Saiba como usar o Instagram para aumentar as vendas de um e-commerce
O que é a jornada do cliente e como ela acontece no e-commerce?

Saiba montar um programa de parceria e faça sua empresa crescer!

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabe a importância do Programa de Parceria para uma empresa? Ou melhor, para a sua empresa? Você já se perguntou porque empresas de diversos segmentos e tamanhos investem em parcerias com organizações que muitas vezes, têm serviços diferentes dos seus, mas complementares às suas atividades?

Pense bem, um programa de parceria pode ajudar em muitas coisas em sua empresa. Ela pode ajudar em atividades que sua equipe não teria braços para abraçar até na divulgação de sua marca a pessoas que são seu público-alvo.

É pensando nisso, que lançamos a pergunta: como formular um programa de parceria que pode ajudar minha empresa?

Pensando em seu Programa de Parceria

Pensando em sua empresa como um todo, é sempre muito importante você entender o que você pode ou não desenvolver e entender ainda mais a capacidade de seu time de desenvolver algumas atividades.

A partir do momento que você entender quais atribuições e talento cada um de sua equipe tem, você também entenderá quais atividades você tem a possibilidade de atender ou não e deste momento em diante, saber quem serão seus parceiros. A procura de um parceiro não é diferente da busca pelos seus clientes, você deve conhecer bem seu produto para vende-lo, no Canal Parceria, você precisa entender quais as atividades e quais parceiros você precisa, para a partir daí, montar sua estratégia.

Depois de descobrir quem são seus parceiros e quem você precisa, é o momento de construir seu programa de parceria. Lembre-se: parceria é quando duas empresas se ajudam e se completam para atingir um objetivo em comum! Então pense em algo que lhe ajude, mas que também ajude seu parceiro!

Na Tray temos um programa focado em nossos dois públicos-alvo! O primeiro é o programa para desenvolvedores de sistemas, que queiram integrar esses sistemas à plataforma. Eles devem entrar em contato com o canal e seguir os procedimentos passados. Já o segundo é o programa para agências e consultores, que têm como objetivo vender e dar consultoria sobre e-commerce.

O importante ressalta é que, mesmo sendo a mesma empresa, existem dois programas diferentes paras o mesmo canal, então, você não precisa criar regras iguais para parceiros diferentes, lembre-se: em um bom programa de parceria, assim como em vendas, você tem as diferenças e as exceções e respeitá-las é essencial para o sucesso do seu programa.

Depois de entender quem é seu parceiro alvo e entender as diferenças entre eles, caso existam, você deverá entender o que poderá ajudá-los a se unir à sua empresa e ainda mais, como engajá-los nesse programa! Aí você vai entrar em personas que são perfis de consumidores reais e que são obtidos sob pesquisas. Somente depois de entender quem exatamente é seu parceiro, o que ele gosta de fazer, qual posicionamento que ocupam na empresa parceira e o que ele espera com essa parceria, é que você entenderá o que ele quer com seu programa de parceiros.

Tente oferecer vantagens que auxiliarão no desenvolvimento dele, como divulgação em troca de divulgação, bonificação (seja recorrente ou pagos de uma vez, logo após a venda) em troca de indicações, ações de co-marketing entre outros.

Uma dica sempre válida e na verdade, que deve ser mais uma lei em seu programa de parceria é: tenha transparência. Tenha uma boa comunicação com seu parceiro e mostre a ele o motivo de um comissionamento ou ainda, de um desconto. Um programa montado em cima de regras claras e cumpridas ao pé da letra impede de que seus futuros parceiros desconfiem de algo ou um mal-estar seja gerado.

Divulgue seu programa em lugares certos

Entenda que assim como divulgar sua marca em lugares onde o seu público não está, divulgar o seu canal de parceria onde seus parceiros não se encontram é uma perca de tempo e dinheiro.

Monte páginas apenas para falar sobre a parceria e explicar o programa de maneira detalhada e simples. Adicione parceiros em potencial em suas redes sociais de maior expressividade e publique uma vez por semana sobre seu programa, usando as partes mais atrativas. Entre em contato por e-mail e telefone, marcando um horário para apresentar o que tem a oferecer.

Lembre-se sempre, o início de um Canal de Parceria, assim como de qualquer negócio ou setor de sua empresa, é mais obscuro e incerto, mas com planejamento e persistência, você conseguirá atingir os parceiros ideais para sua empresa.

Evite parceiros que não acrescentam em seu negócio

A dica de ouro em um Canal de Parceria é: evite parceiros que não ajudaram o seu negócio a crescer. Isso deveria ser óbvio, afinal, se você quer crescer com uma parceria, parceiros que não agregam em seu negócio não são uma boa opção.

Mas, às vezes, na ânsia de ter vários parceiros e uma procura exaustiva por parcerias que rendam, você acabará aceitando parceiros que não contribuem muito ou nada para seu negócio. Tome cuidado com esses parceiros, além de não te ajudar a crescer, eles podem ser detratores de sua marca e ainda ajuda-lo regredir.

Busque as necessidades de seu parceiro, com relação à sua empresa e auxilie sempre que puder. Não acredite que o parceiro irá comprar sua marca de primeira ou que ele indicará apenas ela. Isso não é um sinônimo de que o parceiro não comprou sua ideia, apenas que ele está indo com cautela. O sinal de que o parceiro não está interessado em trabalhar com você é quando ele fala mal de sua marca ou ainda, a oferece comparando-a de maneira negativa com a concorrência. Evite esse tipo!

Por fim, seja parceiro

Exatamente isso! Para criar um bom Canal de Parceria, é sempre muito importante que você tenha comunicação aberta com seus parceiros, que saiba ouvi-los e entende-los, buscando sempre a melhoria e evolução do canal, assim como qualquer outro setor da empresa.

Uma pessoa especialmente para cuidar dele é uma boa saída e atualizações, avisadas com antecedência, são sempre um bom caminho paras conquistar seus parceiros e fazê-los não somente ajudar sua empresa a crescer, mas ajudá-la a ter seguidores e defensores!

Pense nisso!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Saiba montar um programa de parceria e faça sua empresa crescer!
4 (80%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.