Saiba como ter sucesso nas vendas nos primeiros dias de loja online

A inauguração de um novo e-commerce costuma vir acompanhada de muita expectativa. E não é para menos! Trata-se, afinal, de um dos mercados com maior crescimento nos últimos anos. Mas aí é que surge a pergunta que não quer calar: como ter sucesso nas vendas logo nos primeiros dias de funcionamento?

A verdade é que o sucesso é resultado direto de um bom trabalho de planejamento, que envolve desde a escolha da plataforma até as ações de marketing desencadeadas para mostrar ao mundo que a loja virtual chegou para ficar. Que tal aprender agora mesmo algumas dicas para ter um e-commerce vitorioso desde o início? Confira!

Garanta a disponibilidade do serviço

No momento de contratar a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual, um dos principais quesitos a serem verificados é a disponibilidade — quanto tempo o site fica no ar sem qualquer tipo de problema que impeça o usuário de chegar, selecionar os produtos e fechar a compra.

Mas atenção: nenhuma plataforma online (nem mesmo o Google) promete 100% de disponibilidade. Isso seria muito arriscado. Assim, por mais que o índice de disponibilidade possa chegar a 99%, ninguém está livre de ter que lidar com servidores fora do ar ou com algum outro problema tecnológico.

O ideal é que você contrate um fornecedor de serviços que ofereça o maior tempo de disponibilidade possível. Assim você consegue ter quase certeza de que seus consumidores não terão problemas para comprar!

Ofereça várias formas de pagamento

Pense bem: como ter sucesso nas vendas sem opções de pagamento? Boleto, cartões de crédito e débito, transferência bancária, débito automático, carteiras digitais, entre outras soluções de pagamento online, tudo isso deve ser considerado antes mesmo da abertura do e-commerce.

A contratação de ferramentas de pagamento como gateways ou intermediadores deve ser pensada muito antes de colocar sua loja online para funcionar. Dessa maneira, é possível escolher as melhores formas de pagamento para atrair seu público e ainda planejar sua estratégia de precificação com mais critério.

Faça uma boa divulgação

Como já diz o ditado: a propaganda é mesmo a alma do negócio. O detalhe é que, em tempos de internet, o foco está no marketing digital, que abraçou todas as formas de comunicação com o público online. Então explore as possibilidades e ferramentas de divulgação para fazer seu e-commerce conhecido antes do lançamento!

Faça campanhas no Google AdWords, divulgue a marca nas redes sociais e comece a construir sua base de leads com inbound marketing. Quando a loja estiver ativa, é só reforçar a comunicação com e-mail marketing, SMS marketing e outras formas de interação com a audiência. E não esqueça que todos esses canais devem direcionar para o mesmo local: seu e-commerce!

Aposte na otimização do seu site

Como ter sucesso nas vendas depende de um bom posicionamento online, você também deve otimizar a loja virtual para os mecanismos de buscas, usando técnicas de SEO. O SEO deixa o site mais amigável para os mecanismos de buscas, favorecendo a indexação das páginas e promovendo uma melhor colocação nos resultados orgânicos.

Também é necessário ter um e-commerce preparado para vender no ambiente mobile, já que esse é um comportamento de consumo que vem se fortalecendo nos últimos anos. Uma boa experiência de compra do mobile gera fidelização, engajamento e compartilhamentos em redes sociais, o que contribui para a visibilidade da loja.

Sua loja está otimizada para o Google?

Faça o teste e descubra:

Agrade oferecendo descontos

O lançamento de uma loja virtual é o momento ideal para atrair e fidelizar consumidores desde o primeiro instante. Para tanto, você pode lançar mão de programas de fidelidade e descontos para quem está realizando o cadastro pela primeira vez. Bônus e programas do tipo indique um amigo também fazem bastante sucesso, atraindo consumidores curiosos para conhecer o que você tem a oferecer.

Conte com bons parceiros de negócio

Ter sucesso nas vendas também é fruto de boas parcerias, muitas delas formadas antes da inauguração do seu negócio. Procure por fornecedores que tenham capacidade de entrega em pouco tempo e em quantidades adequadas ao fluxo de vendas previsto.

No transporte, é essencial buscar parceiros que prezem pela pontualidade e façam um bom atendimento no momento da entrega. Afinal, é a imagem da sua empresa que está em jogo! Você também pode ter parceiros para ajudar na divulgação dos seus produtos. Banners em sites afins, anúncios em blogs de influenciadores digitais e um bom boca a boca virtual podem atrair bons negócios.

Invista no marketing de conteúdo

Uma loja virtual tem muito a ganhar em vendas investindo em estratégias de marketing de conteúdo. Isso porque consumidores que buscam produtos na web sempre consultam resenhas, reviews e opiniões de outros usuários, além de descrições completas e interessantes sobre os produtos.

Aproveite essa curiosidade para criar conteúdos relevantes e compartilhar com sua audiência em um blog corporativo. Dissemine esse conteúdo pelas redes sociais e estimule os leitores a compartilharem também!

Peça ajuda dos amigos

Iniciar um empreendimento é sempre um grande desafio. Para não ter que enfrentar essa empreitada sozinho, convoque os amigos e familiares para ajudar! Acredite: eles podem ter um papel importante no seu sucesso.

Ao criar suas páginas em redes sociais, peça para que curtam! Depois do e-commerce lançado, peça que compartilhem algum produto que julgarem interessante ou que saibam ser do gosto de outro conhecido. Cada compartilhamento gera visualizações que podem atrair novos consumidores para sua loja virtual e, claro, mais vendas.

Mantenha o foco na experiência do consumidor

É claro que você quer vender logo de cara, mas é importante não assustar os clientes. Então nada de empurrar produtos no primeiro contato! Preze por uma experiência única, com um site fácil de navegar e intuitivo para encontrar produtos e categorias.

Ofereça formas inovadoras de interação, como chatbots, e construa um bom relacionamento com cada lead captado. É a partir do diálogo estabelecido que você cria uma conexão real com seus consumidores, pode compreender melhor o que eles buscam, o que esperam da sua marca e como é possível surpreendê-los.

Fique atento aos comentários no site, nas redes sociais e em outras ferramentas de comunicação. Assim você consegue ter um panorama do que vem sendo aprovado pelos consumidores e do que precisa melhorar para gerar ainda mais vendas logo nos primeiros dias de e-commerce.

Agora que você já aprendeu como ter mais sucesso nas vendas, entre em contato conosco e vamos colocar seu plano em ação!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

1 Comment on Saiba como ter sucesso nas vendas nos primeiros dias de loja online

Paulo Sérgio Gois disse : Guest Report a month atrás

Muito interessante. Trabalho com calhas e rufos. Não sei quem procurar para me ajudar nesse segmento.

KIT Completo com

segredos do e-commerce

Cadastre-se de forma gratuita e baixe nosso kit com 7 ebooks e 4 artigos que te transformaram em um expert em e-commerce!

Obrigado por se inscrever!