimento nos próprios caixas, em suas licenças contínuas associadas, na manutenção e nos custos de operação. Além disso, os profissionais, que antes eram obrigados a operar os caixas, podem ser realocados para agregar valor à experiência do cliente — fornecendo conselhos pessoais, dicas alimentares e manutenção do local.

Toda infraestrutura pode ser mantida com facilidade e economia, pois está hospedada na nuvem, com a solução de problemas realizada remotamente. Os recibos de compra também são mantidos de forma digital e conveniente no aplicativo — evitando o custo monetário (e ambiental) com papel e impressão.

Evita o desperdício

Os produtos vencidos podem ocasionar grandes perdas aos varejistas. Com o aplicativo, é possível integrar os detalhes dos produtos e programar promoções para evitar perdas.

Melhora a eficiência

Os clientes estão cada vez mais exigindo uma experiência contínua nas lojas, e a remoção de pontos de atrito do processo de vendas permite transações cada vez mais rápidas.

Sem os caixas, a empresa pode adicionar novos produtos e oferecer um ambiente mais espaçoso e confortável. Por outro lado, a loja também pode eliminar o espaço extra, optando por um local menor e mais eficiente.

A tecnologia permite o acesso a dados importantes ​​sobre os hábitos de compra dos clientes. Com isso, o lojista pode otimizar sua gestão de compras e estoque.

Promove e fideliza

O Scan & go não precisa ser apenas uma parte passiva da experiência de compra. A tecnologia pode ser usada pelos compradores para acessar informações detalhadas do produto, análises, tutoriais, classificações e muito mais.

Os varejistas também podem usar o aplicativo para destacar promoções e eventos, além de integrar o sistema com programas de fidelidade — como um cartão de crédito da loja.

A marca pode enviar notificações e anúncios personalizados, dependendo da localização do comprador. Essas notificações promovem uma melhor interação com o cliente. Tudo isso tem um grande impacto na fidelização e no valor do cliente ao longo do tempo (LTV).

Reduz a pressão da equipe

Nos períodos de pico (no Natal e em outros feriados), os funcionários estão sob muita pressão. Isso é estressante tanto para a equipe quanto para o cliente — que pode até evitar o local.

Para amenizar o problema, algumas redes investem em profissionais temporários. Porém, isso também envolve outros custos com equipamentos e treinamentos, além de não ser tão eficiente para um grande fluxo de pessoas. A implementação da tecnologia Scan & go agiliza o fluxo de compra e permite uma operação sem obstáculos.

Em um ambiente de varejo competitivo, os clientes buscam experiências diferenciadas — geralmente escolhendo lojas inovadoras com soluções que facilitam o dia a dia.

O uso da tecnologia Scan & go efetivamente coloca o caixa no bolso do cliente, permitindo digitalizar seus próprios itens e pagar quando quiser, de qualquer lugar da loja. Essa solução tem muitos benefícios para o consumidor e o varejista e é uma tecnologia que precisa ser considerada em um mercado extremamente rápido e dinâmico.

Se você pretende realizar mudanças em sua operação, é indispensável contar com profissionais qualificados para cada área. Conheça agora nosso guia gratuito sobre o assunto!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Scan & go: conheça esta tendência que está crescendo no Brasil
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *