Saque do FGTS e PIS: dicas para quem quer empreender e investir no negócio próprio
Foi anunciado nesta quarta-feira (24), que será liberado o Saque do FGTS e do PIS/PASEP ativos e inativos, visando aquecer a economia […]
Foi anunciado nesta quarta-feira (24), que será liberado o Saque do FGTS e do PIS/PASEP ativos e inativos, visando aquecer a economia do país.
De acordo com o ministro Onyx Lorenzoni: “todos os trabalhadores poderão retirar recursos a partir de agosto, sendo de forma opcional utilizar o recurso ou não”.
Terá como restrição o limite de saque de R$ 500,00 por conta e também uma proporção que vai ser apresentada, de forma que será uma equação para que a pessoa possa tirar um valor que possa ser minimamente significativo.
O que é FGTS e PIS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo que foi criado para proteger o trabalhador que veio a ser demitido sem uma justa causa. A verba é garantida para ajuda de custos como saúde, emergências, habitação etc.
Já o PIS (Programa de Integração Social) consiste em contribuições sociais que são recolhidas pelas empresas e transformadas em benefícios aos trabalhadores dos setores privado e público.
Reflexo do saque do FGTS e PIS no e-commerce
No e-commerce a notícia está sendo tratada com entusiasmo e cautela, visto a quantidade de compras online que podem ser projetadas para o período.
Porém, com o aumento das compras, pode acontecer o chamado “efeito sanfona”, isto é, há uma expansão na quantidade de pedidos e depois há uma diminuição na mesma proporção.
Ideias de como usar o fundo de garantia no e-commerce
Investir em recursos para loja virtual
Para quem já tem loja virtual, a oportunidade está em fazer o investimento em recursos que melhorem a performance da loja. Por exemplo, um lojista pode investir em novas integrações que melhorem a experiência de compra do usuário.
Um bom exemplo de recurso que agrega valor para uma loja virtual é a utilização de uma central de relacionamento online, pois ela ajuda a otimizar seu negócio, centralizando as informações de clientes em um único lugar, além de dar mais eficiência ao atendimento.
Outro recurso importante e que merece destaque é o visual da loja, onde é possível utilizar o valor do saque do fundo de garantia para alterar ou ajustar o design da loja, para um mais moderno e com recursos que melhorem a conversão de vendas.
Investir em marketing e logística
O marketing que quase sempre é deixado de lado, pode ser lembrado como uma maneira importante de atração e retenção de clientes.
O investimento em campanhas patrocinadas nas redes sociais e buscadores é uma ótima opção, sempre visando aumentar as vendas do negócio.
Com a projeção de aumento dos pedidos, a ideia é que novos recursos logísticos sejam incluídos para otimizar a entrega dos produtos, garantindo assim, a satisfação dos clientes.
Ideias de negócio para quem quer empreender
Que tal investir os R$500,00 do FGTS e transformá-los em uma fonte de renda extra?
Você deve estar se perguntando: isso é possível? Logo de cara, parece que não, pois sem dúvidas, na cabeça da maioria dos brasileiros a prioridade de quem conseguir sacar este dinheiro é pagar suas dívidas ou pelo menos uma parte delas, certo?
Mas que tal, ao invés disso, investir esse valor e começar seu próprio negócio?
Existem vários nichos de investimento enxuto que podem fazer com que você se torne um case de muito sucesso:
- Artesanato;
- Bijuterias;
- Sabonetes e shampoos artesanais;
- Doces e salgados;
- Camisetas e canecas personalizadas.
Comece escolhendo seu nicho de atuação, pesquisando seu público-alvo e encontrando os fornecedores certos. Veja mais opções de nichos e dicas para iniciar seu próprio negócio, aqui!